terça-feira, 24 de junho de 2014

15/06/2014 - 2ª Corrida de Rua do Hemosc 2014

2ª  Corrida de Rua do Hemosc - FLN/SC
Essa foi a 2ª edição da corrida de rua do Hemosc, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, visando promover essa prática tão simples e necessária para que não falte sangue para as pessoas que dependem dele.

Ano passado não pude participar, mas esse ano pude optar pela prova de 5 Km. Havia também a opção de 10 Km, mas queria testar e tentar melhorar o tempo nessa distância.

As 1.000 inscrições tinham sido preenchidas na sua totalidade, sendo que 400 delas eram destinadas a doadores de sangue. Muito legal essa iniciativa, pois para os doadores a inscrição foi gratuita.

A largada estava prevista para às 8:30. Cheguei cedo no Trapiche da Beira mar Norte, às 7:15, mas já não havia mais lugar próximo para estacionar. Só fui conseguir deixar o carro cerca de 1 Km de distância.

Como tinha muita gente e queria melhorar meu tempo larguei lá na frente. A estratégia era manter o pace abaixo dos 4:20 do início ao fim da corrida, sem variar muito. O clima estava excelente e ainda não estava chovendo.

Porém, com a velha empolgação da largada onde é muito difícil ficar indiferente ao ver os outros atletas nos passando, acabei forçando um pouco o 1º Km com o tempo de 3min54s, meu tempo de tiro de 1Km. Se por um lado estava contente por ganhar alguns segundos, por outro lado já sabia que o final seria sofrido.

O 2º Km ainda deu para manter abaixo do planejado, com 4:11. Agora era só manter o pace perto dos 4:20. Mas quem disse que depois de ter abusado no início isso seria fácil. Eu já não tinha mais por onde respirar e dessa vez pude confirmar claramente que o meu fôlego foi o fator limitante, pois as pernas ainda estavam inteiras.  

Chegando ao retorno, próximo dos 2,5 Km, fiquei correndo mais sozinho. A maioria continuou em frente para a distância de 10 Km. 
Após passar pelo 3º Km a vontade de caminhar aumentou e chegou ao extremo. Sabia que tinha corrido bem os primeiros quilômetros, e só faltava menos de 10 minutos. Mas quando a gente corre no limite a coisa complica. Os últimos 2 Km foram intensos com uma briga interna entre corpo e mente: parar e morrer na praia ou tentar manter o ritmo nesse finalzinho.

Não deu. O pace foi para quase 4:30 e isso fez com que a média elevasse um pouco o tempo.O suficiente para passar pelos 5 Km cerca de 3 segundos acima do meu melhor tempo. Além disso, o meu garmin registrou pelo GPS uma distância de 5,35 Km. Diferença pouca, mas que faz toda a diferença no que diz respeito a tempo.

Pelo menos a minha passagem nos 5 Km ficou bem próxima do meu melhor tempo na distância, mesmo depois de uma temporada correndo provas de distâncias maiores.

Depois de me hidratar e receber a medalha, fiquei assistindo os amigos chegando nas provas de 10 Km. Nessa hora começou uma chuva fina que parou instantes depois. Assisti a premiação e fui embora morrendo de fome.
Alguns correndo, alguns de bike
Essas meninas cheio de energia
Carrinho promovendo a 2ª Corrida de Rua Hemosc
 Cissa deixando os marmanjos comendo poeira, inclusive eu.
 Chegada com tempo líquido: 22min56s - 5,35 Km 
 Cissa, correndo muito: 2ª geral feminino nos 5 Km  
Molhados mas com missão cumprida. Parabéns amigos !!!

Local: Trapiche na Beira mar Norte
Data: 15/06/2014 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (5,35 Km) 

Inscrição: R$ 43
Kit: Camiseta, chip, e número do peito  
Tempo: 22min56s
Pace: 4:17 min/Km

Colocação: 05 de 024 (40-44 anos)
Colocação: 20 de 211 (masculino)
Colocação: 22 de 409 (geral)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo brilhantismo em mais uma corrida, amigo ! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir