segunda-feira, 31 de agosto de 2020

02/08/2020 - Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa Ar

I Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa Ar


Dando sequência a I Corrida Virtual Elementos da Vida, no último dia 02/08, fiz a minha participação na Etapa Ar, a 2ª de um total de quatro etapas. 

Ainda sem treinos específicos e sem volume de rodagem optei por fazer os 5 km. Tinha opções também nas distâncias de 10 e 21 km, além das várias opções de kits de participação. Inclusive, para aqueles que perderam a 1ª etapa (Água), podia se inscrever também e obter a medalha para futuramente completar a mandala com os 4 elementos da vida. Novamente me inscrevi com o kit VIP, que continha uma camiseta, uma máscara e a medalha do elemento Ar.

Para os participantes da grande Florianópolis, a entrega dos kits foi no Centro Multiuso de São José. das 8 às 10 horas do domingo. Ainda no sistema drive-thru para evitar filas e aglomerações entre os participantes. Para atletas de outras regiões a alternativa foi envio dos kits pelos Correios, mediante pagamento do frete. 

No domingo, para evitar o horário com mais frequentadores na beira-mar de São José, fiz primeiro a minha corrida para depois ir retirar o kit e entregar o resultado. O bom é que para a distância de 5 km, em menos de 25 minutos concluímos. Fiz o mesmo percurso e nas mesmas condições da outra etapa para fazer um comparativo. O tempo estava mais fresquinho que da outra vez.

Antes das 8 horas iniciei a minha corrida. Estava mais ciente das dificuldades de correr com a máscara e tentei controlar melhor no início. O 1º km, com a máscara ainda seca e sem aquela necessidade de puxar o ar mais forte, foi o meu melhor pace, 4:44 min/km. Mas eu sabia que a dificuldade aumentaria, e logo no 2º km já senti limitação na respiração e tive que segurar um pouco. Pace de 4:58 min/km.

A partir do 3º km a máscara já estava molhada e grudando na boca, ficando cada vez mais difícil respirar. Enquanto corria tentei ajeitá-la para melhorar o fluxo da respiração, mas não adiantou muito. Optei então por não forçar mais e aliviar. Era muito sofrimento. O 3º e o 4º  km foram os piores. Pensei até em desistir tamanho o desespero para respirar. Mas só faltava 1 km.

Na parte final, faltando uns 500 metros, como estava sufocando e era em um trecho mais isolado abaixei a máscara e corri para terminar os 5 km. Não queria deixar pelo menos um sub-25. Até que ajudou e deu pra fechar o percurso em 24min28s.

A intenção inicial era baixar o tempo da etapa anterior, onde tinha feito os 5 km em 24min26s. Mas nem isso consegui. Como faz falta os treinos de tiros e como a utilização da máscara nos limita.  Pelo jeito, enquanto não voltarmos ao normal vai ser difícil correr em melhor ritmo.

Após descansar e voltar a normalidade, fui retirar o kit com a medalha e entregar o resultado no Centro Multiuso de São José. Por lá tinha o modelo da mandala com as quatro medalhas de todas as etapas. Muito bonita e já reservei a minha pra garantir.

Aguardarei as próximas etapas para tentar melhorar esse tempo e completar a mandala.

Percurso da corrida (5 km) - 2020
Retirada do Kit no Centro Multiuso de São José
 Retirada do kit - Drive Thru
Kit da I Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa Ar
Preparação pra correr pela beira-mar de São José
Chegando pra entregar o resultado
 Medalha da Etapa Ar da Corrida Elementos da Vida.
Mandala com as quatro medalhas da Corrida Virtual Elementos da Vida 
Certificado da I Corrida Virtual Elementos da Vida - Elemento Ar

Local: Beira-mar de São José / SC
Data: 02/08/2020
Horário: 7:43 hs
Distância: 5 km

Inscrição: R$ 45,00 kit vip
Kit: Camiseta, máscara, medalha e número de peito digital.

Tempo: 24min28s
Pace: 4:53 min/km
Tênis: Asics Noosa Tri 10

2020
Colocação: 01 de 02 (50-59 anos)
Colocação: 05 de 15 (masculino)
Colocação: 05 de 37 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário