sábado, 24 de maio de 2014

18/05/2014 - 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre

31ª Maratona Internacional de Porto Alegre
Não poderia ter sido melhor ocasião para comemorar a minha 200ª corrida, que combinar com a minha melhor participação em Maratonas e o índice para entrada no ranking dos maratonistas do Brasil. Eu estava voltando para fazer a minha segunda maratona de Porto Alegre. Ano passado tinha participado e gostado bastante.

Saí de Florianópolis no sábado à tarde. No aeroporto encontrei com o Jorge Dutra que também participaria da maratona e foi no mesmo vôo. Chegamos no meio da tarde em Porto Alegre e seguimos direto para o Jockey Club retirar o kit. Novamente a organização disponibilizou o translado do aeroporto para a retirada do kit e dos hotéis conveniados para a corrida e vice-versa. Serviço que ajuda muito os atletas. Por outro lado ficamos um pouco decepcionados com a arena da retirada do kit, com uma feirinha bem fraca e limitada de produtos. Ao contrário do ano passado.

No dia da prova acordei bem cedo, às 4 horas para dar tempo de tomar o café da manhã. O ônibus disponibilizado pela organização para nos levar até a largada saiu de frente ao Hotel Master Perimetral. Eu fiquei novamente no Arvoredo House Hotel, cerca de 1 Km de distância e um pouco mais em conta (R$ 208 contra R$ 122).

Chegamos uma hora antes da largada. Tivemos bastante tempo para os preparativos finais e fazer alguns registros, mesmo que ainda no escuro.

O meu objetivo principal era fazer a maratona dentro do tempo para entrar no ranking de maratonistas, que na minha faixa etária de 40-44 anos teria que ser sub 3h51min. Ano passado tinha passado perto, 3h52min39s. Além disso, também buscava um sub 3h45min para o desafio da Revista Contra-Relógio.

Larguei com o planejamento de manter o pace próximo de 5:10 min/Km. A ideia era tentar manter esse ritmo a maior distância possível, ciente de que seria muito difícil de passar dos 30 Km.

Esse ano o percurso mudou e largamos primeiro para o outro lado, com algumas variações de altimetria não tão acentuadas, mas presentes. O tempo estava fechado e um pouco friozinho. Acho que ficou ideal para a corrida. Menos mal que não choveu. Eu optei por ir de óculos escuro pensando que o sol ia aparecer, mas durante quase todo o percurso tive que ficar com ele na mão. Nunca mais faço isso.

Tentando dividir psicologicamente a corrida em 4 partes de 10 Km, fiz a primeira delas um pouco abaixo do pace de 5:10 min/Km. Próximo do 5º passou por mim o amigo Márcio Kobayashi de Manaus. Corremos um pouco juntos e depois ele seguiu em ritmo mais forte. Essa foi a parte mais fácil, alternando a hidratação em postos sim, postos não. Na altura do 9º Km tomei o meu primeiro gel.

No segundo trecho de 10 Km já estava rodando próximo do ritmo objetivo e tomei a minha primeira cápsula de sal no Km 15, e o outro gel após o 18º Km. Estranhamente a partir do 15º Km eu já começava a sentir um pouco a minha perna, com uma sensação prematura de cansaço. Já estava prevendo que a prova não seria nada fácil. Preciso repensar os últimos treinos realizados na semana, um longão de 30 Km no domingo e dois treinos de 10 Km na quarta e na quinta-feira. Talvez pudesse ter aliviado um pouco.

Passei pela marca da meia maratona com cerca de 1h48min. Se conseguisse repetir esse tempo na segunda metade da prova seria excelente. Mas esse terceiro trecho imaginário de 10 Km já perdi mais uns 10 seg/Km ficando com pace médio mais próximo de 5:20 min/Km, mais ou menos no ritmo para terminar a maratona em 3h45min. Perto do Km 28 comecei a sentir uma bolha no pé esquerdo que me assustou, pois ainda faltava muito. Tratei de pisar em cima e estourá-la, e depois começar a pisar com outra parte do pé no chão. Já no finalzinho desse trecho próximo do Km 30 tomei o meu terceiro gel e em seguida mais uma cápsula de sal.

Tentei não pensar que havia chegado no paredão para não me abalar psicologicamente. Encontrei o Andrei também de Floripa e corremos juntos por um tempinho. Mas parece incrível, ao entrar no Km 32 o meu rendimento começou a despencar. Não tem jeito. O organismo já estava fraquejando. Igualzinho à maratona do ano passado. Insisti tentando segurar o ritmo, mas não foi possível. O pace foi subindo mais um pouco ficando já na casa dos 5:35 min/Km, e como ouvi um outro atleta comentar ao lado, agora é que começava a maratona !!!

Apesar do enorme cansaço nos quilômetros que se seguiram não senti nenhuma fisgada na perna como ocorria nas minhas outra maratonas. Acho que as cápsulas de sal também ajudaram. Seguia alternando a hidratação posto sim, posto não. As pernas já não estavam tão vigorosas e pra passar fazia alguns cálculos pra estimar o tempo de chegada, mas nada muito preciso. Estava prevendo algo em torno de 3h47min.

O tempo continuava fechado. Isso ajudou muito, pois o sol é um dos piores inimigos no final de uma maratona. Quanto mais perto chegava, mais parecia que as placas de KM iam ficando mais distantes. Cheguei ao 40º Km com o pace já próximo dos 6 min/Km. Só não queria deixar passar disso.

Se aproximando do final já começamos a avistar o portal de chegada e várias pessoas na rua dando aquele apoio moral no final para os atletas. Dá até uma revigorada pra chegada na reta final. Agora era só administrar, pois estava com o objetivo principal cumprido melhorando em mais de 7 minutos o tempo do ano passado.

Cruzei a linha de chegada com grande satisfação por ter conseguido fazer a minha melhor maratona com o tempo líquido de 3h45min20s, e mesmo que os cerca de 300 metros a mais tenham deixado escapar o meu sub 3h45min, me senti com a sensação de dever cumprido.

Cheguei tão desorientado que durante a hidratação acabei perdendo o meu óculos. Ainda na área de hidratação encontrei com o meu primo de São Paulo, Ossamu, que também conseguiu um excelente resultado. Em seguida fomos ao encontro do ônibus que nos levaria de volta ao hotel. O cheiro dentro do ônibus não estava dos melhores, mas todos estavam muito contentes com os resultados !!!

E assim foi a minha 200ª corrida e a minha 6ª maratona !!!

Jantar de massas com os amigos: Souza, Ivanildo, Jorge e Márcio
 No percurso
Passamos pelo Estádio Beira Rio
 Com o amigo Márcio Kobayashi de Manaus
 Graças a Deus chegando
 Uma das melhores sensações: tempo líquido 3h45min20s
 Grande prova de todos: Agora é só comemorar
Uma medalha de peso
Agora sim. Tempo para o ranking de maratonistas

Local: Jockey Club POA/RS
Data: 18/05/2014
Horário: 07:00 Hs
Distância: 42,197 Km (42,510 Km)

Inscrição: R$ 102,50
Kit: Sacola, camiseta, boné, manual, 2 números de peito e chip.

Tempo: 3h45min20s
Pace: 5:19 min/Km

Colocação: 110 de 250 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 580 de 1347 (masculino)
Colocação: 626 de 1590 (geral)

1. Grande Eduardo! Parabéns pela marca... 3h45min
    Muitas histórias nessas 200 corridas... e que venham muitos quilometros com novas marcas e desafios.