sexta-feira, 26 de maio de 2017

21/05/2017 - Corrida FENAE do Pessoal da Caixa - FLN/SC

Foto: APCEF/SC
 Corrida FENAE do Pessoal da Caixa - FLN/SC

Resultado Geral

Pouco mais de 12 horas depois de ter participado da corrida em Biguaçu na tarde de sábado, fui para a minha segunda prova do final de semana, no domingo pela manhã. Novamente a distância seria de 5 Km e o tempo chuvoso prevaleceu. Haja força de vontade para conseguir acordar. 

A Corrida FENAE foi promovida pela Associação do Pessoal da Caixa e também estava aberta para convidados. Porém, não teve muita divulgação, nem nos sites de corridas conhecidos aqui de Santa Catarina. Eu tinha uma vaga lembrança das edições de anos anteriores, e só fiquei sabendo esse ano por comentários em um grupo de whatsapp, e bem às vésperas da prova.

O valor da inscrição (R$ 20) favoreceu a minha participação. Não sabia, mas o kit incluía uma bonita camiseta e de boa qualidade, além do chip retornável para registro dos tempos. Quem estava lá ajudando na organização e no  controle e apuração dos resultados era o casal de amigos Alexandre e Gislaine.

A largada estava prevista para às 8:30. Menos mal que não era tão cedo. Mesmo assim foi bem difícil acordar, pois o sono estava embalado com o barulhinho da chuva. Pensei umas 10 vezes antes de levantar e como percebi que a chuva estava dando uma trégua me arrumei e fui.

Cheguei bem cedo no local da prova, no ginásio ao lado da APCEF/SC, em Jurerê Internacional. Não tinha visto ninguém inicialmente, mas aos poucos o pessoal foi chegando. Retirei o kit tranquilamente e fiquei abrigado no ginásio enquanto a chuva caía lá fora. Para participar era necessário utilizar a camiseta da prova. Que bom que ela caiu muito bem.

Largamos com um pequeno atraso, mas pelo menos a chuva tinha parado e durante a prova foi tranquilo. Nenhuma pancada mais forte de chuva, só as poças pelo percurso que eram inúmeras e em algumas vezes foi necessário subir nos canteiros pra não encharcar os tênis.

Não havia muitos atletas (19 no total) e na foto da largada deu para aparecer praticamente todos os participantes. Um fato interessante é que não conhecia nenhum deles. Muitos devem ter desistido por causa das condições climáticas desfavoráveis, mas o pessoal fanático estava por lá.

Eu larguei forte, como nas provas de 5 Km, fazendo um bom Km com 4:12 min/Km. O problema é que depois cansei muito rápido, com a respiração me limitando. Não estava rendendo, me sentia bem pesado. Não sei se a corrida da véspera influenciou um pouco.

A cada quilômetro o pace aumentava e o esforço também. O jeito foi correr dentro das possibilidades do dia, e não estava fácil. Parece que o esforço dispendido foi superior ao normal das provas mais curtas.

Quanto ao percurso, depois de uns 300 metros da largada e ao acessarmos a Av. dos Búzios, foi praticamente uma reta só até o Clube Doze de Agosto. Nesse ponto foi feito o retorno, com um ponto de hidratação que eu dispensei, e voltamos pela mesma avenida pelo lado oposto.

Apesar de poucos, os atletas vinham próximos durante a prova, não parecendo aquelas corridas que ficamos correndo isolados. que particularmente eu não gosto.

A chegada foi na entrada do ginásio. Quando acabei o Garmin registrava 5,24 Km e o tempo de 24min05s, mas estava tão atordoado e suado que acabei esquecendo de parar a cronômetro, por isso o registro no Garmin ficou estranho no final. Só lembrei disso depois de uns 2 minutos.

Recebi a medalha, devolvi o chip e o número, e fui me hidratar um pouco. Não entendo como cheguei tão suado em uma prova tão curta. Tive até que tirar e torcer a camiseta de tão molhada que estava.

A premiação foi um pouco diferente do normal. Não teve uma premiação geral. Foram entregues troféus somente para o 1º colocado de cada categoria, de 10 em 10 anos. E o legal é que teve representantes em todas elas.

Achei a prova bem organizada, realizada em um local bem agradável e plano, com kit com camiseta de boa qualidade, controle por chip, hidratação e cobertura fotográfica. Talvez para as próximas edições seria interessante se fazer uma maior divulgação.   

Percurso da Corrida FENAE do Pessoal da Caixa
Retirada do kit no ginásio
 Abrigado no ginásio, ainda bem seco
Esperando a largada
(Foto: APCEF/SC)
Largamos  !!!
(Foto: APCEF/SC)
Sofrendo muito na Av. dos Búzios
(Foto: APCEF/SC)
Todos com as medalhas e a chuva deu uma trégua
(Foto: APCEF/SC)
  Troféus e medalhas da prova

Local: APCEF - Jurerê Internacional - FLN/SC
Data: 21/05/2017
Horário: 08:30 Hs (08:37 Hs)
Distância: 5Km (5,24 Km) 

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Camiseta, número de peito e chip retornável

Tempo: 24min05s (passagem pelos 5 Km - 23 min)
Pace: 4:36 min/Km
Tênis: Asics Gel Noosa Tri 9

Colocação: 03 de 05 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 07 de 14 (masculino)
Colocação: 08 de 19 (geral)

Um comentário:

  1. Foi muito legal esta prova, apesar de ter poucos participantes, (acredito que por conta do mal tempo), achei muito bem organizada, parabéns a você por este espaço,achei muito bacana o seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir