terça-feira, 29 de maio de 2012

27/05/2012 - Corrida e Caminhada SESI 2012


Corrida e Caminhado do SESI 2012




Era dia de rodada dupla: a Corrida do SESI de 5 Km de manhã e Corrida dos Perebas de 6 Km no período da tarde. Dia também de Ironman em Florianópolis. Menos mal que as corridas foram no continente, pois na ilha o trânsito ficou bastante complicado durante todo o dia.

Muita gente compareceu a Beira mar de São José, pois estava tendo várias atividades tanto para crianças como para os adultos. O dia estava bonito e ensolarado. A corrida e caminhada estava programada para às 10 horas.

Apesar de estar com uma leve dor no joelho estava com boas expectativas quanto a quebra de recorde pessoal nos 5 Km. A meta era abaixar dos 22 minutos. Meu melhor tempo tinha sido de 22min12s até o momento.

A largada atrasou um pouco e o calor foi ficando mais intenso. Optei por sair mais a frente para não perder muito tempo. Dada a largada percebi que todos saíram em disparada. Fui ficando para trás não entendendo muito o que estava acontecendo. Tentava me manter em um ritmo controlado para não me cansar logo, mas parecia que estava correndo em câmera lenta comparado aos demais atletas. Ao passar pelo 1º Km dei uma olhada para o cronômetro. Estava passando com o tempo de 4:05. Isso para mim é ritmo de tiro. Nunca tinha feito isso em corrida.

Mesmo assim me sentia devagar em relação aos outros atletas. Veio o 2º Km e com ele um pouco da recuperação. Consegui sustentar um pace baixo de 4:12 e fiz várias ultrapassagens. Agora era saber se conseguiria sustentar o ritmo. Água eu nem peguei para não perder tempo e corrida de 5 Km dá pra segurar.

Feito o retorno no final da beira mar já sentia mais o cansaço. Por outro lado, com as parciais feitas anteriormente me animava para tentar bater o meu novo recorde pessoal. O 3º Km também foi de ultrapassagens, completando em 4:23. Acho que estava conseguindo isso devido a vários atletas terem largado muito forte e estarem diminuindo o ritmo.

Meu 4º Km foi o pior e acho que talvez tenha exagerado um pouco. Foi o mais desgastante, pois tentei buscar mais algumas ultrapassagens e acho que forcei mais do que podia. O pace tinha ido para 4:32 e já no meu limite estava com aquela velha sensação de querer parar. Mas a essa altura eu só pensava no recorde. Era só mais 1 eterno Km.

Respirei fundo e tentei manter o ritmo, que seria mais do que o suficiente. Não tive forças para sustentar algumas posições que perdi na reta final. As corridas curtas nos exigem demais e são bastante sofridas na chegada. Cheguei quase me arrastando na linha de chegada, com o tempo de 21min30s. Aparentemente tinha conseguido cumprir o meu objetivo. Segundo o garmin a prova teve 4.97 Km e mesmo projetando o tempo para 5 Km iria para aproximadamente 21min38s. Considero mais que cumprido a meta.

Depois da prova, tivemos uma bela mesa de frutas e água. Ganhei até um par de meia e um squeeze em um sorteio, que fizeram antes da premiação. Só fiquei um pouco frustrado depois por saber que aquelas ultrapassagens que sofri na reta final me tiraram do pódium por 10 seg. Mas só um pouco, pois tinha ciência de que tinha feito o possível e o impossível, e esse era o meu melhor por enquanto.

Um destaque especial para a nossa amiga Marta, que deixou a máquina fotográfica e foi correr junto com o Bruninho, conquistando um lindo troféu pela classificação na geral feminina.

 Loucos por corridas crescendo
 Fausto, eu e o André (distraído com alguma coisa)
 Várias atividades para adultos e crianças
 Largada - Saíram voando
 Onde eu tava ? Logo atrás do Analto
Situação pós prova no sol

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 27/05/2012
Horário: 10:00 Hs 
Distância: 5 Km (4,97 Km) 

Inscrição: R$ 23,00  
Kit: Camiseta, número do peito e chip.    

Tempo: 21min30s
Pace: 4:20 min/Km

Colocação: 04 de 30 (categoria 31-45 anos)
Colocação: 20 de 74 (masculino)
Colocação: 20 de 88 (geral)

Um comentário:

  1. É isso aí. Tem que terminar a prova com a sensação de que foi feito o que dava pra fazer. Depois a gente percebe que ficou sem o pódio por segundos, mas faz parte. Conseguir o recorde já compensa muito. Rumo à Meia.

    ResponderExcluir