terça-feira, 29 de maio de 2012

27/05/2012 - Corrida e Caminhada SESI 2012


Corrida e Caminhado do SESI 2012




Era dia de rodada dupla: a Corrida do SESI de 5 Km de manhã e Corrida dos Perebas de 6 Km no período da tarde. Dia também de Ironman em Florianópolis. Menos mal que as corridas foram no continente, pois na ilha o trânsito ficou bastante complicado durante todo o dia.

Muita gente compareceu a Beira mar de São José, pois estava tendo várias atividades tanto para crianças como para os adultos. O dia estava bonito e ensolarado. A corrida e caminhada estava programada para às 10 horas.

Apesar de estar com uma leve dor no joelho estava com boas expectativas quanto a quebra de recorde pessoal nos 5 Km. A meta era abaixar dos 22 minutos. Meu melhor tempo tinha sido de 22min12s até o momento.

A largada atrasou um pouco e o calor foi ficando mais intenso. Optei por sair mais a frente para não perder muito tempo. Dada a largada percebi que todos saíram em disparada. Fui ficando para trás não entendendo muito o que estava acontecendo. Tentava me manter em um ritmo controlado para não me cansar logo, mas parecia que estava correndo em câmera lenta comparado aos demais atletas. Ao passar pelo 1º Km dei uma olhada para o cronômetro. Estava passando com o tempo de 4:05. Isso para mim é ritmo de tiro. Nunca tinha feito isso em corrida.

Mesmo assim me sentia devagar em relação aos outros atletas. Veio o 2º Km e com ele um pouco da recuperação. Consegui sustentar um pace baixo de 4:12 e fiz várias ultrapassagens. Agora era saber se conseguiria sustentar o ritmo. Água eu nem peguei para não perder tempo e corrida de 5 Km dá pra segurar.

Feito o retorno no final da beira mar já sentia mais o cansaço. Por outro lado, com as parciais feitas anteriormente me animava para tentar bater o meu novo recorde pessoal. O 3º Km também foi de ultrapassagens, completando em 4:23. Acho que estava conseguindo isso devido a vários atletas terem largado muito forte e estarem diminuindo o ritmo.

Meu 4º Km foi o pior e acho que talvez tenha exagerado um pouco. Foi o mais desgastante, pois tentei buscar mais algumas ultrapassagens e acho que forcei mais do que podia. O pace tinha ido para 4:32 e já no meu limite estava com aquela velha sensação de querer parar. Mas a essa altura eu só pensava no recorde. Era só mais 1 eterno Km.

Respirei fundo e tentei manter o ritmo, que seria mais do que o suficiente. Não tive forças para sustentar algumas posições que perdi na reta final. As corridas curtas nos exigem demais e são bastante sofridas na chegada. Cheguei quase me arrastando na linha de chegada, com o tempo de 21min30s. Aparentemente tinha conseguido cumprir o meu objetivo. Segundo o garmin a prova teve 4.97 Km e mesmo projetando o tempo para 5 Km iria para aproximadamente 21min38s. Considero mais que cumprido a meta.

Depois da prova, tivemos uma bela mesa de frutas e água. Ganhei até um par de meia e um squeeze em um sorteio, que fizeram antes da premiação. Só fiquei um pouco frustrado depois por saber que aquelas ultrapassagens que sofri na reta final me tiraram do pódium por 10 seg. Mas só um pouco, pois tinha ciência de que tinha feito o possível e o impossível, e esse era o meu melhor por enquanto.

Um destaque especial para a nossa amiga Marta, que deixou a máquina fotográfica e foi correr junto com o Bruninho, conquistando um lindo troféu pela classificação na geral feminina.

 Loucos por corridas crescendo
 Fausto, eu e o André (distraído com alguma coisa)
 Várias atividades para adultos e crianças
 Largada - Saíram voando
 Onde eu tava ? Logo atrás do Analto
Situação pós prova no sol

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 27/05/2012
Horário: 10:00 Hs 
Distância: 5 Km (4,97 Km) 

Inscrição: R$ 23,00  
Kit: Camiseta, número do peito e chip.    

Tempo: 21min30s
Pace: 4:20 min/Km

Colocação: 04 de 30 (categoria 31-45 anos)
Colocação: 20 de 74 (masculino)
Colocação: 20 de 88 (geral)

20/05/2012 - Corrida Pedra Branca 2012


Corrida Pedra Branca - 2012 - Palhoça / SC
Durante toda a semana o tempo tinha se mantido firme, sem chuvas. Mas no final de semana e no dia da corrida ela decidiu aparecer e com toda a força. Ano passado por pouco a edição não foi cancelada também por conta da forte chuva, que tinha ocorrido durante a madrugada.

Esta foi a minha segunda participação na Corrida Pedra Branca. Gosto de edições que mantém o mesmo percurso para poder comparar os tempos. Lembro-me que ano passado minha participação tinha sido um pouco sofrida por conta de alguns morros durante o percurso. Queria ver se tinha melhorado um pouco.

Ao chegar no local da prova o tempo estava instável. A chuva ia e voltava, e assim ficou durante toda a manhã. A largada foi dada perto das 9:00, e a chuva decidiu ficar mais intensa. Com isso já larguei ensopado e já pensava na dificuldade que seria para melhorar o desempenho em relação ao ano passado.

Como a largada para as provas de 3 Km, 6 Km e 12 Km seriam todas simultâneas, me posicionei bem a frente e não perdi muito tempo na largada. Isso já ajudou um pouco. No início fui tentando desviar das poças d´agua, mas como o tênis já estava todo molhado não me preocupei mais com isso.

Já sabendo do percurso, que consistia em dar 4 voltas pelas ruas do condomínio Pedra Branca, não abusei muito no início, pois logo apareceriam os morros. Na primeira volta não senti muito os morros, pois ainda estava com todo gás. O 1º Km e o 2º Km foram feitos em 4:19 e 4:24, ritmo que estou conseguindo manter no início das provas em percursos planos.

O GPS apontou o fechamento da 1ª volta com aproximadamente 2,9 Km, ao invés dos 3 Km. Com isso já sabia que o percurso teria menos que os 12 Km. Tinha que brigar por um tempo menor que 55 min. O 3º Km, apesar do percurso mais plano, foi completado em 4:30.

Já na 2ª volta o trecho de morro já não pareceu tão fácil assim como no começo. As pernas começaram a pesar e as várias oscilações elevaram o pace do 4º Km para 4:52. Depois, retornando a parte mais plana no 5º Km e 6º Km, voltei ao ritmo de 4:33 e 4:41, respectivamente.
Nessa passagem completando a 2ª volta, apesar de receber o apoio do pessoal que já havia terminado, fica aquele pensamento de ter que fazer mais 2 vezes o mesmo percurso. Mas quem tá na chuva é pra se molhar e lá fui eu para a 3ª volta.

Já bem mais cansado sofri muito pra vencer os morros pela 3ª vez, com aquela vontade de seguir andando. Mas perseguia a ideia de melhorar o meu tempo em relação ao ano passado. O pace nesse 7º Km aumentou para 4:55. Também estava me arrastando pra não parar. Depois com a descida e o percurso mais plano o ritmo voltou a melhorar: 4:31 no 8º Km e 4:29 no 9º Km.

Agora faltava somente a última volta, mas tinha novamente os morros malditos. Não consegui me manter no pace abaixo do 5 min/Km e o 10º Km foi para 5:01. Vencido os morros fui atrás de descontar a diferença nos quilômetros finais. No 11º Km com 4:28, fui me aproximando de alguns atletas que seguiam a minha frente durante quase toda a corrida. E na reta final consegui até fazer umas ultrapassagens.

Completei a prova em 53min04. Tempo esse que considerei excelente, se comparado ao do ano passado que havia sido de 57min40s. Diminuir mais de 4 minutos e com a forte chuva não estava nem na minha previsão mais otimista.

Aguardamos a chegada do amigo Renato, que agora também estava completando a sua 100ª corrida. Legal que começamos a participar das corridas na mesma época há aproximadamente 3 anos e continuamos curtindo e participando de quase todas na medida do possível. Parabéns, Renato.

Na chegada tivemos que ficar debaixo das tendas montadas para o evento, pois a chuva persistia em voltar. Tomei mais de cinco copos de gatorade para me hidratar e aproveitei para me servir da farta mesa de frutas disponíveis. Estrutura do evento muito boa, mesmo com a chuva.
Ainda seco antes da largada
Chuva intensa na largada
Completando a 1a. volta
Pouco antes do trecho de morros
Registro da chegada
Em aproximadamente 3 anos de corridas nós 3 (Eu, Renato e Ênio) estamos com praticamente 300 participações em corridas.
Parabéns Renato por completar a sua 100a corrida.
Local: Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 20/05/2012
Horário: 9:00 Hs Distância: 12 Km (11,56 Km) 

Inscrição: R$ 45,00  
Kit: Sacola, camiseta, revista, squeeze, número do peito e chip descartável    

Tempo: 53min04h
Pace: 4:35 min/Km

Colocação: 06 de 14 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 23 de 88 (masculino)
Colocação: 24 de 106 (geral)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

13/05/2012 - 2ª Meia maratona de Balneário Camboriú / SC

2a. Meia maratona de Balneário Camboriú
Corrida fora de casa tem que acordar bem cedo. Graças a ajuda do nosso amigo Eduardo Legal não precisei ir para Balneário Camboriú na véspera somente para retirar o kit. É muito chato não poder retirá-lo no dia da prova para quem é de fora. Não são todos que tem disponibilidade de tempo e recurso para ir um dia antes.

Cinco horas da manhã estava saindo rumo a Balneário Camboriú, ainda tudo escuro. Viagem tranquila e chegada bem cedo para poder estacionar mais próximo da largada.

A prova teve a distância de 5 Km e a da meia maratona com largadas diferenciadas. A largada da meia maratona ocorreu às 7:30 e da prova de 5 Km às 8:30. Isso facilita um pouco, pois não há grande concentração na largada.

Consciente da dificuldade do percurso o meu objetivo era melhorar o tempo em relação ao ano passado, que tinha sido de 1h48min42s, sob uma forte chuva e um enorme sacrifício. Recorde pessoal na meia maratona seria muito difícil.

A largada foi na praça central de Balneário Camboriú pela Av Atlântica. Inicialmente seguimos no sentido do Park Unipraias. Até lá foram aproximadamente 4 Km. Um percurso todo plano pela beira mar. Apesar de ter que correr inicialmente pela calçada para evitar o congestionamento por causa da avenida estreita, consegui desenvolver um bom ritmo, na sequência: 4:38 / 4:35 / 4:39 / 4:36. Como estava com a boca muito seca me hidratei logo no 3º Km.

Fizemos o retorno e passaríamos novamente pela praça central. O ritmo como era de se esperar caiu um pouco, mas ainda dentro do esperado: 4:39 / 4:41 / 4:43 / 4:44. Passando pela praça pudemos contar com o apoio dos amigos que assistiam e registravam a nossa passagem. Tivemos até um incentivo a mais do Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista nas olimpíadas de Atenas.

Agora seguíamos no sentido de Itajaí com mais 2 Km no plano. O ritmo se manteve: 4:43 e 4:41. Até aí tudo bem e dentro da normalidade. Mas como era sabido, chegou a tão temida estrada da Rainha, com um morro quase impossível de ser vencido correndo. Eu já sabendo disso tinha como estratégia utilizar essas subidas para me hidratar e tomar o gel de carboidrato (gentilmente cedido pelo nosso amigo Enio). Mesmo andando não fiquei muito para trás do pessoal que passava por mim correndo. E me aproximei novamente depois que terminou o morro. O pace nesse 11º Km foi para 6:02. Nada mal, considerando as condições.

Aí me meti a pegar uma garrafa de isotônico que só me atrapalhou. Como estava voltando ao meu ritmo mais forte anterior não estava conseguindo beber. Mais caía pra fora da boca que bebia. Tive que abandonar a garrafa quase cheia um pouco mais à frente. Retornando ao terreno mais ou menos plano fiz os paces 4:42 / 4:43 / 4:47 no 12º, 13º e 14º Km, respectivamente.

A partir do 15º Km não consegui mais sustentar o ritmo. O gás estava acabando e ainda faltava um terço do percurso. O esforço era grande mas nos quilômetros que se seguiram mal consegui manter o pace de 5 min/Km: 4:58 / 4:59 / 5:03 / 4:59. No 19º Km veio o retorno do tão temido morro e novamente usei parte dele para descansar e me hidratar. É muito cruel encarar essa adversidade a essa altura da corrida, mas é igual pra todo mundo e superamos. O pace ficou em 6:09 nesse quilômetro.

Agora faltava pouco mais de 2 Km. A subida anterior foi tão forte que para descer foi um sacrifício ter que ir freando. Haja joelho. Passado esse trecho ganharíamos novamente a beira mar plana. Pude gastar as minhas últimas reservas fazendo algumas últimas ultrapassagens e me distanciando de alguns atletas que vieram me acompanhando desde o início. O 20º Km fiz um incrível pace de 4:35 a essa altura, seguido de 4:43 no 21º Km.
Com mais uns 200 metros cruzei a linha de chegada, registrando um tempo líquido de 1h43min29s. Pra mim um excelente resultado com pouco menos de 1 minuto de diferença para o meu melhor tempo de 1h42min38s da última meia maratona internacional de Florianópolis. Porém, foram mais de 5 minutos em relação ao ano anterior.

Na chegada tivemos muita fartura de água, isotônicos, salgadinhos, frutas, como eu nunca tinha visto em uma corrida antes. Muito bom. Mais uma meia maratona na conta.

Percurso
Largada, do lado errado pra variar
Completando os primeiros 8 Km
Cruzando a linha de chegada: 1h43min29s
Medalhas na mão: até a filhinha do Eduardo Legal
Local: Balneário Camboriu / SC
Data: 13/05/2012
Horário: 7:30 Hs Distância: 21,1 Km (21,2 Km) 

Inscrição: R$ 50,00 
Kit: Sacola, camiseta, revistas, número do peito e chip descartável   

Tempo: 1h43min29s
Pace: 4:53 min/Km

Colocação: 20 de 49 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 137 de 318 (masculino)
Colocação: 143 de 391 (geral)

05/05/2012 - Corrida Aniversário da Polícia Militar / SC

Corrida Aniversário da Polícia Militar / SC

Essa foi a minha 4ª participação seguida na Corrida da Polícia Militar de Santa Catarina. Lembro-me até hoje como foi sofrida a minha participação na edição realizada em maio de 2009. Era a 2ª vez que participava de uma corrida e apesar de um percurso de aproximadamente 6 Km era realizada entre os altos e baixos do centro de Florianópolis.

Esse ano a novidade foi a mudança do percurso para a beira mar norte de Florianópolis com a distância de 7Km. Isso devido ao caos no trânsito provocado pelos vários bloqueios de ruas que a passagem dos atletas provocava.

Eu particularmente gosto de correr na beira mar por ser plano e mais seguro. Além do que não sou muito amigo das subidas e descidas do percurso anterior. 

O dia estava bonito, mas quente para correr. A largada marcada para as 15:30 atrasou por 35 minutos devido ao excesso de inscrições realizadas na hora. Tivemos a participação de grande número de atletas, principalmente de policiais militares e até do esquadrão do BOPE, pois se tratava de um evento em comemoração ao aniversário da PM/SC. Aliás, esse atraso foi bem providencial, pois o sol foi ficando mais fraco.

O percurso foi todo pela ciclovia da beira mar norte. Largaram aproximadamente 300 atletas em direção ao CIC. Eu não estava nos meus melhores dias. Correr no meio da tarde parece que dá uma certa moleza. Prefiro correr no período da manhã.

De qualquer forma parti com o objetivo de tentar novamente manter o meu pace em 4:30. O 1º Km como de costume foi mais forte, no embalo da largada, feito em 4:18. Mesmo assim estava atrás de vários atletas que normalmente correm em ritmo semelhante. Fiz o 2º e o 3º Km um pouco mais lento que o 1º, 4:29 em ambos, mas o suficiente ainda para me manter dentro do pace objetivo.

A partir de então, comecei a sentir mais o cansaço devido ao calor que ainda se mantinha. Tentava manter o meu ritmo, mas definitivamente estava impossível. Após o retorno próximo dos 3,5Km, consegui ainda completar o 4º Km com pace de 4:35. O esforço aumentava, mas o desempenho não. Em decorrência disso, perdi algumas posições no 5º e no 6º Km, que foram feitos em 4:42 e 4:44 respectivamente.

Definitivamente já estava impossível cumprir o objetivo do pace de 4:30. Ainda tentei forçar um pouco mais no Km final, completando a prova em 31min27s. O pace médio final ficou em 4:33. Não era o melhor dos meus resultados, mas foi bastante satisfatório em relação ao meu desempenho no ano anterior e devido as condições do dia.

Após vários copos de água para hidratação e as tradicionais fotos fui assistir a premiação. Deu pra perceber o alto nível da prova, deixando de fora do pódium vários atletas que normalmente tem presença garantida nas corridas aqui da região. No meu caso, mesmo melhorando o desempenho, a minha colocação na geral foi exatamente igual ao ano passado e na categoria até piorou.Local: Beira mar Norte - FLN / SC.
 
Largada. Olha eu ali.
Linda foto, André. Mesmo estando dirigindo.
Chegada apertada
BOPE completando o percurso cantando e batendo palmas
Fim de festa. Hora do descanso.
Local: Beira mar Norte - FLN/SC
Data: 05/05/2013
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 7 Km (6,91 Km) 

Inscrição: R$ 31,00 
Kit: Número do peito   

Tempo: 31min27s
Pace: 4:33 min/Km

Colocação: 13 de 20 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 92 de 242 (masculino)
Colocação: 99 de 283 (geral)

29/04/2012 - Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - FLN/SC

Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - FLN/SC


Esse foi o resultado que me deixou mais contente desde que comecei a correr. Depois de achar que já havia chegado no extremo do meu limite, descobri que não era verdade e que ele está um pouquinho mais a frente.

Como esta já é a minha terceira participação na Track&Field Run Series de Florianópolis já conhecia bem o percurso e sabia que é uma das poucas corridas daqui que realmente tem os 10 Km. Estava contando com essa corrida para consolidar a melhora do meu tempo nessa distância que era de 46min27s em um dos treinos recente ainda esse ano.

Acordei cedo pra não correr o risco de passar do horário, uma vez que a corrida costumar ser bem pontual. Não tive problemas para  estacionar o carro, pois as vagas do Shopping foram liberadas para os participantes. Peguei rapidamente o chip e já aproveitei para tirar uma foto que saía na hora na máquina disponibilizada pela organização, registrando mais uma participação. Isso tinha que ser no início mesmo, pois depois a fila ficou enorme.

Quando o evento é bom, o tempo passa muito rápido. Após algumas fotos iniciais e uns bate papos com os amigos já era hora do alongamento. Como eu que queria tentar melhorar o meu tempo fui para o portal de largada e me posicionei próximo da onda de pace que eu pretendia fazer “4:30 min/Km”. A organização disponibilizou vários ritmistas e para a minha sorte o ritmista dos “4:30” era o nosso amigo Sebastião. Como eu nunca havia conseguido manter esse ritmo durante todo o percurso, a estratégia era conseguir seguir o Sebastião enquanto pudesse e depois completar como fosse possível. 

Saí bem na frente e dessa vez não perdi tempo na largada. Ao meu lado estava o Sebastião e mais alguns atletas que também tinham o mesmo objetivo de pace. A idéia era exatamente essa, acompanhar esse pelotão. Passamos pelo 1o Km com 4:16, bom para o começo. Um pouco antes de completar o 2o Km, como havia muita concentração de atletas em volta do ritmista, optei por correr por fora e mais livre. 

Estava me sentindo bem e havia conseguido fechar o 2o e o 3o Km em 4:21 e 4:28, respectivamente. Nesse momento segui um pouco mais à frente do Sebastião, que tinha como missão manter o pace de 4:30 durante todo o percurso.

Com o corpo aquecido e estabilizado era hora de tentar manter o ritmo, apesar de saber que essa seria a parte mais difícil. Porém, pela primeira vez percebi como é interessante correr junto dos atletas com objetivos iguais ao seu. Parece que temos uma motivação a mais. Consegui fechar o 4o Km em 4:34 e o 5o Km em 4:33, registrando o meu melhor tempo na distância de 22min13s. Nesse exato momento estava fazendo o retorno para abrir a 2a volta.

Metade do percurso já tinha vencido. A partir daí é que seria difícil manter o ritmo. Ainda com vários companheiros de pace em volta, consegui completar o 6o em 4:34 e o 7o Km em 4:32. Por enquanto estava na minha corrida ideal, acima de quaisquer das minhas expectativas. Apesar de já estar sentindo bastante o desgaste, não saía da minha cabeça a possibilidade de abaixar o meu tempo e de preferência com um sub-45min.
Porém, aquela vontade de parar e andar pelo menos um pouquinho rondava a minha mente. Estava muito puxado para o que eu estava acostumado. Resolvi reduzir um pouco o ritmo, mas o suficiente para não quebrar totalmente. O 8a Km fechei em 4:37 e o 9o Km em 4:39. Foram apenas alguns segundos a mais, mas o bastante para sofrer algumas ultrapassagens. Tinha gente com reserva guardada para o final. Mas tudo bem, a minha briga era contra o relógio.

No ritmo que eu estava conseguiria melhorar razoavelmente o meu tempo. Entrei então pelo último quilômetro. As minhas reservas de energias estavam acabando. E faltando pouco mais de 500 metros para o final, o Sebastião emparelhou novamente comigo (pacer de 4:30). Estava tão perto de conseguir um resultado que estava batalhando a meses. Disse para ele: “vai para eu te acompanhar”. Foi o que me ajudou. Ele manteve o ritmo e fui aos trancos e barrancos tentando acompanhá-lo. Nos últimos 200 metros, ainda com a esperança de um bom resultado, dei aquele sprint final com o restinho de gás que faltava.

Ao entrar na reta final avistei o relógio do portal de chegada e faltando pouco mais de 30 metros vi ele virar para os 45 minutos. Pensei, lá se foi o meu sub-45. Mesmo assim acelerei mais um pouco, inclusive passando outra atleta que fez uma manobra arriscada a minha frente, quase provocando uma bela de uma trombada. Cruzei a linha de chegada exausto com o tempo no relógio apontando 45min07s. Esse era o tempo bruto. Meu tempo líquido recebido no celular indicou 45min04s. E para a minha total felicidade, a minha passagem pelos 10 Km foi registrada em 44min58s. Segundo o meu garmin o percurso total teve 10,03 Km, ou seja, 30 metros a mais.

Somente após a chegada lembrei de me hidratar. Durante todo o percurso, apesar de ter vários postos, passei por eles sem tomar nada de água. Acho que isso foi importante para eu poupar alguns segundos. Não posso deixar de agradecer o pacer e amigo Sebastião que foi o meu referencial durante toda a corrida e me conduziu em um ritmo cadenciado a obter esse resultado.

Essa corrida foi impecável em todos os sentidos para mim. Não diferente das outras edições a organização foi nota dez, inclusive com a divulgação do resultado poucas horas depois. E o melhor é que no mês de setembro teremos mais !!!
Amigo Sebastião - pacer 4:30
Sucesso total - o tempo também ajudou
Bloco de atletas correndo em ritmo de 4:30
Completando a 1a. volta
Esforço final
Essa turma é dez

Local: Shopping Iguatemi - FLN / SC
Data: 29/04/2012
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10 Km (10,03 Km) 

Inscrição: R$ 86,00 
Kit: Camiseta, meia, toalhinha, cadarço elástico, sacola, cupom de desconto e chip.   

Tempo: 45min04s
Pace: 4:30 min/Km

Colocação: 11 de 59 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 83 de 383 (masculino)
Colocação: 90 de 539 (geral)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

21/04/2012 - Corrida Rústica de Palhoça / SC


Corrida Rustica de Palhoça / SC


Mais uma corrida com percurso diferente. É muito bom variar de vez em quando. Essa era uma prova em comemoração ao aniversário de Palhoça e foi realizada nas redondezas da prefeitura da cidade.

Com as inscrições gratuitas e premiação em dinheiro muitos atletas de ponta vieram de diversas cidades do estado. Isso tornou a prova bastante disputada.

Pelo anúncio, a largada estava prevista para às 15 horas. Almocei cedo e comi pouco. Cheguei com o Ênio bem cedinho, pois não sabíamos direito o local. Só depois descobri que às 15 horas seria a corrida das crianças. Com isso tive que ficar esperando mais de duas horas. Mas foi bom, pois deu pra colocar o papo em dia.

Nunca tinha visto tanta criança participando das corridas. Aliás, tinha muito mais crianças que adultos. Uma ação muito legal de incentivo ao esporte desses pequenos. E vocês acham que a disputa foi tranqüila ? Pudemos ver altos pegas nas diversas categorias da criançada.

Minha expectativa para a corrida era das melhores. Queria abaixar o meu melhor tempo nos 5 Km, que era de 22min20s. Mas um pouco antes do inicio já anunciavam que o percurso teria um morro a vencer. Se fosse somente um estaria bom...

Devido a grande quantidade de crianças e a premiação a largada foi realizada às 16h30min. A estratégia era correr o que desse no máximo possível, enquanto agüentasse.

Na largada acabo nem controlando muito o pace, mas tento acompanhar os atletas que normalmente correm próximo do meu ritmo. Não sei se isso é o melhor, mas o meu 1º Km incrivelmente foi feito em 4:01. Esse é o tempo que geralmente consigo em um super tiro. Resolvi então reduzir um pouco e tentar sustentar o ritmo abaixo de 4:30 nos próximos quilômetros.

Veio o 2º Km e ainda com o percurso plano consegui sustentar o pace em 4:17. Com certeza essa passagem era a minha melhor marca nos 2 Km (8min18s). Tudo indicava que conseguiria cumprir meu objetivo, mas não pensem que estava sendo fácil. A sensação era aquela de querer desistir contra a vontade de quebrar o recorde pessoal.

No 3º Km o ritmo já estava mais normal, 4:38. Fazia também a minha melhor marca nos 3 Km (12min57s). Ao mesmo tempo que corria sofrendo pra não quebrar, seguia contente por estar no meu melhor ritmo. Eis que chegou o morro maldito, ou melhor, os morros malditos. Foi o suficiente para quebrar totalmente o meu pace. Fiz todo o esforço possível pra tentar mantê-lo até o fim, mas não deu. O 4º Km foi fechado em 4:58.

A essa altura entrava na última parte da corrida, que pré-anunciavam ter 4,8 Km. Tentei forçar novamente nessa parte final, mas não estava em condições físicas de sustentar um sprint final. Fiz umas ultrapassagens, fui ultrapassado, mas no final acho que cheguei bem. Apesar de muito exausto cruzei a linha de chegada com o tempo de 22min13s. Num primeiro instante fiquei contente, pois este seria o meu melhor tempo na distância. Aí lembrei que a corrida não teria os 5 Km. Na verdade, segundo o garmin, ela teve 4,97 Km.

Fiquei na dúvida, 30 metros em 6 segundos, seria possível ? Não importa, pois de qualquer forma consegui melhorar meus tempos pelo menos até o 3º Km e depois tiveram os morros.

Dessa vez não teve medalhas (fazia anos que não deixava de ganhar uma medalhinha) e para o troféu ainda vou ter que comer muito arroz com feijão. Fiquei em 7º na categoria.

Loucos por Corridas
Grande participação das crianças
Largada
Completando o 3o Km
Fim de festa e missão cumprida
Local: Pagani - Palhoça / SC
Data: 21/04/2012
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 5 Km (4,97 Km) 

Inscrição: Gratuita 
Kit: Não tem    

Tempo: 22min13s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 7 de 12 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 49 de 91 (masculino - estimado)
Colocação: 54 de 123 (geral - estimado)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

08/04/2012 - 1ª Corrida de Páscoa dos Perebas

1a Corrida de Páscoa dos Perebas

Essa corrida da Páscoa fechou os meus primeiros 3 anos de participações em corridas de ruas, totalizando 108 até o momento. Tudo começou no meu primeiro desafio de participar da prova de 10 Km na IX Maratona de Santa Catarina, no dia 19/04/2009. De lá pra cá nunca mais parei e espero continuar por muitos e muitos anos, envelhecendo com saúde e pra ver se consigo ganhar um troféu na categoria, pelo menos.

Mas voltando a 1a Corrida de Páscoa dos Perebas eu quase desisti de ir depois que o céu tinha se fechado totalmente e anunciava um baita temporal. Louco que é louco não se abate por um tempo ruim. Fui lá pra conferir se realmente ia ter. E enquanto fazia a minha inscrição, eis que desaba um temporal. Pensei, agora já era. Até a corrida das crianças ficaria prejudicada.

Que nada. A chuva só durou uns 15 minutos e foi totalmente embora, deixando um tempo muito bom para correr. A largada atrasou um pouco, mas valeu a pena pra gente correr menos molhado.

Essa era mais uma tentativa de abaixar o meu tempo nessa que é uma das corridas com percurso mais irregular entre altos e baixos. Meu melhor tempo tinha sido em Outubro de 2010, 27min14s.
Com o tempo bem fresco e sem chuva, mais de 45 atletas largaram. Eu ia tentar manter o pace mais próximo possível do meu objetivo, cerca de 4:40.

Por incrível que pareça no 1o Km, que já inicia com uma boa subida, consegui registrar um bom pace de 4:29, me deixando bastante animado. Ainda consegui manter o ritmo dentro do esperado no 2o e no 3o Km, 4:40 e 4:42, respectivamente. Mas tinha conseguido isso a duras penas. O bom é que a essa altura já havia feito o retorno de volta. Faltava menos que a metade pra sustentar o mesmo ritmo.

Quem disse que sustentar o ritmo em um percurso variado como esse é possível. O pace no 4o Km subiu um pouco, 4:46, mas nada que fosse impossível de se recuperar. O problema foi a parte final. Um trecho que pega a gente perto do limite, e bem no limite mesmo. Estava me arrastando na subida final, que é muito cruel. Vi minhas esperanças de bater meu recorde da prova novamente ir para o brejo. O seu Ademir e o seu Antônio que estavam logo atrás acabaram me passando. O pace foi para 5:12 e olha que me esforcei.

Superada a grande subida só faltava mais alguns metros e depois partir para a descida final. Foi nessa hora que fiz meu último esforço para ainda tentar ultrapassar quatro atletas que vinham a minha frente. Mas somente consegui passar por dois somente. Estava totalmente exausto. Tanto que nem consegui cravar o cronômetro. Só consegui ver depois que tinha feito o tempo de 27min18s. Passei raspando novamente.

Vai ter que ficar para a próxima. Bebi bastante isotônico, água e comi até uns cachorros-quentes. Aguardei a premiação, em que fiquei em 4o na categoria, e fui quase contente para casa. Faltaram 5 segundos.

Atletas se reunindo após a chuva
Chegando muito perto do meu melhor tempo
Pós prova
Dessa vez sobrou um lugarzinho pra mim

Local: Abraão - FLN / SC 
Data: 08/04/2012
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 5 Km (5,78 Km) 

Inscrição: R$ 10,00  
Kit: Não tem    

Tempo: 27min18s
Pace: 4:43 min/Km

Colocação: 4 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 19 de 36 (masculino)
Colocação: 20 de 40 (geral)