quinta-feira, 27 de outubro de 2016

23/10/2016 - Corrida pela Paz 2016 - Florianópolis / SC

(Foto: Focoradical)
Corrida pela Paz 2016 - FLN/SC


A Corrida pela Paz - No Drogas foi uma das primeiras provas que fiz quando iniciei a "Minha vida de Corredor", a 4ª para ser mais exato. Isso foi no início de 2009. E de lá pra cá não perdi nenhuma edição, completando as 8 participações seguidas.

Esse ano a Corrida pela Paz foi organizada pela Corre Brasil. já tradicional e conhecida no mundo das corridas aqui em Santa Catarina, o que deu mais credibilidade ao evento. Prova disso foi um salto significativo no número de participantes, com mais de 2.000 concluintes entre os atletas das provas de 5 Km, 10 Km e da caminhada. O valor das inscrições continua sendo uma das mais baratas (R$ 39,00), o que ajudou nessa participação em massa do pessoal.

Como sempre a retirada do kit aconteceu na sexta e no sábado que antecederam o evento, na Loja da Magazine Luíza no centro de Florianópolis. Para a retirada foi necessário levar um 1 Kg de alimento não perecível para doação. A estrutura da entrega quando fui retirar o meu e da Aninha estava bem organizada e foi bem rápida. Foram arrecadados mais de 2,5 toneladas de alimentos.

Pelo 2º ano consecutivo a corrida foi realizada na beira mar continental do estreito. Anteriormente era realizada na beira mar norte, e a sua 1ª edição em 2009, foi na beira mar sul. Isso permite uma logística melhor e não causa tanto transtorno no trânsito local durante a prova.

A largada estava prevista para às 8 horas. Chegamos perto das 6:30 para conseguir um lugar perto para estacionar, fazer alguns preparativos e para aquela confraternização inicial com os amigos. Provas com grande público é bom chegar cedo.

Essa é uma das provas que eu gosto de correr os 5 Km, por ser em uma volta e bem plana para tentar baixar o tempo. A Aninha também participou da distância de 5 Km. Meu objetivo inicial era tentar baixar o tempo dos 5 Km para sub 21min. Missão meio difícil nas condições atuais.

Como a distância é relativamente curta fiz um aquecimento de uns 10 minutos antes. O tempo estava bom e com pouco vento. Me posicionei à frente da largada, já sabendo que a quantidade de atletas era grande e que seria simultânea para as distâncias de 5 Km e 10 Km. Inicialmente teve a largada dos atletas portadores de necessidades especiais que participaram em peso.

O percurso foi quase o mesmo do ano passado, mas dessa vez com uma entrada à direita com subidinha, no final do 2º Km. Curta e não muito forte, mas com certeza demandou um pouco mais de esforço pra manter o ritmo e teve consequências no rendimento final.

Minha largada foi em um ritmo bom. Estou conseguindo controlar melhor aquela adrenalina de início. Também já estava sabendo da subidinha e não queria chegar detonado nela. E até que passei bem por esse trecho. Consegui fazer no ritmo dentro do esperado e manter até o 3º Km, um pouco depois do retorno. Até me surpreendi com o pace. Durante a prova não usei hidratação.

 Garmin - Corrida pela Paz 2016 - Florianópolis / SC

A volta pela beira mar continental foi um pouco mais complicada. Não foi possível sustentar o mesmo rendimento inicial, mas pelo menos não caiu tanto. Acho que o ventinho que soprava contra dificultou um pouquinho. Enquanto voltava dava pra observar do outro lado a grande quantidade de pessoas participando. É bonito de se ver. Gosto de provas bem movimentadas. Parece que tem uma energia maior.

Com a queda de ritmo a partir do 4º Km já tinha percebido que seria difícil bater os 21 min. Próximo da chegada ainda dei uma acelerada, gastando o último gás e cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 21min37s. O meu Garmin registrou 5,06 Km.

Bastante suado recebi a medalha e fui aproveitar a farta mesa de frutas oferecidas na chegada. É incrível como consigo suar tanto em pouco mais de 20 minutos de corrida intensa. Fui então tentar ver a chegada da Aninha que deveria estar chegando logo em seguida, mas só deu tempo de fotografá-la de costas na chegada. Ela sentiu um pouco durante a corrida, mas conseguiu completar bem mais uma prova.

Depois fomos assistir a chegada de alguns amigos que fechavam a distância de 10 Km. Nesse meio tempo tive o prazer de reencontrar e conhecer algumas atletas do grupo de Lages, que me acompanham pelas redes sociais. Um forte abraço à todos: Taci, Nilsinho, Jeffrey, Rachel, Elaine, Francele, Simone, Hellen, Ariane, Franciele e Adauto. Também encontrei o Fernando Ortiz e o Paulo Demétrio do Projeto Sexto Sentido. Fico super contente com o carinho de todos vocês.

Ficamos no aguardo da premiação e veio a melhor surpresa. Ano passado a bola tinha batido na trave e saiu (6º lugar na categoria). Esse ano também bateu na trave, mas entrou !!! Conferindo o resultado vi meu nome em 5º lugar na categoria. Não estava botando muita fé ainda, e só acreditei mesmo quando fui chamado ao pódio. Esse pódio veio logo quando havia mais concorrência na categoria 45-49 anos. Foram 48 concluintes. Nem preciso dizer que fiquei feliz demais com esse meu 1º troféu em 8 participações nessa prova. Além disso, pude dividir o pódio com os amigos James e Anselmo. Muito legal.

A cerimônia de premiação foi demorada por abranger várias categorias dos 5 Km e 10 Km, além das categorias dos portadores de necessidades especiais, mas isso é um grande incentivo aos atletas e o pessoal se manteve firme por lá. Como havia boas premiações para a geral, como notebooks, mountain bikes, relógios digitais, o nível dos atletas estava fortíssimo e as primeiras colocações disputadíssimas. Detalhe que para subir ao pódio era obrigatório estar usando a camiseta do evento.

Pra fechar com chave de outro, como já estava perto do horário do almoço, fomos para um merecido almoço na Churrascaria Riosulense, que agora, pra facilitar, está lá do lado da arena da prova !!!


Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas


Kit da corrida
 Reencontrando e conhecendo as meninas do grupo CorreLages
 Início de prova
 Concentrado
(Foto: Focoradical)
Chegada. Tempo líquido: 21min37s
(Foto: Christian Schmidt Mendes - Focoradical)
Fartura de frutas na chegada
(Foto: Corre Brasil)
Com o Adauto Ilheu e Kevin da Turma do Longão de Lages
Depois da prova dando uma passadinha na tenda da Elementos Massoterapia
 Taci, Francele e Rachel da CorreLages
Fernando Ortiz e Paulo Demétrio do Projeto Sexto Sentido
 Com a Aninha e as medalhas conquistadas
Pódio com Anselmo e James. 5º lugar na categoria 45-49 anos
 
         Medalha                         Troféu da categoria

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 23/10/2016
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5Km (5,06 Km) 

Inscrição: R$ 39,00
Kit: Camiseta, pote de atum, Tablete de castanha, número de peito e chip descartável.

Tempo: 21min37s
Pace: 4:17 min/Km

Colocação: 005 de 048 (45-49 anos)
Colocação: 084 de 686 (masculino)
Colocação: 093 de 1269 (geral)

3 comentários:

  1. Parabéns amigo!!!ótimo relato!! até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo. O seu também. Estás evoluindo bem rápido. Parabéns pelo grande tempo nos 10 Km. Até a próxima. Abraço.

      Excluir
  2. Mas este amigo corre muito bem, PA RA BÉNS. Meu carinho e obrigada pela presença.

    ResponderExcluir