sábado, 22 de fevereiro de 2020

16/02/2020 - Santander Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis

Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical
 Santander Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis

Resultados 5km e 10km
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis é uma das provas que costumo fazer todo ano e com essa edição completei a minha 11ª participação. Gosto muito dela pela estrutura que é oferecida aos atletas, principalmente utilizando as instalações do próprio Shopping, como estacionamento e sanitários. Por ter um percurso plano e aferido foi a prova que costumava tentar meu RP na distância de 10 km.

Para clientes do Banco Santander foi possível fazer a inscrição de até dois atletas com 25% de desconto, ficando R$ 66,75 cada um. Um excelente preço para uma corrida dessa qualidade. Outra opção foi se inscrever pessoalmente na loja da Track & Field Iguatemi com desconto de 15%. Além das tradicionais distâncias de 5 km e 10 km para adultos também teve a corrida kids para a criançada, inclusive com camisetas infantis. Eu me inscrevi na distância de 10 km e a Aninha nos 5 km.

Retirei os nossos kits na quinta-feira no primeiro dia de entrega. A Track & Field tradicionalmente começa a distribuição dos kits três dias antes da prova, na sua loja do Shopping, durante o horário de funcionamento. Foi bem tranquilo e sem espera alguma. Consegui até entrar e sair do shopping dentro da tolerância do estacionamento. O kit continha a camiseta padrão Track & Field e uma toalhinha. O chip foi entregue no dia da corrida e era do tipo retornável.

O horário da largada estava previsto para às 7 horas no domingo. O dia amanheceu bonito e prometia ser quente. Chegamos no Shopping Iguatemi por volta das 6 horas e deixamos o carro no próprio  estacionamento. Descemos até o térreo e retiramos o chip. Já estava movimentado e mal deu tempo de fazer um aquecimento. Guardei os meus pertences no guarda-volume e já estava na hora de alinhar para a largada.

Como minha primeira prova de 10 km do ano, meu objetivo era melhorar o tempo do ano passado que tinha sido de 47min27s nos 9,72 km registrados pelo GPS do Garmin. Na verdade, pelas minhas atuais condições físicas estava achando difícil até fazer um sub-50, já prevendo um forte calor e sol durante a prova.

Largamos pontualmente às 7 horas no sentido da beira-mar norte. A largada foi única para as distâncias de 5 km e 10 km, e não tive dificuldades com congestionamento que travasse a minha saída. Deu para impor o meu ritmo desde o início. Durante o 1º km até que corremos com vários trechos de sombra. O pace ficou dentro do esperado, 4:44 min/km. Era o ritmo que eu gostaria de manter durante toda a prova.

No 2º km já estávamos debaixo de sol e rapidamente comecei a suar. Foram os únicos quilômetros que corri na zona de frequência cardíaca Z3. E isso foi antes de fazer o primeiro retorno que aconteceu com cerca de 2,5 km, um pouco antes do prédio da Justiça Federal de Santa Catarina.


No retorno da primeira volta observei um termômetro da rua marcando 27 ºC e já não havia mais sombra. Foi ficando cada vez mais quente e a partir de então minha frequência cardíaca ficou direto na zona Z5, mantendo com muito esforço o pace próximo de 4:50 min/km na primeira volta. Teve um posto de hidratação que oferecia água gelada servida em copos abertos, tanto na ida como na volta.

Ao completar a 1ª volta sempre vem aquele arrependimento de ter escolhido os 10 km, principalmente assistindo o pessoal dos 5 km seguindo reto pra fechar a prova. Mas essa eu faço questão de testar os meus 10 km. Minha preocupação estava mesmo com o calor cada vez mais intenso.

O 6º km (4:59 min/km), já na 2ª volta, foi o último que consegui manter o pace abaixo de 5 min/km. Depois disso fui bem no sacrifício. Estava transpirando muito e com o coração saindo pela boca. A todo instante pensava em dar uma paradinha e caminhar um pouco. Só não fiz isso porque tinha em mente concluir a prova em menos de 50 min.

Se eu continuasse a correr no ritmo que estava com certeza me daria um treco, por isso aliviei um pouco, mas administrando o tempo. Melhorar em relação ao ano passado já havia descartado. Me preocupou mais ainda ao ver uma atleta entre as líderes deitada no canteiro e sendo atendida pelos staffs. Provavelmente em decorrência do esforço naquele calor.

Os últimos quilômetros fiquei brigando comigo mesmo. Podia aliviar e concluir a prova mais tranquilo, ou me matar e tentar manter o ritmo perto dos 5 min/km para não deixar passar dos 50 min. Decidi pela 2ª opção e fui na carona do ritmo de alguns outros atletas próximos. Que alívio quando avistei finalmente o portal de chegada, cujo relógio registrava pouco menos de 48 minutos. É lógico que acelerei pra não deixar virar o minuto.

Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 47min49s. Na locução estava o amigo Otton, que agora está morando por aqui. Cheguei extremamente cansado e ensopado. Até vi a Aninha, que já tinha terminado a sua prova de 5 km e me aguardava, mas nem consegui falar com ela direito de tão exausto que estava. Fiquei uns bons minutos pra me recuperar. Tomei uns 5 copos de água, uma caixinha de água de côco e troquei o chip pela medalha.

Tinha até ficado contente com o tempo, mas depois verifiquei que o GPS registrou somente 9,75 km. Por vários anos essa prova teve a distância aferida com 10 km ,mas nas duas últimas edições ficaram faltando esses pouco mais de 200 metros. Isso representa cerca de 1 minuto no tempo final. Poderia ser facilmente corrigido ajustando o ponto de retorno. A distância dos 5 km pelo que verifiquei foi mais precisa. A Aninha completou em 27min05s.

Aguardamos a cerimônia da premiação, pois o nosso amigo Jabson Ascenso foi o grande campeão da prova masculina nos 10 km e a Marjorie Barcelos a campeão feminina. Um fato curioso que nunca tinha visto antes nas corridas foi a vitória da Marjorie (campeã geral), chegando na frente até da categoria masculina. Corre muito !!!

Nessa prova são premiados os cinco primeiros colocados gerais da categoria masculina e feminina, dos 5 km e dos 10 km. Pena que não tem premiação por faixa etária, pois mesmo com o tempo não tão bom, eu teria ficado na 3ª colocação da minha nova categoria 50-54 anos.

A organização da prova estava muito boa, como sempre, e nos proporcionou um bom conforto para participar do evento aproveitando a estrutura do shopping. Teve distribuição de pipocas, área kids, massagem, painel com o nome dos atletas e para fotos. Um detalhe que aconteceu por conta do extinto horário de verão foi que alguns atletas acabaram perdendo a hora da largada, pois alguns relógios e celulares atrasaram os horários em 1 hora automaticamente, como ocorreu com os amigos Renato e Jany, que tiveram que largar depois.

Assistimos ainda a Corrida Kids e depois fomos para o tradicional café da manhã, no Supermercado Angeloni ali ao lado.

Percurso de aproximadamente 9,75 km (2 voltas)
Kit da Santander Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis

Aninha nos 5 km e eu nos 10 km
Teve até painel com nome de todos os atletas
Alguns amigos presentes na prova
 Buscando sempre as sombras no percurso
(Foto CRI - Foco Radical)
Voltando pra fechar a prova
(Foto Mark - Foco Radical)
Chegada - Tempo líquido: 47min49s
(Foto: Ana Paula Marcon)
Aninha e eu com as medalhas
Resultado Santander Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 16/02/2020
Horário: 7:00 hs
Distância: 10 km (9,75 km)

Inscrição: R$ 66,75 (com cartão Santander com desconto de 25%)
Kit: Sacolinha, Camiseta vinho, toalhinha, pacote de café Rituais Três Corações (250g), número de peito e chip retornável.

Tempo: 47min49s
Pace: 4:55 min/Km
Tênis: Saucony Kinvara 9

10 km
Colocação: 03 de 019 (50-54 anos)
Colocação: 47 de 224 (masculino)
Colocação: 54 de 316 (geral)

5 km
Total de concluintes: 588
Concluintes femininos: 303
Concluintes masculinos: 285

Nenhum comentário:

Postar um comentário