segunda-feira, 27 de setembro de 2021

18/09/2021 - Night Run Costão do Santinho - 10ª edição

 Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical

Night Run Costão do Santinho - FLN/SC

A 10ª edição da Night Run Costão do Santinho marcou o meu retorno às corridas presenciais em grandes eventos. Minha última participação tinha sido no Circuito das Estações Etapa Outono, em 15/03/2020. Foram mais de 18 meses fora dessas grandes provas. Essa edição era pra ter ocorrido no início desse ano, tanto que o tema da prova era Carnaval, mas por conta das restrições provocadas pela pandemia teve que ser adiada até então.

Tive o prazer de participar de 9 das 10 edições do Night Run Costão do Santinho. Só não fui a uma das edições (2015) por compromisso social. Deixarei para comemorar a minha 10ª participação em 2022, nessa que é uma das provas mais bonitas e animadas de Santa Catarina. 

Por mais esse ano tive a honra de fazer parte da equipe de influenciadores e divulgadores da prova, uma turma bem legal e empolgada, que colaboram e promovem a alegria da festa desde cedo. Fico muito grato à organização pela oportunidade e feliz por terem atingido a meta de inscrições cumpridas (dentro dos limites permitidos). Estão de parabéns !

Diferentemente dos anos anteriores, a entrega dos kits foi realizada no Floripa Shopping, na véspera durante todo o dia, e no sábado até às 14 horas. Retirei o meu kit e da Ana na sexta-feira à noite e estava bem tranquilo, sem fila alguma. Aproveitei pra passear no shopping e fazer um lanche com o meu filho. Para a retirada dos kits foi exigido a entrega de um questionário de informações pessoais sobre a COVID, além de documento de identidade. O kit estava recheado: com camiseta da prova da Areia e Bronze, viseira, bandana, toalhinha Karsten e demais produtos dos patrocinadores.

Para a realização da prova foram necessários várias ações seguindo um protocolo para que ela pudesse acontecer. Uma delas foi quanto a largada que teve o seu horário alterado e foi dividida em duas, uma às 19:00 para os atletas dos 6 km, e a outra às 20:30 para os atletas dos 10 km. A distância dos antigos 5 km passou para os 6 km para adequação do percurso.

No dia da prova eu e a Aninha chegamos próximo das 18:15 ao local da prova. Como essa época não é de temporada foi mais fácil encontrar vaga para estacionar o carro na rua que dá acesso à praia do Costão do Santinho. Bem mais tranquilo. O tempo também ajudou, pois estava seco e sem muito vento, ao contrário da véspera que tinha chovido. Além disso tenho lembranças bem molhadas dessa prova.

Desde a chegada fomos encontrando vários amigos, alguns que não víamos desde o início da pandemia, quando as provas foram interrompidas. Muito bom voltar a esse ambiente das corridas e ainda mais em um evento tão animado como este. Percebi um certo alívio do pessoal e uma alegria contagiante no retorno de vários deles.

Por conta das restrições da pandemia a estrutura do evento como um todo teve que se adequar e estava mais enxuta, com alguns painéis para fotos, palco, banheiros químicos e dois portais: um de largada com vários cones para separação dos atletas, e outro portal de chegada. Também não teve tendas de assessorias esportivas e nem de guarda-volumes.

Uma grande mudança por causa dos protocolos ficou por conta da largada dos atletas. Por enquanto não se pode largar todos juntos e amontoados como era antes da pandemia. Ela precisou ser espaçada, saindo 5 atletas por vez, e de 10 em 10 segundos. Consequentemente o tempo de duração da largada aumentou bastante e esse foi o motivo da divisão de largar os 6 km às 19:00 e os 10 km às 20:30. Quem sofreu foi o amigo narrador Marcello Goma, que teve que fazer não sei quantas contagens regressivas até a última bateria. 

Eu e a Aninha ficamos entre conversas com os amigos e fotos, e demoramos a ir para o local da largada. Acabamos ficando bem no final da fila. Largamos somente depois de 18 minutos após a primeira bateria de 5 atletas. Por um lado foi bom, pois nos pontos mais estreitos não pegamos tanto congestionamento, além de poder assistir a bela queima de fogos tranquilamente, enquanto aguardávamos a nossa vez de sair. Lembrando que nessa concentração da largada era necessário ainda permanecer de máscara.

Fazia um tempo que não tinha aquela expectativa pré-largada e aquela adrenalina de início de prova. Quando chegou a minha vez tratei de sair o mais rápido possível e já tirar a máscara, buscando pela areia mais dura para correr. Eu e a Aninha também optamos por levar a headlamp, porém levando ela na mão, pois fica mais fácil de direcionar o feixe de luz. Esse ano não foi item do kit, mas a gente tinha dos anos anteriores.

Estava de volta aquela sensação de liberdade, de correr mais forte e sem a máscara. Os primeiros 1,5km pela Praia do Santinho foram melhores que imaginei, considerando que nos treinos que consegui fazer sem máscara dificilmente chegava a um pace próximo de 5 min/km. Meu 1º km foi bem empolgante e passei com 4:45 min/km mesmo sendo em areia.

Na metade do 2º km ao entrarmos pela trilhas nas dunas o ritmo começou a cair. O esforço é maior e a areia fofa afunda as nossas passadas. Além disso alguns trechos também ainda estavam alagados e escorregadios. Não quis perder tempo tentando ir pelas laterais como vários atletas e definitivamente meti o pé na lama. Bons trechos para os fotógrafos da Foco Radical, que estavam presentes em peso por todo o percurso, e puderam capturar boas imagens.

Segui pelas dunas até atingir a praia dos Ingleses com 2,8 km percorridos. Viramos à direita, corremos por 200m pela praia e retornamos às trilhas da dunas para fazer o caminho inverso. Nas edições anteriores não chegávamos a correr pela Praia dos Ingleses, retornávamos antes. E, no caso dos atletas dos 10 km, ao invés de virarem para a direita, eles viraram para esquerda na Praia dos Ingleses.

Na volta pelas trilhas, apesar de mais cansado, pareceu ter sido melhor, com menos congestionamento de atletas e correndo mais solto. Não via a hora de chegar nas areias da Praia do Santinho novamente, o que ocorreu com 4,5 km percorridos. Meus paces pelas dunas ficaram entre 5:30 min/km e 5:45 min/km mais ou menos. Até que não foram tão ruins.

Nos último quilômetro tentei me ajustar e acelerar aproveitando a areia mais firme da praia. Ao longe avistamos a iluminação da chegada e parece que não vai chegar nunca. Apesar de estar com as pernas mais pesadas por causa do trecho das dunas, aos poucos fui retomando um ritmo bom, fechando o 6º km em 5min11s. Acabei concluindo a prova com um tempo líquido de 33min04s. Como a classificação foi por tempo líquido não importou muito ter largado mais tarde.

Na chegada recebi a medalha (a minha primeira desse ano), me hidratei com 2 copos de água,  recebi uma máscara descartável, uma sacolinha com várias guloseimas: com pacote de cookies Vitao (150g), Biscoito de Arroz Integral Naturatta (16g), barra 100% integral Da Magrinha (15g), e garrafinhas de isotônico Jungle, de suco de laranja SUQ, e de cerveja Michelob Ultra. A reposição estava garantida. 

Fiquei satisfeito com o resultado nesse meu retorno. Meu pace ficou melhor que no ano passado, mesmo com a distância aumentando para 6 km. Em seguida fui para próximo do portal para acompanhar a chegada da Aninha, que também estava voltando nas competições. Terminou bem o percurso de 6 km com o tempo de 39min48s.

Depois de uma breve recuperação assistimos algumas chegadas e a largada do pessoal dos 10 km, que só ocorreu às 20:30, também em várias baterias. E teve nova queima de fogos para iluminar a largada. Para uma maior segurança não ficamos muito perto de aglomerações ainda, mesmo já tendo tomado as duas doses da vacina contra COVID-19. Acabei nem encontrando pessoalmente vários amigos e amigas que sabia que estariam por ali. Como estava ficando frio e estava com a camiseta molhada acabei indo embora cedo.

Foi muito bom poder retornar em uma prova padrão Night Run Costão do Santinho. A organização mais uma vez está de parabéns, seguindo todos os protocolos para que esse evento fosse realizado da forma mais segura possível para os seus participantes. Mesmo tendo que abrir mão de várias atrações e ter que fazer algumas alterações para que ela acontecesse foi mais um grande evento, completando assim sua  10ª edição. Ano quem vem esperamos que esteja tudo mais normal e que estejam liberadas todas as restrições decorrentes da pandemia para mais um grande festa.

Percurso da prova (6,13 km) - 2021
Mimos da Areia Bronze, umas das patrocinadoras do evento
Kit da Night Run Costão do Santinho 2021
Retirada do kit no Floripa Shopping com o Gabi
Alguns amigos e amigas presentes na prova.
Eu e a Aninha no ínicio da prova. Largamos quase juntos.
(Foto: Felipe da Cruz - Foco Radical)
Na reta final de volta pela praia.
(Foto: Mark Maderovisk - Foco Radical)
Com a Aninha após a chegada, já com as medalhas.
Medalha com queima de fogos ao fundo.
Medalha Night Run Costão do Santinho 2021
Certificado da Night Run Costão do Santinho 2021

Local: Praia Costão do Santinho - FLN//SC
Data: 18/09/2021
Horário: 19:00 hs (19:18 hs)
Distância: 6 km (6,13 km)

Inscrição: R$ 119,00 + taxa terceiro lote (Cortesia)
Kit: Sacolinha, camiseta, bandana, viseira, pacote de granola Vitao (200g), Biscoito de Arroz Integral Naturatta (16g), barra 100% integral Da Magrina (15g), chip descartável e número de peito.

Tempo: 33min04s
Pace: 5:24 min/km
Tênis: Olympikus Pride 2

2021
6 km
Colocação: 004 de 018 (50-54 anos)
Colocação: 055 de 215 (masculino)
Colocação: 072 de 494 (geral)

10 km
Feminino - 120 atletas
Masculino - 159 atletas
Total: 279 concluintes

Nenhum comentário:

Postar um comentário