sábado, 17 de agosto de 2019

11/08/2019 - ASICS Golden Run - São Paulo / SP

Foto: Mark (Foco Radical)
ASICS Golden Run - São Paulo 2019


Após quatro longos anos (2015) voltei para para participar da meia maratona ASICS Golden Run São Paulo, sob a organização da Noblu Sports. Atualmente ela é realizada em 3 etapas: Rio de Janeiro São Paulo e Brasília. É uma meia maratona genuína, sem opções de distâncias mais curtas ou mais longas. Mesmo assim foram mais de 5.000 atletas concluintes.

Eu e a Aninha planejamos essa prova aproveitando uma promoção Smiles, que ficou impossível de resistir. Além disso eu também poderia aproveitar o final de semana do Dia dos Pais para encontrar o com meu e dar um abraço ao vivo, e depois voltar para Santa Catarina e jantar com o meu filho. Final de semana de semana foi literalmente corrido.

A inscrição da prova não é das mais baratas, R$ 162,75, mas pela estrutura e serviços oferecidos vale a pena o investimento. Até personalização da camiseta gratuita e uma linda toalha de rosto estava incluso para os atletas.

Como a largada era no Jockey Club de São Paulo optamos por ficar no Hotel Mercure JK, que ficava a pouco mais de 1,5 km do local da prova. Ainda mais que o horário da largada era bem cedinho, às 6h30min, facilitou muito no dia pra não precisar acordar tão de madrugada.

Apesar de não ser muito longe, o acesso ao Jockey Club fica meio perigoso enquanto escuro. É preciso cruzar o Rio Pinheiros pela passarela da ponte estreita. Por isso preferimos ir de UBER para a largada (R$ 10), e ainda dava pra rachar com outros atletas que estavam no hotel. Muito melhor. Não tomamos o café da manhã do hotel, pois seria servido à partir das 6:30 e a essa hora já estaríamos largando. Deixamos para depois.

Chegamos rapidamente a arena da prova, um pouco antes das 6 horas. Fiz aquele ritual pré-prova e nem deu pra me aquecer, pois já estava quase tudo tomado pelos atletas. Logo encontramos a amiga Sabine, e já demos aquele abraço pelo seu aniversário, e o amigo Márcio Kobayashi de Manaus. Prova com muita gente de fora.

Não demorou muito e fui me alinhar para a largada. Ela foi dividida em pelotões. Eu estava no pelotão C. A Aninha, apesar de inscrita, não participou correndo por estar se recuperando de um procedimento e ficou com a minha sacolinha. Também deixei ativado a minha localização do whatsapp para que ela pudesse me acompanhar durante a prova e ter uma ideia da minha chegada.

A largada foi pontualmente às 6:30 e lá fomos nós para tentar a árdua tarefa do sub-1h45. O legal dessa prova é que alguns atletas correm com balões indicando o pace e servem como referência. Eu tentei acompanhar o balão dos 5 min/km, com a meta de chegar à frente dele.

Como larguei no Pelotão C fiquei bem encaixotado e foi difícil correr nos primeiros três quilômetros. Normalmente inicio minhas meias maratonas com pace abaixo de 5 min/km e vou procurando manter até onde conseguir na prova, mas foi impossível dessa vez, pela quantidade de atletas e o trecho estreito.

Fizemos a largada pela Av. Lineo de Paula Machado no sentido da Raia Olímpica da USP. Nesse trecho inicial foi bem difícil correr e perdi uns bons segundos. Com 3 km percorridos passamos para o outro lado da Marginal Pinheiros pela Ponte da Cidade Universitária. Teria que me apressar um pouco para conseguir o meu objetivo.

Seguimos no sentido do Parque Villa Lobos pela Av. Prof. Fonseca Rodrigues até atingirmos o 6º km e retornamos pelo outro lado da avenida. Nessa parte consegui alcançar o balão do pace 5 min/km e previsão de conclusão em 1h45min. Me animei e procurei acompanhá-lo. Algumas vezes eu até fiquei mais à frente. Esse foi o trecho que eu me mantive melhor.

Apesar do clima estar fresquinho, fui pegando água nos postos de hidratação e bebendo metade de um copo pra não deixar a boca seca. Os postos estavam distribuídos de 3 em 3 quilômetros aproximadamente. Alguns pontos teve isotônico em saquinho e gel de carboidrato. Só usei um saquinho de isotônico e dispensei o gel. Não ia dar pra engolir.

No 9º km cruzamos de volta a Ponte sobre o Rio Pinheiros para depois acessar as ruas da USP. Até então estava acompanhando o balão de 1h45min, mas a partir do 10º km não consegui mais. Aos poucos ele foi sumindo na minha frente. Eu até me esforcei para ficar próximo, mas não deu mesmo.

Já na área da USP, beirando a Raia Olímpica, corremos por uma grande reta de aproximadamente 2 km. Normalmente gosto de correr em asfalto e em retas, mas a essa altura ficou puxado, ainda mais com a rua meio esburacada. O rendimento foi caindo e já rodava acima dos 5 min/km novamente.

No final da Raia Olímpica viramos à esquerda para entrar na Av. Escola Politécnica por onde seguimos até atingir o 14º km, ponto em que retornamos. Por ser uma subidinha próximo desse retorno foi um dos meus piores quilômetros com pace de 5:20 min/km. Minha conta já não fechava mais em 1h45min, mas queria chegar o mais próximo possível. Optei por não forçar muito mais e correr pra poder sustentar o pace abaixo dos 5:30 min/km pelo menos.

Retornamos pela mesma Av. Escola Politécnica e da Raia Olímpica, mas pelo outro lado, fechando o trecho pela USP com cerca de 18 km percorridos. Me lembro bem desse trecho quando fiz a  SP City Marathon em 2017. Trecho muito sofrido e com cãibras. Veio na memória. Dessa vez, como era meia maratona, não tive problemas.

Saindo da USP seguimos reto até chegar na Av. Lineo de Paula Machado com praticamente 20 km. E já imaginando o final fui surpreendido pela passagem por baixo de um viaduto com uma subidinha cruel a essa altura. Concentrado me esforcei pra não perder muito o ritmo e poder chegar ainda antes de 1h50min.

Logo entramos no Jockey Club onde foi a chegada e estava montada toda a arena pós prova. Cruzei o portal vendo o relógio do portal acima de 1h50min. Porém, sabia que tinha que descontar alguns minutos da largada pela demora na passagem pelo portal. O tempo líquido ficou em 1h48min44s. Um diferencial dessa prova é que além da medalha para os concluintes ela também oferece uma medalha TOP 100  para os 100 primeiros colocados masculinos e femininos. Acredito que para os homens era necessário chegar antes de 1h30min e para as mulheres 1h45min para conquistá-la.

Até que não cheguei tão destruído. Tomei uns copos de água, recebi a medalha e uma toalha de rosto da ASICS, bem bonita. A medalha tinha um espaço atrás para quem quisesse gravar o seu tempo de prova. Como o meu não foi dos melhores não me dei esse presente. Vai ficar para uma próxima.

A Aninha estava me esperando na chegada. Fomos pegar o kit pós prova (uma maçã e um isotônico) e depois ficamos por lá aproveitando a estrutura da arena. Tinha ampla tenda de massagens, vários painéis para fotos, crioterapia, bancos espalhados para descansar, gravação de medalhas, além de banheiros e guarda-volume.

Encontramos os amigos Enio, Andressa, Ricardo, a Sabine e o Márcio, novamente na chegada. Todos felizes em concluir com sucesso mais uma meia maratona. Também encontrei o amigo de infância e de colégio, Emerson Maeda, que ainda mora em São Paulo e também tomou gosto pela prática da corrida. Aliás foi muito bem. Já deixando o Jockey Club encontramos o Bob e o Marco Garcia do Mania de Corrida. Também estão em todas.

O bom de largar cedo (quando não está muito frio) é que antes das 9:30 já estamos livres. Para retornar ao hotel usamos as bicicletas da Yellow até a porta do hotel com direito a um passeio por dentro do Parque do Povo. O preço de lá é metade do daqui: 15 minutos por R$ 1,00. Como de manhã não foi possível, ainda deu tempo de aproveitar e tomar delicioso café da manhã, servido até às 11 horas. Valeu pelo almoço !

Percurso: ASICS Golden Run São Paulo 2019
Partindo para São Paulo
Retirada do kit da Asics Golden Run São Paulo 2019, 
na Loja da ASICS na Rua Oscar Freire
Kit da Asics Golden Run São Paulo 2019
Correndo pelas ruas da USP
(Foto: Foco Radical)
61ª Meia maratona concluída com sucesso
Amigos meia maratonistas presentes
Missão cumprida
Na arquibanca com o Jockey Club ao fundo
Medalha e toalhinha entregues na chegada aos concluintes
Hora de ir embora
Certificado da ASICS Golden Run 2019

Local: Jockey Club de São Paulo / SP 
Data: 11/08/2019 
Horário: 06h30min (6h32min)  
Distância: 21,097 km (21,24 km) 

Inscrição: R$ 162,75
Kit: Sacola, camiseta, número de peito com chip descartável. 

Tempo: 1h48min44s
Pace: 5:05 min/Km
Tênis: Saucony Kinvara 9

Colocação: 0151 de 0455 (categoria 45-49 anos) - Aproximado
Colocação: 1235 de 3333 (masculino) - Aproximado
Colocação: 1407 de 4712 (geral) - Aproximado

Nenhum comentário:

Postar um comentário