quarta-feira, 17 de setembro de 2014

07/09/2014- 2ª Meia Maratona de São José / SC

 2ª Meia Maratona de São José
Essa prova marcou o meu retorno as corridas no ano passado (2013) depois de me recuperar de uma lesão. Porém, naquela edição eu tive que participar na distância de 6 Km, pois ainda não estava condicionado e totalmente recuperado para encarar os 21 Km.

Agora já estava totalmente recuperado e animado em participar de uma meia maratona que literalmente em casa, pois boa parte do percurso são pelas ruas que costumo treinar no dia-a-dia.

O percurso é bem conhecido e como sabia da dificuldade na segunda metade do percurso por conta das várias subidas e descidas, tinha um primeiro objetivo de terminar a prova em sub 1h45min. Já havia testado o percurso e não seria fácil.

A largada foi marcada para às 7:30 na beira mar de São José. Bom horário para uma meia maratona. Novamente havia as opções de 6 Km e da meia maratona, com largada simultânea. 

Como se tratava de meia maratona e não tinha muita gente eu acabei largando mais para trás. Pensava em manter um ritmo bom na primeira parte da prova, pois na segunda complicaria.

Saímos inicialmente em sentido Florianópolis, passando o portal da divisa das cidades. Um pouco mais a frente, viramos a esquerda e fizemos o retorno voltando pela Av. Presidente Kennedy. Até aí tudo bem plano. 

No meio da Av. Kennedy o Jorge e o Roberto Otero se aproximaram e seguimos juntos por um bom percurso. Depois dos 3 Km iniciais, já quase chegando no centro histórico de São José começaram as elevações. Menos mal que quebramos a esquerda e descemos rumo  a beira mar de São José novamente.

Fomos no sentido do local da largada, completando a primeira volta. Tudo tranquilo por enquanto. Não estava abusando do ritmo. Passamos em frente a largada e pudemos rever os amigos que prestigiavam e gentilmente faziam os registros. Abrimos então a 2ª volta que igualmente passou pela Av. Pres. Kennedy. Dessa vez seguimos reto em direção a Ponta de Baixo, passando pelo centro histórico. Tomei então o meu primeiro e único gel de carboidrato. Água eu estava alternando, posto sim, posto não.

A partir do 13º Km começaram as variações de subidas e descidas mais intensos. Quase sempre ou estávamos subindo ou descendo. Nos aproximamos do seu Ademir (62 anos) e seguimos os 4 praticamente no mesmo ritmo. Eu já estava quase no meu esforço máximo tentando acompanhar os amigos. Esses percursos com muitas variações não é muito o meu forte.


Seguimos juntos correndo pela ponta de baixo até chegarmos na altura do Orionópolis. Foi aqui que o meu gás começou a acabar. Os trechos anteriores me forçaram muito e para continuar tive que reduzir um pouco o ritmo, principalmente nas subidas que ainda estavam por vir.

Agora já estávamos voltando, e as subidas não davam trégua. Eu me esforçava para não ter que andar e fui adiando ao máximo. Até chegar próximo do centro histórico de São José, onde tive que fazer uma primeira caminhada, curta mas caminhei. Senti uma fisgada estranha na panturrilha, mas era muito cedo pra isso. Os meus companheiros da corrida foram em frente. Eu não aguentava mais.

Voltei a correr novamente, mas em ritmo mais lento já na esperança de chegar logo na beira mar de São José, onde tudo fica mais plano. Estava difícil. Ao entrar pela beira mar tive que dar uma outra caminhada, totalmente sem fôlego. Coisa de 20 segundinhos. E voltei novamente a tentar entrar no ritmo.

Um pouquinho mais a frente uma terceira e última caminhada. Uma respirada final e depois foi segurar pra completar a prova correndo um pouco mais forte. A essa altura eu já estava sofrendo algumas ultrapassagens, mas não conseguia reagir. Não via a hora de passar pelo portal. E quando cruzei a linha de chegada estava totalmente exausto. Meu tempo líquido foi de 1h41min27s.

No final gostei do resultado. Pelas minhas previsões em treinos anteriores, fazer ess percurso em menos de 1h45min seria um grande desafio. Acho que foi graças aos companheiros de pace que consegui manter o ritmo forte, mesmo tendo que dar umas caminhadas no final. Sabia que recorde pessoal na meia maratona ia ser difícil, mas o resultado foi bem satisfatório.

Muito bom poder fazer uma meia maratona pelas ruas da região onde moro. Foi melhor do que eu esperava. Ah, fizemos um test drive com a camiseta do kit da corrida de Angelina esse ano. Muito boa. Totalmente aprovada tanto para correr como no visual !!!

Galera fazendo o test drive da camiseta da Corrida de Angelina
Vamos colocar o chip
Pela beira mar de São José
Chegando no centro histórico. Já bem no meu limite.
Visual ajudou na prova, mas o foco estava em acompanhar essa galera
Belo registro do Alexandre Santiago com os amigos de batalha
Registrando a chegada
5º lugar na categoria 40-44 anos.

Local: Beiramar São José e Ponta de Baixo / SC
Data: 07/09/2014 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (20,94 Km) 

Inscrição: R$ 79,50
Kit: Número do peito, camiseta regata, caixinha de capuccino, e chip.  

Tempo: 1h41min27s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 05 de 012 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 43 de 100 (masculino)
Colocação: 44 de 117 (geral)

Um comentário:

  1. Parabéns Eduardo.

    Grande marca, depois de um ano. Excelente recuperação.

    Bom treinos.
    Abraços.

    ResponderExcluir