terça-feira, 2 de outubro de 2012

23/09/2012 - Corrida da Primavera dos Perebas

Corrida da Primavera dos Perebas - FLN/SC

Depois uma corridinha forte de 5 Km durante o período da manhã. Lá estava eu e mais alguns loucos por corridas participando de mais uma edição da Corrida dos Perebas, realizada sempre no mesmo local e com a mesma dificuldade de percurso entre altos e baixos. Gosto disso pra verificar a minha melhora, ou piora nos tempos.

Na verdade acho que não deveria estar fazendo isso em uma semana véspera de Maratona, mas não pude resistir. Dessa vez ia usar mais como um treino mesmo em morros, pois não estava com muita força e disposição para uma outra corrida forte.

Como de costume, primeiro foram realizadas as provas infantis, nas várias faixas etárias. Nessa oportunidade havia mais crianças no evento que adultos. Pouco depois das 16 horas foi dada a largada principal, com a participação de aproximadamente 40 atletas. Eram poucos, mas de excelente nível.

Eu iniciei a corrida de forma bastante conservadora, mesmo porque ela já começa com uma baita de uma subida. Não era prova pra bater recorde pessoal, que ainda se mantém em 26min32s. Então, parti com a idéia de fazer um treino forte, mas sem correr no limite.

Já na largada fiquei para trás, pois a maioria dos atletas saiu bem forte. Após vencer a subida inicial comecei a entrar em um ritmo melhor e mais constante. Com isso fui recuperando algumas posições. Sentia que podia forçar um pouco mais, mas dessa vez preferi não levar no meu limite. Simplesmente iria correr forte.

1º Km - 05:00
4º Km - 04:46
2º Km - 04:49
5º Km - 05:14
3º Km - 04:48
750m – 03:16

Entre o 2o e o 4o Km consegui manter um ritmo bem constante, pois apesar dos morros, eles não eram tão acentuados, o que não ocorre no início e no final do percurso. As provas do Pereba eu tenho uma tremenda dificuldade no último quilômetro, onde chegamos já exaustos e temos que enfrentar uma longa e acentuada subida. Não tem como manter o ritmo. Pelo menos para mim é impossível. A parte boa é que depois da subida tem uma longa e acentuada descida que termina já na chegada. Porém merece um certo cuidado, pois qualquer deslize pode render um belo tombo.

O meu tempo foi de 27min53s, o suficiente pra ficar sem o cachorro-quente que geralmente sobra da corrida das crianças. Mas tinha bastante banana e suco pra compensar. Pelo tempo final até que não achei tão mal pelas circunstâncias. O que vale nessa corrida é a proposta social.
Próxima parada: Maratona de Santa Catarina 2012

 Pronto para mais uma
 Largada das crianças e alguns Loucos por Corridas
Anselmo, Ênio e eu em rodada dupla
Largada das crianças com o Bruninho
 Pra baixo todo santo ajuda...chegando,
Dessa vez nem deu pra ficar no podium

Local: Abraão - FLN/SC
Data: 23/09/2012 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 6Km (5,750 Km) 

Inscrição: 1 Kg de alimento
Kit: não tem    

Tempo: 27min52s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 06 de 06 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 24 de 37 (masculino)
Colocação: 24 de 39 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns por esta prova! Já estou esperando o relato da Maratona...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prova do Analto sempre tem o último km com uma baita subida para atrapalhar o ritmo que já vem caindo. Quero ver o da maratona. Estou sem vontade nenhuma de escrever o meu relato.

    ResponderExcluir