segunda-feira, 15 de junho de 2020

07/06/2020 - I Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa Água

 Foto: Ana Paula Marcon
I Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa Água
Para quem estava acostumado a participar de corridas quase todas as semanas por mais de 10 anos confesso que senti falta daquele ambiente todo que envolve as corridas de rua. Esse foi o período que fiquei mais tempo sem participar de uma prova oficial. A última corrida que fiz foi em 15/03/2020. Se passaram quase três meses sem aquele sensação e aquele ritual pré e pós-prova.

Para resgatar um pouco das lembranças nos eventos me inscrevi e participei da Corrida Virtual Elementos da Vida, promovida pela ACORSJ, Elemento Água. Serão ao todo quatro etapas com medalhas alusivas a cada elemento: águá, terra, fogo e ar. A ideia é que ao final as medalhas formarão uma mandala.

As inscrições foram disponibilizadas pela internet no site da Foco Radical. Havia opções de distâncias (5 km, 10 km e 21 km) e várias opções de kits de participação. Como não estava treinando para distâncias mais longas escolhi os 5 km e optei pelo kit VIP, R$ 50,00, que vinha com uma camiseta, uma bandana e a medalha do elemento água.

Para moradores da região teve entrega "drive thru" do kit no dia da corrida, no Centro Multiuso de São José. Para atletas de outras regiões tinha alternativa de envio dos kits pelos Correios, mediante pagamento do frete. Menos mal que moro pertinho. Um pouco antes de fazer a minha corrida fui lá retirar. Bem tranquilo.

O domingo parecia amanhecer frio, mas foi esquentando com a presença do sol. Como podia fazer a corrida ao longo do dia, não acordei muito cedo, mas fiz questão de seguir o ritual que sempre faço antes de sair.

Estava em dúvida se faria o percurso na pista de 200 metros dando cerca de 25 voltas, ou se correria os 5 km ao longo da beira-mar de São José mesmo. Se fizesse na pista e não tivesse ninguém por perto poderia correr sem a máscara. Porém, como não gosto de correr em várias voltas preferi correr ao longo da beira-mar, mesmo que com a máscara.

Fiz minha largada solitária, sem aquela tradicional buzina e adrenalina que antecede o início de uma prova. Não tinha muita noção de quanto conseguiria correr mais forte como antes e a ideia era completar o percurso pelo menos abaixo de 25 min. Esqueci do detalhe que estaria com a máscara, o que dificultaria um pouco a respiração, principalmente depois de uns 3 quilômetros.

Meu 1º km foi o melhor, mas muito longe do tempo que fazia quando estava em melhores condições, 4:49 min/km. Aquela agitação da largada com a galera faz diferença com certeza. O quilômetro seguinte foi o pior com pace beirando os 5 min/km. Lembrando que deveria me manter abaixo disso para um sub-25.

No 3º km já estava sentindo as pernas um pouco pesadas, talvez pelo treino do dia anterior, e a máscara já começava a dificultar a respiração. Não precisei levar hidratação, pois normalmente não utilizo em provas de 5 km.


O 4º km e 5º km foram os piores pra mim. A máscara de TNT que eu utilizava já grudava na boca e deixava minha respiração cada vez mais ofegante. Eu vinha controlando o pace e me desdobrava para não deixar subir dos 5 min/km. Foi sacrificante o último quilômetro e briguei pra fechar com 24min26s. Ao terminar tive até que tirar máscara e me isolar pra poder respirar melhor. Tempo bem mais alto que costumava a fazer nessa distância.

Ainda bem que a Aninha me acompanhou e fez os registros nas minhas passagens. Não gostei do tempo alto que fiz nesse retorno, mesmo que seja uma corrida virtual. Queria ter feito algo próximo de 23 min, mas diante da nova situação foi o que deu pra fazer.

Descansei um pouco e em seguida fui repassar o resultado para a ACORSJ para que eles pudessem fazer a classificação posterior para divulgação dos resultados. Tínhamos até o final do dia para fazer isso.

Foi uma experiência diferente e confesso que senti falta daquele agito com toda a galera na expectativa pré-prova e confraternização pós-prova. Além daqueles incentivos durante a corrida. Mas, por enquanto, é como podemos participar das corridas, sem aglomeração. De qualquer forma, deu pra relembrar um pouco das provas e correr com um pouco mais de motivação. Aguardaremos agora a próxima etapa.

Percurso da corrida (5 km) - 2020
 Retirada do kit - Drive Thru
  Kit da I Corrida Virtual Elementos da Vida - Etapa água
Número de peito
 Nada fácil correr com máscara
 Levando o resultado da corrida
 Primeira medalha pós início da Quarentena
Com a Aninha e a medalha da Etapa Água
 Certificado da I Corrida Virtual Elementos da Vida - Elemento Água

Local: Beira-mar de São José / SC
Data: 07/06/2020
Horário: 9:33 hs
Distância: 5 km

Inscrição: R$ 50,00 kit vip
Kit: Camiseta, bandana, medalha e número de peito digital.

Tempo: 24min26s
Pace: 4:53 min/km
Tênis: Asics Noosa Tri 10

2020
Colocação: 01 de 01 (50-59 anos)
Colocação: 04 de 24 (masculino)
Colocação: 06 de 63 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário