domingo, 25 de setembro de 2011

25/09/2011 - II Corrida Rustica Beira mar São José / SC

II Corrida Rustica Beira mar São José / SC 

Esse final de semana era pra ser dedicado ao último treino longo para a Maratona de Santa Catarina, prevista para o próximo final de semana. Porém, havia duas corridas que eu queria participar: a de Caieiras, do nosso amigo Paulo (no sábado), e essa da Beira mar de São José no domingo, válida pelo ranking da ACORSJ. Por estar com o joelho instável e vindo de uma gripe forte tinha decidido por fazer o meu treino longo no sábado de manhã, mas não rolou e muito menos a corrida na parte da tarde. Estava ainda tomado pela gripe. 

Restou-me participar da Corrida Beira mar de São José, que tinha uma distância menor e era próximo de casa. Mas já sabia que não estava na minha melhor condição. 

Não precisei acordar tão cedo, pois a largada ficava a pouco mais de duas quadras de casa. Chegando por lá fui rapidamente pegar o kit, que dessa vez era composto por uma bela camiseta da X3. Acho que ainda estava meio baleado, pois após ter retirado o número do peito, Nº 06, não consegui mais encontrá-lo. Perdi e tive que pegar outro número (Nº 370). 

Um momento legal foi a estréia da Raquel, amiga da minha esposa, nas Corridas de Ruas. Encarou a distância de 4 Km e completou muito bem o percurso. Parabéns e continue sempre assim. 

A largada atrasou um pouco, não sei bem quanto, mas o suficiente para o sol começar a fazer ação sobre as nossas cabeças. Percurso conhecido: uma volta para 4 Km e duas voltas para 8 Km. 

Como não estava na melhor das minhas condições larguei mais fraco do que o normal. O começo até que vai bem e o meu primeiro quilômetro fechei em 4:25, mas nos quilômetros seguintes o cansaço parece que já chega mais rápido. As pernas até aguentam, mas o fôlego parece que vai embora rapidamente. Concluí o 2º e o 3º km em 4:44 e 4:45 min/Km, já bem mais alto que o 1º km. 

A essa altura o meu posicionamento na corrida já estava bem isolado quase definido. Distante dos atletas que seguiam a frente e atrás. Não estava conseguindo manter o ritmo e a partir do 4o Km o pace voltou a subir, já se aproximando dos 5 min/Km, com 4:55. Ainda bem que alguns atletas que seguiam a frente também começaram a cansar e pra motivar um pouco fui tentar fazer as ultrapassagens. Apesar do 5º, 6º e 7º km estarem ainda altos (4:58 / 4:59 / 4:53), consegui ganhar umas 3 posições. Estava extremamente sem fôlego me mantendo a duras penas. Normalmente esses últimos paces deveriam estar melhores. 

Veio a parte final e havia ainda uma ultrapassagem possível. Eu me arrastando e o atleta da frente a uns 50 metros. Arriscar o sprint antes faltando uns 500 metros, ou deixar para os metros finais ? Nem precisei pensar muito. Como estava quase no limite fui tentando reduzir essa distância aos pouquinhos e somente nos últimos 150 metros parti para o sprint final Consegui fazer a ultrapassagem já na boca do túnel de chegada, completando o percurso em 36min49s. Sei que essas ultrapassagens não valem muito (na maioria das vezes), mas ajudam na nossa motivação para a parte final da corrida. 

Esse tempo na distância de 8 Km para mim seria excelente, mas infelizmente a distância aferida pelo GPS era de 7,68 Km, estabelecendo um pace de 4:48 min/Km. Resultado bom pela atual situação, mas que poderia ter sido melhor. 

Agora é recuperar da gripe e chegar 100% para a maratona, pois aí sim será necessária toda a energia possível. 

Loucos por corridas com a volta do amigo Luisinho 
Expectativa para a largada 
Momento da largada 
Foco Radical
Estréia da Raquel nas Corridas - Parabéns !!! 

Local: Beira mar São José /SC 
Data: 25/09/2011
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 8 Km (7,68 Km) 

Inscrição: R$ 20,00 (sócio)
Kit: Camiseta e número do peito 

Tempo: 36min49s
Pace: 4:48 min/Km 

Colocação: 6 de 9 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 46 de 74 (masculino) 
Colocação: 50 de 88 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário