terça-feira, 29 de maio de 2012

20/05/2012 - Corrida Pedra Branca 2012


Corrida Pedra Branca - 2012 - Palhoça / SC
Durante toda a semana o tempo tinha se mantido firme, sem chuvas. Mas no final de semana e no dia da corrida ela decidiu aparecer e com toda a força. Ano passado por pouco a edição não foi cancelada também por conta da forte chuva, que tinha ocorrido durante a madrugada.

Esta foi a minha segunda participação na Corrida Pedra Branca. Gosto de edições que mantém o mesmo percurso para poder comparar os tempos. Lembro-me que ano passado minha participação tinha sido um pouco sofrida por conta de alguns morros durante o percurso. Queria ver se tinha melhorado um pouco.

Ao chegar no local da prova o tempo estava instável. A chuva ia e voltava, e assim ficou durante toda a manhã. A largada foi dada perto das 9:00, e a chuva decidiu ficar mais intensa. Com isso já larguei ensopado e já pensava na dificuldade que seria para melhorar o desempenho em relação ao ano passado.

Como a largada para as provas de 3 Km, 6 Km e 12 Km seriam todas simultâneas, me posicionei bem a frente e não perdi muito tempo na largada. Isso já ajudou um pouco. No início fui tentando desviar das poças d´agua, mas como o tênis já estava todo molhado não me preocupei mais com isso.

Já sabendo do percurso, que consistia em dar 4 voltas pelas ruas do condomínio Pedra Branca, não abusei muito no início, pois logo apareceriam os morros. Na primeira volta não senti muito os morros, pois ainda estava com todo gás. O 1º Km e o 2º Km foram feitos em 4:19 e 4:24, ritmo que estou conseguindo manter no início das provas em percursos planos.

O GPS apontou o fechamento da 1ª volta com aproximadamente 2,9 Km, ao invés dos 3 Km. Com isso já sabia que o percurso teria menos que os 12 Km. Tinha que brigar por um tempo menor que 55 min. O 3º Km, apesar do percurso mais plano, foi completado em 4:30.

Já na 2ª volta o trecho de morro já não pareceu tão fácil assim como no começo. As pernas começaram a pesar e as várias oscilações elevaram o pace do 4º Km para 4:52. Depois, retornando a parte mais plana no 5º Km e 6º Km, voltei ao ritmo de 4:33 e 4:41, respectivamente.
Nessa passagem completando a 2ª volta, apesar de receber o apoio do pessoal que já havia terminado, fica aquele pensamento de ter que fazer mais 2 vezes o mesmo percurso. Mas quem tá na chuva é pra se molhar e lá fui eu para a 3ª volta.

Já bem mais cansado sofri muito pra vencer os morros pela 3ª vez, com aquela vontade de seguir andando. Mas perseguia a ideia de melhorar o meu tempo em relação ao ano passado. O pace nesse 7º Km aumentou para 4:55. Também estava me arrastando pra não parar. Depois com a descida e o percurso mais plano o ritmo voltou a melhorar: 4:31 no 8º Km e 4:29 no 9º Km.

Agora faltava somente a última volta, mas tinha novamente os morros malditos. Não consegui me manter no pace abaixo do 5 min/Km e o 10º Km foi para 5:01. Vencido os morros fui atrás de descontar a diferença nos quilômetros finais. No 11º Km com 4:28, fui me aproximando de alguns atletas que seguiam a minha frente durante quase toda a corrida. E na reta final consegui até fazer umas ultrapassagens.

Completei a prova em 53min04. Tempo esse que considerei excelente, se comparado ao do ano passado que havia sido de 57min40s. Diminuir mais de 4 minutos e com a forte chuva não estava nem na minha previsão mais otimista.

Aguardamos a chegada do amigo Renato, que agora também estava completando a sua 100ª corrida. Legal que começamos a participar das corridas na mesma época há aproximadamente 3 anos e continuamos curtindo e participando de quase todas na medida do possível. Parabéns, Renato.

Na chegada tivemos que ficar debaixo das tendas montadas para o evento, pois a chuva persistia em voltar. Tomei mais de cinco copos de gatorade para me hidratar e aproveitei para me servir da farta mesa de frutas disponíveis. Estrutura do evento muito boa, mesmo com a chuva.
Ainda seco antes da largada
Chuva intensa na largada
Completando a 1a. volta
Pouco antes do trecho de morros
Registro da chegada
Em aproximadamente 3 anos de corridas nós 3 (Eu, Renato e Ênio) estamos com praticamente 300 participações em corridas.
Parabéns Renato por completar a sua 100a corrida.
Local: Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 20/05/2012
Horário: 9:00 Hs Distância: 12 Km (11,56 Km) 

Inscrição: R$ 45,00  
Kit: Sacola, camiseta, revista, squeeze, número do peito e chip descartável    

Tempo: 53min04h
Pace: 4:35 min/Km

Colocação: 06 de 14 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 23 de 88 (masculino)
Colocação: 24 de 106 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário