sábado, 27 de maio de 2023

30/04/2023 - III Corrida Desafio das Torres - São José /SC

 Foto: Felipe Cruz (Foco Radical)

30/04/2023 - III Corrida Desafio das Torres - São José /SC

Depois de alguns anos sem acontecer, por causa da pandemia, tivemos no final do mês de Abril a III Corrida Desafio das Torres. Uma prova bem desafiadora pelas famosas subidas e descidas por toda a sua extensão. Essa prova tem o troféu de premiação que leva o nome da sua idealizadora, D. Eni Griss, também umas das organizadoras junto com a MaisSport.

Eu não tenho treinado morros, tiros e nem distâncias mais longas, por isso eu e a Aninha escolhemos a distância intermediária de 5 km. Também havia a opção mais curta de 3 km e a mais longa de 11 km. Como fizemos a inscrição somente na última semana antes da prova, tivemos que escolher a opção sem kit, que era a única disponível.

Os kits foram entregues nas instalações do Supermercado Bistek da Av. das Torres no sábado, véspera da prova. Eu e a Aninha fomos retirar somente o número de peito e chip, que poderiam também ser retirados no dia da prova um pouco antes da corrida. Ainda bem que fomos, pois a nossa inscrição não estava registrada e tiveram que cadastrar na hora.

A estrutura da prova foi toda montada no gramado do vão central da Av. das Torres, em frente ao supermercado Bistek. A largada estava prevista para as 7:30. Como a D. Eni fazia aniversário no dia 01/05, muito amigos, parentes e participantes do grupo Loucas e Loucos por Corridas estiveram presentes na prova, para participar e para comemorar essa data.

O dia estava agradável para correr e o tempo bom. Foi muito legal rever alguns amigos que fazia um tempinho que não encontrava, como a Laura que não encontrava desde antes da pandemia, a Andréia Menezes e até atletas de outras regiões que vieram para essa prova. 

Fiz um aquecimento inicial reconhecendo a primeira subida que faríamos. Já percebi que não seria nada fácil. Primeiro seria feita a largada dos atletas da distância de 11 km. Alguns minutos depois largariam os atletas dos 3 km e 5 km.

A largada atrasou um pouco e aconteceu às 7:53 (dos 3km e 5 km). Mais do que nunca fiz um início de prova bem conservador. Sabia que praticamente não teria trechos planos e seria difícil me manter correndo por todo o percurso. Nem completamos 300 metros e a primeira das subidas começou. Início de prova ainda estamos empolgados e as pernas estão quase 100%. Até que não foi tão difícil e saiu um pace de 5:08 min/km no 1º km. Nada mal.

No 2º km, apareceu mais uma subida. Ainda estava me sentindo bem. Não estava forçando muito porque sabia que a volta seria bem mais difícil. O percurso é uma grande reta por uma das partes da Av. das Torres, ida e volta. O ritmo caiu um pouco, mas senti que ainda estava bom, pace de 5:14 min/km. Por tratar-se de trechos com subida (e descidas), estava satisfeito.

Com cerca de 2,1 km percorridos foi feito o retorno e aí comecei a sentir o peso das subidas. Seriam as mesmas elevações, mas agora no sentido contrário. Claramente senti na 3ª subida o peso nas pernas, foram ficando mais duras, mas ainda me mantive no trote. Devagar e sempre. O pace do 3º km subiu para 5:47 min/km. 

Na minha cabeça faltavam mais 2 quilômetros e duas subidas. Eu já estava bem cansado da força feita na última subida. Além de estar com o coração saindo pela boca. Na tentativa de encarar a 4ª elevação acabei cedendo para uma caminhada. Não foi por muito tempo, mas perdi uns bons segundos neste trecho. O pace subiu mais um pouco e fechou em 6:11 min/km. 

Faltava somente mais 1 km e teoricamente mais 1 subida, mas para a minha surpresa e alegria avistei o retorno logo a frente e em seguida a chegada. O percurso total não totalizaria os 5 km, mas do jeito que eu estava me sentindo foi até bom. Cruzei a portal de chegada com o tempo líquido de 24min08. Conferindo o Garmin, a distância percorrida registrada foi de 4,37 km. Já corri melhor nas edições anteriores, mas agora são outras circunstâncias.

Cheguei, me hidratei, comi um pedaço de melancia, retirei a medalha e fiquei esperando pela Aninha. Sabia que ela sentiria também a corrida, pois não estava treinando e ainda mais morro (nem eu). Mas ela chegou bem e conseguiu concluir a prova em 31min16.

Depois de descansar um pouco ficamos assistindo a chegada dos amigos correndo na distância de 11 km. Apesar de largarem antes, tiveram um percurso muito mais longo e demorado pra completar a prova. Enquanto isso colocamos o papo em dia com o pessoal que não víamos há tempos. Aguardamos mais um pouco pra assistir a premiação e depois fomos embora para tomar um merecido café da manhã.

Percurso da prova (4,37 km) - 2023

Com a D. Eni, a grande homenageada e aniversariante !!!
Amigos das antigas. Muito legal reencontrar a Laurinha.
Confraria das Corridas, D. Ivone, Aninha e Laura também presentes na prova
Subindo...
(Foto: TLS - Foco Radical)
Eu e a Aninha após a chegada. Nós dois fizemos 5 km.
Medalha na mão


Medalha do  III Desafio Avenida das Torres - São José / SC
Certificado da Corrida III Desafio Avenida das Torres - São José / SC

Local: Av. das Torres em frente ao Bistek - São José / SC
Data: 30/04/2023
Horário: 07:30 hs (07:53 hs)
Distância: 5 km (4,37 km)

Inscrição: R$ 50 sem kit
Kit: chip descartável e número de peito.

Tempo: 24min08s
Pace: 5:30 min/km
Tênis: Saucony Kinvara 11

5 km
Colocação: 05 de 008 (50-54 anos)
Colocação: 36 de 073 (masculino)
Colocação: 49 de 189 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário