quarta-feira, 19 de outubro de 2016

16/10/2016 - Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis

Foto: Foco Radical
Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Pelo 7º ano consecutivo tenho a oportunidade de participar da Track & Field Run Series. Umas das poucas que continuo sem quebrar a série desde que comecei em 2010. Os principais motivos que me levam a gostar tanto dessa prova são: a qualidade do kit, o percurso plano propício para fazer tempo nos 10 Km exatos, a boa organização e estrutura, e o bom astral dos participantes.

A entrega do kit foi realizada na própria loja da Track & Field do Shopping Iguatemi de quinta-feira à sábado, sendo que os participantes poderiam usufruir de um cupom de 15% de desconto na loja. Eu retirei o meu kit e o da Aninha logo no primeiro dia pra ficarmos despreocupados. Havia duas opções de kit, uma com a camiseta e a meia (Kit plus) e a outra sem a meia (Kit básico), com uma diferença de R$ 10.

Esse ano o final de semana da corrida coincidiu com o início do horário de verão, ou seja, perdemos 1 hora de sono na véspera da prova, e pra complicar a largada foi bem cedinho, às 7:30 da manhã. Mas tudo bem, corredores já estão acostumados com essa situação no domingo.

O dia estava excelente, fresquinho, sem sol e sem muito vento. No ano passado a chuva complicou um pouco, reduzindo o número de participantes. Como sempre pudemos utilizar a estrutura do Shopping para estacionar o carro e usar as suas instalações. Isso ajuda muito e facilita a vida dos atletas. Chegamos perto das 6:15 para podermos retirar o chip que continua sendo o retornável. Mais próximo do horário da largada formou-se uma fila bem mais comprida para a retirada.

Aos poucos fomos encontrando os amigos que iam chegando. Entre eles tive o prazer de conhecer pessoalmente o também blogueiro Carlo Manfroi do Blog de Corrida, que até então só conhecia virtualmente.

Como sempre, havia a possibilidade de distâncias de 5 Km e 10 Km. Eu gosto de fazer a prova de 10 Km, apesar de ser em duas voltas, pois sei que a distância é exata. A Aninha fez a distância de 5 Km, que geralmente tem uns 100 metros a mais, feita em uma volta somente.

Minha expectativa para a prova era voltar a fazer o sub-45, que já estava achando bem difícil de conseguir. Nas minhas duas últimas corridas com distâncias semelhantes não tinha tido um bom rendimento. Fiz um aquecimento inicial de uns 7 minutos e consegui me posicionar mais a frente para a largada.

Dessa vez estava determinado a largar mais controlado para poder fazer uma corrida em ritmo mais constante. Apesar ser bastante ultrapassado no início, consegui me conter nos quilômetros iniciais. Isso foi bom, pois não tornou a minha prova tão sofrida como quando acelero muito no começo.

O percurso foi o tradicional, saindo de frente do Shopping Iguatemi no sentido do Beiramar Shopping pela avenida beira mar, por cerca de 2,5 Km e volta. Para a distância de 10 Km são duas voltas, em piso totalmente plano e de asfalto.

Logo após o 1º Km senti um pouco a ação de um ventinho contra. Não era muito forte, mas percebi que afetou um pouco o meu rendimento no 2º Km. Também percebi essa quebradinha de ritmo nesse mesmo trecho na minha 2ª volta (no 7º Km). Foram os meus paces mais altos da prova.

Após percorrer 2,5 Km em reta foi feito o primeiro retorno em uma curva bem fechada, sinalizada com os cones. Lugar bom pra tirar fotos, mas chatinho de contornar. A volta fluiu mais tranquilo, sem tanto sofrimento. Sentia que podia até forçar um pouco mais, mas sabia que ainda teria outra volta. Fechando os primeiros 5 Km fiquei animado com a parcial de 22min09s e abri a 2ª volta disposto a manter esse ritmo.

Desempenho em 2015 - clique aqui


Enquanto abria o 6º Km deu para ver a quantidade de atletas presentes na prova que vinham do outro lado. A todo momento passava algum conhecido dando um aceno ou um grito de apoio. Muito bom isso. Faz a gente segurar o ritmo.

Nessa 2ª volta recuperei um pouco das posições em relação ao pessoal que havia disparado inicialmente. Mesmo sentindo o aumento do calor com o passar dos quilômetros, fui me mantendo em ritmo constante praticamente durante toda a corrida. Sorte que o sol não quis aparecer. Enquanto ia tive que pegar um copo de água para dar um gole e refrescar um pouco.

Fiz o retorno final nos cones novamente, e parti para a briga pelo tempo nos últimos 2,5 Km. Tinha que correr com pace de 4:30 ou menos. Com isso aproveitei e peguei carona no ritmo forte de alguns outros atletas que seguiam próximo. Valeu a pena. Deu até pra dar um sprint final e ganhar uma posição nos metros finais. Concluí a prova com o tempo líquido de 44min45s. Um pouco acima do tempo do ano passado de 44min39s, mas conseguindo retomar o sub-45min nesse ano.

Vídeo da chegada (Vídeo: Zenilda Lescano)

Fiquei bem satisfeito pelo resultado. E enquanto me recuperava iam chegando alguns amigos. Entre eles o Rafael Paiva, que só conhecia das redes sociais até então. Batemos um papo rápido, fizemos os devidos registros e depois fui me hidratar, retirar a medalha contra a entrega do chip, e encontrar a Aninha, que fez os 5 Km. Ela também estava contente por ter feito um tempo bom e segue bem motivada.

Na chegada havia boa estrutura com água, isotônico, frutas, distribuição de purês de frutas, tenda VIP e a tenda de massagens. A premiação foi bem rápida também, pois é feita somente para os 5 primeiros colocados gerais tanto no masculino como no feminino. Não há premiação para categorias de faixa etária.

A prova continua com excelente organização, mas com o passar dos anos tenho notado a redução de alguns mimos, tais como: kit mais simples, a ausência do totem de fotos, redução das posições de massagens, falta do espaço kids com entrega de camisetas para as crianças, ausência dos atletas que marcam o ritmo durante a prova, falta de patrocinadores que distribuem produtos. Acho que a organização poderia repensar esses serviços ou inovar para se diferenciar.

Provas cedinho assim são boas. Às 9:30 já estávamos todos liberados !!!

Percurso de aproximadamente 2,5 Km

 Kit da prova
 Eu e a Aninha fomos de "Outubro Rosa"
Com os amigos Jeffrey Messa e o Enio do Por Falar em Corrida
 Conhecendo pessoalmente o amigo Carlo Manfroi do Blog de Corrida.
Expectativa para a largada
 1ª volta ainda tranquilo
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)
 Concentrado 
 (Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical)
 Com o amigo Rafael Paiva que finalmente conheci pessoalmente
Depois da chegada é só alegria
Medalha 2016

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 16/10/2016 
Horário: 7:30 Hs
Distância: 10Km (10,01Km) 

Inscrição: R$ 97,02
Kit: Camiseta azul, meia, pacote de granola e snakes de granola, pacote de cookies
, revista Pense Leve, cupom de desconto na loja da T&F (15%), voucher de 1 semana na academia Fórmula do Shopping, número de peito e chip retornável.
Tempo: 44min45s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 05 de 025 (45-49 anos)
Colocação: 32 de 229 (masculino)
Colocação: 35 de 348 (geral)

2 comentários:

  1. Hanada, ótimo relato. Eu deixei de me inscrever porque achei que houve uma queda na qualidade. Nas primeiras edições havia espaço kids com recreadora, e as crianças ganhavam camiseta! era o máximo e eu ia super tranquila. Mas confesso que no dia senti uma tristezinha de não estar lá...parabéns pelo tempo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Andrea. Bem lembrado. O espaço kids com a camiseta infantil também ajudava e viabilizava a vida do pessoal que tem filhos pequenos. Quanto a corrida em si acredito que manteve a qualidade, mas quanto aos "mimos" e facilidades realmente estão se acabando. Vamos torcer para que no ano que vem eles repensem e renovem !!!

      Excluir