Após atravessarmos a ponte, seguimos em direção ao viaduto do Lago das Bandeiras, percorrendo quase 5,5 km até alcançar o túnel Antonieta de Barros. O sol começava a se fazer presente, então foi um alívio passar pelo túnel. Mantive o ritmo. Saímos do túnel e seguimos pela via Expressa Sul por mais 1 km, totalizando 7,5 km, onde foi o retorno dos 15 km. Os atletas dos 21 km continuaram por mais 3 km à frente para então retornar.
A volta até quase chegar na passagem pelo túnel ficou mais difícil porque precisamos vencer uma subidinha que quebra o ritmo. Meus paces em subida tem caído muito e nesse 9º km fechou em 5:52 min/km. Depois, voltou a melhorar assim que saímos do túnel até chegarmos na ponte.
A subida da ponte no final sempre foi um grande desafio pra mim, porque ela começa no 11º km e a essa altura as pernas já estão mais pesadas e a respiração bem ofegante. Dessa vez, como não exagerei tanto no esforço antes, consegui vencer esse trecho sem caminhar e apesar do pace ter ficado o maior de todos (6:09 min/km) achei até bom.
Tudo que sobe tem que descer, e é possível recuperar um pouco o pace na descida. Depois que descemos a ponte o trecho fica plano até o final. Normalmente dá pra retomar um ritmo melhor, mas vai ficando mais difícil pelo desgaste da prova. Nesse trecho final, já na avenida beira-mar continental o amigo Jabson, que estava fazendo os 21 km, passou por mim. E eu fazendo os 15 km.
Segui no meu ritmo, sem dar passadas muito largas para evitar uma possível cãibra. Notei que isso sempre acontece no final da prova, quando tento forçar. Por isso segui com passadas curtas até a linha de chegada. Completei a prova em 1h23min46, abaixo dos 1h25 que eu tinha me proposto a fazer. Porém, conforme registro do Garmin, a distância registrada total foi 14,89 km, 110 metros a menos. De qualquer forma seria sub 1h25.
Apesar de chegar bem cansado não me senti tão exausto. Logo que cheguei estavam entregando energético Bally bem geladinho para os atletas. Como desceu bem. Ainda bebi vários copos de água para hidratar bem. Peguei um um isotônico e a medalha. Somente a de 21 km era diferenciada a distância na medalha.
Mais tarde encontrei a Aninha e o Enio que tinham feito os 5 km e já estavam na arena por lá esperando. A Aninha completou a distância em 32min07 e o Enio em 24min20. Ficamos por lá com os amigos aproveitando as atrações, apresentações, distribuição de sorvete, energético, botons, entre outros, e aguardando a cerimônia de premiação. Particularmente peguei vários energéticos para reanimar.
O amigo Jabson participou da meia maratona (21k) e conquistou a 1ª colocação da categoria por faixa etária, ganhando mais um troféu para a sua coleção. Depois seguimos com os amigos para tomar nosso café da manhã no Imperatriz Supermercados, lá mesmo no bairro do Estreito.