quinta-feira, 8 de junho de 2017

04/06/2017 - Corrida Jonas Amigo do Pereba - FLN/SC

Corrida Jonas Amigo do Pereba - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Era uma tarde chuvosa de domingo e bem convidativa para ficar em casa em boa companhia, assistindo um bom filme e comendo pipoca. Mas é incrível como a gente não resiste a uma corridinha. Pela manhã era pra ter feito um treino longo, mas fiz somente 7 Km e deixei pra fazer mais 6 km nessa corrida com direito a vários morros.

A prova foi realizada em homenagem póstuma a dois amigos das corridas que nos deixaram no último mês de maio, o Jonas Cipriani, atleta com quem tive a oportunidade de participar de algumas maratonas, e o seu Orlando Heinze, corredor e pai do atleta Leandro. Justa homenagem feita pelo amigo e organizador da prova Analto Romalino da Cunha.

Jonas Cipriani e seu Orlando Heinze

Com um pouco de preguiça segui para o local da largada às 15:15 Hs, debaixo de uma chuvinha leve. A Aninha me acompanhou, mas não iria participar. O horário da largada principal era às 16 horas. Ainda estava bem tranquilo e o pessoal preparando a infraestrutura. Os atletas, amigos de sempre, estavam presentes, prestigiando a prova mesmo com o tempo não favorecendo muito.

Fazia um tempinho que não participava dessa corrida pra valer e eu queria testar como estava meu desempenho nesse percurso, além de ser um bom treino de morro.

No horário da largada, que atrasou um pouco, a chuva deu uma trégua e facilitou a vida dos atletas e do público que assistia. Como a Aninha não iria correr, ficou fazendo os registros e filmando. Largaram cerca de 40 atletas.

O meu objetivo "sonho" era voltar a fazer a prova abaixo de 27 minutos, marca essa que só consegui em uma ou duas vezes em um passado distante. Iniciei a corrida na boa, mas o pessoal não estava pra brincadeira e logo dispararam e muitos deles já tinha perdido de vista. Logo na primeira subida e a mais forte eu já senti um pouco a perna mais pesada. Não tinha me aquecido muito e talvez o treino realizado pela manhã tivesse prejudicado um pouco.

O percurso é velho conhecido, com umas 4 elevações na ida e igualmente na volta. Depois do 1º Km, após o primeiro grande morro acessamos a Rua Des. Pedro Silva, e começamos a correr margeando a Praia do Meio e depois a Praia da Saudade. O bom é que nesses trechos uma das pistas está fechada para ciclistas no domingo e podemos correr mais tranquilos.

Estava correndo focado, mas sofrendo muito. O amigo Fausto da Confraria das Corridas seguia logo a minha frente com alguns metros de distância. Durante a prova eu tentei acompanhá-lo de perto e não perdê-lo de vista.

Após percorrermos cercz de 2,9 Km fizemos o retorno e voltamos pelo mesmo percurso. Nesse ponto teve um posto de hidratação, mas como a prova é curta nem perdi tempo pegando e nem bebendo água.


Na volta os morros se invertem. Primeiro vem os mais leves e vai ficando mais complicado, até chegar ao morro com maior inclinação, no quilômetro final. Em nenhum momento corri confortável, sempre em um esforço enorme de respiração e pensando em desistir.

No último morro tentei vencê-lo trotando, mas não resisti e caminhei um pouco. Tive que dar uma aliviada, pois não estava aguentando tamanho o esforço. A essa altura estava com o amigo Fausto quase lado a lado e nos metros finais fizemos uma chegada bem divertida. A Aninha que estava filmando botou pilha na reta final da disputa e fizermos um sprint final legal. Ele chegou com 1 seg de diferença à minha frente.

Meu tempo final de prova ficou em 28min11s, quase 1 min a mais que o tempo do ano passado e bem longe do que eu queria. Achei alto para essa prova, mas foi o que deu pra fazer no dia e olha que tinha dado o meu melhor. Fui escolher então a medalha e o troféu, como já é de costume. A medida que os atletas vão chegando podem ir escolhendo cada um os seus em uma farta mesa de opções.

O pós-prova é muito bom. Tem muitas guloseimas e o pessoal adora, pois o ambiente fica bem descontraído, com a presença de vários amigos. Muita água, refrigerante, achocolatado, cucas, doces, sacolé, pipocas doces, balas, melancias, tangerina e muitas mais. Uma verdadeira festinha.

Em seguida, já quase escuro, foi realizada a entrega da premiação. Foi rapidinha e com todos conhecidos praticamente. Fiquei em 3º na minha categoria 45-49 anos. Ao final, aproveitando que estávamos em frente a Padaria Vó Zulma e estava friozinho, fomos tomar um bom cafezinho quente.

Percurso da Corrida do Pereba - Corrida Jonas Amigo do Pereba - FLN/SC

Eu e o Fausto do Confraria das Corridas
 Eu e a Aninha que foi me dar apoio e fazer os registros
Largada

Reta final com o Fausto
(Foto: Lia Lopes)
 Disputinha boa
Com o Jabson e o Analto Romalino (organizador da prova)
Com a Andréia e o Totó (locutor da prova)

Local: Em frente a Padaria Vó Zulma - Abraão - FLN/SC
Data: 04/06/2017
Horário: 16:00 Hs (16:23 Hs)
Distância: 6 Km (5,88 Km) 

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 28min11s
Pace: 4:49 min/Km

Colocação: 03 de 03 (45-49 anos)
Colocação: 21 de 31 (masculino)
Colocação: 21 de 40 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário