quinta-feira, 10 de maio de 2012

08/04/2012 - 1ª Corrida de Páscoa dos Perebas

1a Corrida de Páscoa dos Perebas

Essa corrida da Páscoa fechou os meus primeiros 3 anos de participações em corridas de ruas, totalizando 108 até o momento. Tudo começou no meu primeiro desafio de participar da prova de 10 Km na IX Maratona de Santa Catarina, no dia 19/04/2009. De lá pra cá nunca mais parei e espero continuar por muitos e muitos anos, envelhecendo com saúde e pra ver se consigo ganhar um troféu na categoria, pelo menos.

Mas voltando a 1a Corrida de Páscoa dos Perebas eu quase desisti de ir depois que o céu tinha se fechado totalmente e anunciava um baita temporal. Louco que é louco não se abate por um tempo ruim. Fui lá pra conferir se realmente ia ter. E enquanto fazia a minha inscrição, eis que desaba um temporal. Pensei, agora já era. Até a corrida das crianças ficaria prejudicada.

Que nada. A chuva só durou uns 15 minutos e foi totalmente embora, deixando um tempo muito bom para correr. A largada atrasou um pouco, mas valeu a pena pra gente correr menos molhado.

Essa era mais uma tentativa de abaixar o meu tempo nessa que é uma das corridas com percurso mais irregular entre altos e baixos. Meu melhor tempo tinha sido em Outubro de 2010, 27min14s.
Com o tempo bem fresco e sem chuva, mais de 45 atletas largaram. Eu ia tentar manter o pace mais próximo possível do meu objetivo, cerca de 4:40.

Por incrível que pareça no 1o Km, que já inicia com uma boa subida, consegui registrar um bom pace de 4:29, me deixando bastante animado. Ainda consegui manter o ritmo dentro do esperado no 2o e no 3o Km, 4:40 e 4:42, respectivamente. Mas tinha conseguido isso a duras penas. O bom é que a essa altura já havia feito o retorno de volta. Faltava menos que a metade pra sustentar o mesmo ritmo.

Quem disse que sustentar o ritmo em um percurso variado como esse é possível. O pace no 4o Km subiu um pouco, 4:46, mas nada que fosse impossível de se recuperar. O problema foi a parte final. Um trecho que pega a gente perto do limite, e bem no limite mesmo. Estava me arrastando na subida final, que é muito cruel. Vi minhas esperanças de bater meu recorde da prova novamente ir para o brejo. O seu Ademir e o seu Antônio que estavam logo atrás acabaram me passando. O pace foi para 5:12 e olha que me esforcei.

Superada a grande subida só faltava mais alguns metros e depois partir para a descida final. Foi nessa hora que fiz meu último esforço para ainda tentar ultrapassar quatro atletas que vinham a minha frente. Mas somente consegui passar por dois somente. Estava totalmente exausto. Tanto que nem consegui cravar o cronômetro. Só consegui ver depois que tinha feito o tempo de 27min18s. Passei raspando novamente.

Vai ter que ficar para a próxima. Bebi bastante isotônico, água e comi até uns cachorros-quentes. Aguardei a premiação, em que fiquei em 4o na categoria, e fui quase contente para casa. Faltaram 5 segundos.

Atletas se reunindo após a chuva
Chegando muito perto do meu melhor tempo
Pós prova
Dessa vez sobrou um lugarzinho pra mim

Local: Abraão - FLN / SC 
Data: 08/04/2012
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 5 Km (5,78 Km) 

Inscrição: R$ 10,00  
Kit: Não tem    

Tempo: 27min18s
Pace: 4:43 min/Km

Colocação: 4 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 19 de 36 (masculino)
Colocação: 20 de 40 (geral)

Um comentário:

  1. Eduardo,
    Parabéns pelos três anos de corrida de rua!!
    Não seja tão exigente, 27:18 é praticamente 27:14. Pra mim, tais voando baixíssimo!!!

    Forte abraço,
    Helena
    Correndo de bem com a vida
    @correndodebem

    ResponderExcluir