sábado, 8 de dezembro de 2018

02/12/2018 - 3ª Corrida Rústica FATENP 2018 - Palhoça / SC

Foto: Foco Radical
3ª Corrida Rústica FATENP 2018 - Palhoça / SC


Esse final de semana foi agitado e cheio de corridas para todos os gostos aqui na grande Florianópolis. Se pudesse estaria em todas, mas me limitei as que já estava comprometido há meses. No sábado à tarde participei da Corrida Cidade de Angelina e no domingo pela manhã da 3ª Corrida Rústica FATENP, em Palhoça/SC. Fui convidado para a corrida Unimed Florianópolis (02/12), mas já estava com a agenda completa. Fiquei muito agradecido e com certeza irei no ano que vem.

Não estava mais acostumado a rodada dupla no final de semana e para a Corrida da FATENP optei por fazer a distância menor de 5 km, à convite do amigo e um dos organizadores da prova, Jorge Hammes. A Aninha me acompanhou na dobradinha e se inscreveu para os 5 km também. Guerreira !

O kit nós retiramos no sábado pela manhã na própria FATENP, antes de ir para Angelina. Tudo bem tranquilo e sem filas. Segunda a organização estavam inscritos mais de 400 atletas distribuídos na distância de 5 km e 10 km. Na parte da tarde os kits foram entregues no Supermercado Cambirela, também mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. 

Eu gosto dessa prova, pois além de plana é realizada em duas grandes retas e em asfalto. Para quem busca fazer tempo nessas distâncias é uma excelente oportunidade. Inclusive essa era a minha intenção, de voltar a fazer um tempo abaixo de 22min30s, mesmo tendo participado de uma corrida pesada na tarde anterior.

A largada estava prevista para às 8h30min. Isso foi muito bom, pois tive mais uma horinha pra descansar do dia anterior. Parece que não, mas isso faz uma diferença ! Mesmo assim eu e a Aninha chegamos por volta das 7:15 para evitarmos ficar sem acesso próximo com o fechamento das ruas e para retirarmos os chips que eram retornáveis e foram entregues no dia.

O tempo estava bem agradável, mas já começava a esquentar. Além das tendas externas pós-prova, pudemos contar com as instalações da FATENP para retirada dos chips, banheiros, bebedouros e o estacionamento. Esses detalhes ajudam bastante.

Pensei que seríamos os únicos, mas vários outros amigos "loucos por corridas" fizeram rodada dupla, correndo em Angelina e na FATENP. Encontrei os amigos blogueiros: Said, que estava voltando às provas, e a amiga Mell Porto com o marido. Também esteve presente meu amigo de trabalho, Edson, que agora está tomando gosto em participar dessas provas.

Fiz um aquecimento por cerca de 15 minutos, pois nas provas de 5 km não é muito bom sair tão frio. As largadas foram divididas. Primeiro saíram os atletas PCD´s, que contou com uma boa participação do Instituto Paulo Escobar. Depois, às 8:35, eu e a Aninha largamos juntos com os atletas dos 5 km, e alguns minutos depois largaram os atletas dos 10 km.

Logo após a largada viramos à direita na Av. Vidal Procópio Lohn até chegarmos na rótula a uns 300m de distância. Viramos à direita novamente e seguimos por uma grande reta na Rua Aleixo Alves da Silva. Larguei forte, mas sem exageros. Não queria chegar no final da prova morrendo. Meu pace no 1º km ficou em 4:32 min/km. Razoável. O retorno nessa rua aconteceu após 1,8 km percorridos.

Pensei que fosse melhorar no 2º km, mas o pace passou pra 4:34 min/km e eu já estava sem fôlego. De repente ouço o batedor de moto pedindo para abrir espaço. Era o Diogo Trindade, atleta que estava liderando os 10 km, que já estava nos passando. Saíram cerca de 3 minutos depois e com pouco mais de 2 km já estavam nos alcançando.
O 3º km quebrou o meu ritmo de vez, 4:44 min/km. Tive que desacelerar. Um pouco mais a frente, na rótula novamente, viramos à esquerda para acessar a mesma Av. Vidal Procópio Lohn, onde percorreríamos 1 km até o retorno. Passamos em frente a FATENP com 3,6 km, onde também teve o posto de hidratação. Não me recordo de ter pego água.

No 4º km o pace melhorou pouca coisa, 4:39 min/km. No último retorno alcancei o meu amigo de trabalho (Edson), que tinha disparado na frente, e fomos correndo forte até o final, chegando praticamente juntos. Meu tempo registrado pelo Garmin foi de 23min29s, para uma distância de 5,1 km. Mais alto que o esperado, mas foi o que deu pra fazer. A Aninha chegou logo em seguida com tempo líquido de 26min58s. Mal deu tempo de me recuperar para assistir a sua chegada.

Os atletas dos 10 km fizeram mais uma volta. Escolhi bem, pois não aguentaria muito com o sol se intensificando. A estrutura pós-prova estava boa e ouvi elogios, com muita água, frutas (comi uns 5 pedaços de melancia), isotônicos e até massagem. A medalha foi entregue mediante a devolução do chip.

Enquanto descansávamos assistimos os amigos completando os 10 km. Em seguida aconteceu a corrida para as crianças, que estavam bem animadas. Um fato curioso antes da premiação foi o pedido de casamento de um corredor para uma atleta, sob os olhares do público presente, que pode assistir o aceite e a entrega da aliança. Foi a primeira vez que vi pessoalmente. Muito legal.

Por último foram feitas as premiações com troféus para as categorias por faixa etária, tanto para os 5 km como para os 10 km. Para os vencedores gerais teve excelentes prêmios dos patrocinadores. Dessa vez fiquei na 5ª colocação na minha categoria.

Gostei muito da prova e a organização está de parabéns pelo evento. O percurso ficou bem limpo, com duas grandes retas e com a distância correta. Bem legal para quem está começando a correr e pra quem curte melhorar o tempo. Hidratação e pós-prova muito bons. Infra-estrutura da FATENP também facilitou bem a vida dos atletas. E as premiações foram bem generosas. Já estou ansioso para a próxima edição, mas de preferência sem rodada dupla !!!

Percurso percorrido da Corrida Rústica FATENP 2018 (5,11 km)
Retirada do kit na FATENP com a Ana e o Jorge Hammes
Kit da 3ª Corrida Rústica FATENP 2018
O amigo Fausto da Confraria das Corridas também fez dobradinha no final de semana.
Amigos blogueiros: Said Ali (@colecionadordecorridas) e Mell Porto (@mellporto)
Chegada. Tempo líquido: 23min29s
Foto: Equipe Confraria das Corridas
Chegada da Aninha. Tempo líquido: 26min58s
Edson (amigo do trabalho) e o James
Eu e a Aninha com a medalha da 3ª Corrida Rústica FATENP
Com o amigo Jorge Hammes, um dos organizadores do evento
Medalha da 3ª Corrida Rústica FATENP

Local: FATENP - Palhoça / SC
Data: 02/12/2018
Horário: 08:30 hs (08:35 hs)
Distância: 5 km (5,11 km)

Inscrição: R$ 40,00 + 1 kg de alimento, no primeiro lote (cortesia)
Kit: Sacolinha, camiseta, sachê Cappuccino 3 Corações 100g, caneta, sachê de gel de carboidrato Max Titanium 30g, copo, sacolinha de lixo, chip retornável e número de peito.

Tempo: 23min29s
Pace: 4:36 min/km
Tênis: Asics Piranha V

Colocação: 05 de 11 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 44 de 110 (masculino)
Colocação: 45 de 215 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário