sexta-feira, 2 de agosto de 2019

28/07/2019 - Corrida da Polícia Civil - FLN/SC

Foto: Foco Radical
Corrida da Polícia Civil - FLN/SC

Resultados 5 km e 10km
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Participei nesse último domingo da 1ª edição da Corrida da Polícia Civil em Florianópolis, que teve como organizadora o grupo STC. A prova contou com as distâncias de 5 km e 10 km, tendo como percurso a tradicional Beira mar Norte. Todas as 1000 inscrições foram encerradas antecipadamente, e quem não garantiu não teve jeito.

Eu tinha feito a minha inscrição na distância de 5 km, ainda no 1º lote do mês anterior. Para incentivar a participação dos policiais civis de Santa Catarina eles contaram com um desconto adicional. Por esse motivo imaginei que a grande maioria dos participantes seria da própria polícia, mas pelo que vi a participação popular foi bem maior.

A entrega dos kits foi realizada na Loja Decathlon da SC-401, em Florianópolis, durante todo o sábado, véspera da prova. Apesar de não ser muito perto de casa, acho o local ideal, pois conta com uma boa estrutura com amplo estacionamento gratuito, e possibilita dar uma conferida nos produtos esportivos. Fui na manhã do sábado e foi bem tranquilo a retirada, sem fila alguma.

No domingo, dia da prova, eu e a Aninha fomos para a largada ainda escuro. Chegamos antes das 6:30 e foi bem fácil conseguir vaga para estacionar, mesmo para quem chegou um pouco mais tarde. Até estranhei. Dessa vez só eu participei da corrida. A Aninha me acompanhou somente para fazer o seu treino por lá e os registros.

O clima estava friozinho em torno de 15º C. Bom para correr, ainda mais que não ventava forte. Logo quando chegamos a arena ainda estava vazia, mas a medida que horário da largada se aproximava os atletas foram aparecendo. O horário da largada estava previsto para 7:30.

A estrutura montada para a prova estava boa e completa, com todos os serviços normalmente oferecidos: banheiros químicos, guarda-volumes, palco de premiação, tenda de massagens, de exposição de alguns produtos, e de pós-prova.

Fazia um tempinho que eu não corria uma prova de 5 km e em percurso plano pra testar a velocidade. Tinha como objetivo fazer a prova em menos de 23 min. Sabia que não seria fácil, pois ultimamente não tenho feito treino de tiros, somente rodagens. Seria um bom teste.

Curiosamente, o portal de largada estava posicionado na pista do meio da Av. Beira mar Norte e para chegar até ele era necessário atravessar uma das pistas, que estava aberta para os veículos. Por isso exigiu atenção e consciência dos atletas para evitar algum acidente. Dessa forma, se mantiveram abertas parte das pistas tanto no sentido da ida como de volta pela beira mar.

Estava difícil ficar esperando ali parado com o friozinho que estava fazendo. E como em provas curtas de 5 km é sempre bom já sair bem aquecido fui fazer um trote pra soltar as pernas minutos antes da largada.

Às 7:30 pontualmente, foi dada a largada para as duas distâncias, 5 km e 10 km. Eu havia me posicionado mais a frente pra não perder muito tempo na largada, pois qualquer segundo perdido nesse início é difícil recuperar depois, ainda mais em provas curtas.

Larguei empolgado, mas sem exageros. O percurso conhecido era uma grande reta de ida e volta até a altura do bolsão do Bar Koxixo's pela beira mar norte. Esse é  o tipo de prova que gosto de correr: plano, reto e em asfalto. Se tiver com a distância correta fica perfeito.

Meu 1º km até que foi bom, com pace de 4:20 min/km. Saí sem pegar congestionamento e corri sem  perder tempo desviando dos outros atletas. O meu 2º km também se manteve no mesmo ritmo e já me deixou confiante para conseguir a minha meta.

Com exatos 2,5 km cheguei no retorno dos 5 km e comecei o meu caminho de volta, já sabendo que seria difícil manter o ritmo inicial. Mesmo assim consegui fechar o pace no 3º km em 4:30 min/km. Os atletas dos 10 km seguiram reto no sentido da UFSC e só retornaram bem mais a frente.

Normalmente em provas de 5 km não bebo água no percurso, mas dessa vez peguei um copo pra dar uma molhadinha na boca, que estava seca. Meu 4º km foi o pace mais alto, 4:33 min/km, e até que consegui sustentar o ritmo sem deixar cair muito, mas já estava naquela sensação de esforço máximo.

No último quilômetro, já sabendo que daria pra cumprir o sub-23min caso a distância fechasse realmente os 5 km, apertei de novo o ritmo, gastando o restante da minha energia. Valeu a pena. Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido de 22min16s, e o melhor, quando olhei para o Garmin vi a que distância estava correta. Fiquei muito feliz por isso, pois ultimamente é raridade uma prova cumprindo a distância anunciada.

Me hidratei, retirei a medalha e me recuperei rapidamente. Depois encontrei a Aninha que estava fazendo os registros no percurso, troquei a camiseta suada, me agasalhei e ficamos assistindo a chegada dos amigos. Aproveitei a oportunidade pra saborear um bom #brigadeirosonhador do amigo @franscisobezerra.jr, que por meio dessa ação visa angariar fundos para realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio no exterior.

O legal de corridas bem cedo e curtas é que antes das 9 horas praticamente todos os atletas já terminaram as suas participações. A apuração do resultado parcial também foi super rápida e enquanto aguardávamos a premiação já foi possível consultar no site Chiptiming.

Além da premiação geral teve também belos troféus para as categorias por faixa etária até a 3ª colocação nas duas distâncias, de 5 km e 10 km, no feminino e masculino. Muito bom. Tive até esperanças de pegar alguma coisa, mas não passei de uma 8ª colocação na minha disputada categoria (45-49 anos). De qualquer forma fiquei feliz pelo meu desempenho.

Gostei basteante dessa 1ª edição da Corrida da Polícia Civil. Foi bem organizada, com destaques para aferição na distância (pelo menos nos 5 km que participei), premiação nas categorias por faixa etária nas duas distâncias, medalhas e troféus bonitos, e a pontualidade no horário da largada. Além disso, ofereceu toda a estrutura padrão esperada para uma boa prova.

Percurso da distância dos 5 km. Nos 10 km o retorno foi mais a frente 
Kit da Corrida da Polícia Civil
Retirada do kit na Loja Decathlon
Estamos na área
Eu e a Aninha antes da largada e agasalhados do frio
Alguns amigos presentes na Corrida da Polícia Civil - FLN/SC
Correndo meio concentrado
(Foto: Foco Radical)
Reta final !!!
(Foto: Ana Paula Marcon)
Chegando...
(Foto: Equipe Confraria das Corridas)
Chegando. Tempo líquido: 22min16s
(Foto: Foco Radical)
Ajudando o amigo Francisco a realizar o seu sonho. De brinde um BRIGADEIRO !!!
Meta de sub-23 nos 5 km concluída com sucesso
Medalha da Corrida da Polícia Civil
Certificado da Corrida da Polícia Civil

Local: Beira mar Norte - Trapiche - Florianópolis/SC
Data: 28/07/2019
Horário: 7:30 hs
Distância: 5km (5,05 km)

Inscrição: R$ 54,89
Kit: Sacolinha, camiseta e número de peito com chip.

Tempo: 22min16s
Pace: 4:26 min/km
Tênis: Asics Piranha 5

Distância 5 km:
Colocação: 008 de 024 (45-49 anos)
Colocação: 039 de 270 (masculino)
Colocação: 042 de 540 (geral)

Distância 10 km:
353 concluintes (248 masculinos e 105 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário