quarta-feira, 31 de outubro de 2012

27/10/2012 - Mini maratona Santos Dumont Base Aérea - 2012

Mini maratona Santos Dumont Base Aérea - 2012
Corrida com inscrição gratuita e ainda mais com percurso dentro da Base aérea de Florianópolis é garantia de presença de muitos atletas. Tanto que as inscrições se encerraram faltando quase 2 meses para a prova.

Essa é umas das poucas provas que consegui fazer pelo 4o ano consecutivo. Isso é legal, pois me permite verificar a minha evolução, ou não. Em 2009, com um percurso um pouco mais longo, o meu tempo foi 55min10s. Em 2010 baixou para 48min49s. Em 2011 melhorei pouca coisa, 48min02s. E agora em 2012 o objetivo era baixar dos 48 minutos.

Na chegada, encontrei com vários amigos “Loucos por Corridas”, aliás quase todos. Nem dava tempo pra conversar com todo mundo. Se no início das minhas participações em corridas a espera pela largada era uma eternidade, agora o período antes da largada passa voando.

A buzina soou quase na hora marcada, 16h05min. O percurso de praticamente 10 Km seria feito primeiro no sentido do morro, já conhecido, mas não menos difícil. Melhor assim, pois enfrentar o morro na parte final da corrida ninguém merece.

Não tinha grandes pretensões de tempo para essa prova. Eu não iria dar tudo de mim, pois estava na expectativa de participar da meia maratona de Pomerode. E isso dependeria muito do estado que eu me encontraria no final. Mas isso também não significaria que eu deixaria de brigar por um tempo melhor que o do ano passado.

Posicionei-me no pelotão intermediário na largada. Isso para não cair na tentação de sair forte demais. Larguei bem tranquilo e parecia até devagar demais. Eu sabia que o morro viria rápido e não queria me esforçar demais antes dele. Vários atletas largaram forte e eu mal conseguia acompanhá-los. Eis que surge o início do morro. Aos poucos fui ganhando várias posições, pois o morro não perdoava e já fazia alguns atletas caminhar.

Após vencer o primeiro morro logicamente vem uma descidinha, mas logo engata uma outra subida em piso de  paralelepípedo, onde percorremos até a ponta extrema da base para fazer o retorno. Não acredito que fiz isso. Logo após o retorno percebi que tinha cometido um erro infantil. Tinha esquecido de amarrar direito o cadarço do tênis esquerdo. Resultado, o laço se soltou e eu tive que fazer um pit stop para amarrá-lo novamente. Foi rapidinho, mas mesmo assim quebra o ritmo e perdem-se alguns segundos e posições, principalmente no começo da prova. O registro do meu 2oKm mostra isso.

1º Km – 04:53
4º Km – 04:52
7º Km – 04:45
650 m – 02:57
2º Km - 05:13
5º Km - 04:52
8º Km - 04:51

3º Km - 04:35
6º Km - 04:51
9º Km - 04:56


Mesmo com o pit stop não planejado, o percurso pelos morros já foi o suficiente para me deixar bastante cansado, e isso já me fazia imaginar que o restante da prova não seria nada fácil, apesar dos próximos 7 Km aproximadamente serem planos.

No 3o Km com o embalo da última descida antes de ganhar o trecho plano consegui fazer ainda um pace bom, mas depois ele voltou a ser superior aos 4:50 min/Km. Seguimos em direção a entrada da base aérea e a minha corrida já estava bastante sofrida por conta do esforço inicial. Não estava conseguindo achar o meu melhor dos ritmos. Imaginava que isso aconteceria após o 4oKm, que normalmente acontece, mas pelo contrário.

No final do 6oKm foi o retorno, próxima a portaria. Tentei ver se ainda era possível melhorar um pouco o pace, mas só consegui um pouquinho. Tive que me contentar no ritmo possível para não quebrar na prova. Ainda tinha em mente a minha possível participação na meia maratona do dia seguinte.

Fui chegando ao final da prova muito mal. Normalmente consigo dar um sprint final e fazer algumas ultrapassagens, mas dessa vez estava totalmente sem condições. Fui ultrapassado por vários atletas, sem chances de acompanhá-los. Aliás, o nível da prova estava bastante alto, principalmente da minha categoria.

Cruzei o portal de chegada com o tempo de 46min46s e me sentindo bem enjoado. Fazia tempo que não sentia isso. Só depois de alguns minutos fui melhorando. Tive que me hidratar bem, pois estava um pouco abafado. Naquele momento eu estava sem as mínimas condições de enfrentar uma viagem de 2 horas e meia e participar de uma meia maratona em Pomerode.

O legal foi que consegui abaixar o meu tempo em relação ao ano passado em 1min16s, e com um pit stop ainda. Fiquei um pouco mais para assistir as premiações dos amigos e em seguida fui para casa um pouco desanimado para a meia maratona do dia seguinte. Estava me sentindo muito desgastado.
 Portal de chegada na Base Aérea com Guilherme e Luísa
 A largada
 Partindo
 Chegando muito cansado
 Cheguei: 46min46s
Tentando me recuperar
Local: Base aérea de Florianópolis / SC
Data: 27/10/2012 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 10 Km (9,65 Km) 

Inscrição: gratuita  
Kit: Número do peito    

Tempo: 46min46s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 11 de 17 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 62 de 154 (masculino)
Colocação: 65 de 194 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário