domingo, 28 de setembro de 2014

21/09/2014 - Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi

 Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi
Resultado
Fotos da Corrida 1
Fotos da Corrida 2
Fotos da Corrida 3
A Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi é uma das principais e tradicionais corridas de rua de Florianópolis. Particularmente acho a corrida ideal para conseguir uma boa colocação e bater recordes pessoais, por ser totalmente plana e geralmente realizada com clima mais fresquinho.

Na edição do ano passado participei somente porque já tinha feito minha inscrição, pois estava no auge da minha lesão, tendo que concluí-la a duras penas e nas últimas colocações. Logicamente esse ano estava voltando com vontade de melhorar o meu tempo de 2012, 45min59s.

Chegamos cedinho, antes das 6:30. É mais tranquilo para estacionar e para a retirada do chip, além de ter mais tempo pra conversar com os amigos e amigas. Muitas eu já não via a algum tempo e foi muito legal revê-las. Deu até pra conhecer a jornalista Sabine Weiler da RIC TV, muito simpática e também amante das corridas.

O dia estava convidativo para correr, não muito quente e sem chuva. Essa seria a minha grande chance. Na largada havia separação virtual por pace e fui me alinhar no de 4:30, que era o meu objetivo de prova. Isso é bom, pois sairia mais a frente e evitaria o congestionamento da largada que logo de cara saía em um "S".

Larguei aparentemente controlado para tentar manter o ritmo constante até o final, mas não foi bem isso que aconteceu. O 1º Km foi bem bom, na empolgação tradicional inicial. Saímos do Shopping Iguatemi e fomos no sentido da beira mar norte. Para os 5 Km seria somente uma ida e volta. Para os 10 Km seriam duas voltas. 

O meu 2º Km ainda estava forte e abaixo do que eu deveria estar fazendo. Mas estava me sentindo bem, pelo menos até aquele momento. Um pouco mais a frente foi o retorno nos 2,5 Km. Conseguia manter o ritmo alvo ainda na volta. Isso foi até o 5º Km.

O sol se intensificou, ficando mais quente e logo na abertura do 6º Km não aguentando o ritmo tive que dar a minha primeira caminhada. Normalmente eu não costumo fazer isso, mas sentia o coração batendo a mil e a respiração muito ofegante. Foi só um pouquinho e logo retomei, mas tentando acelerar um pouco pra compensar.

Novamente não aguentei e dei outra caminhada, dessa vez pra aproveitar e beber água mais tranquilo. Já estava bem mais quente. Voltei a correr forte e não estava dando muito certo. Tive que parar de novo... No total acabou sendo umas 5 caminhadas e retomadas até o Km 9. Um desastre para as minhas pretensões.

No último quilômetro consegui estabilizar um pouco e terminar a prova em ritmo um pouco melhor. O resultado da brincadeira foi um tempo líquido total de 46min24s. Uns 24 segundos a mais do meu melhor tempo de 2012. Não muito bom para as minhas expectativas de sub-45min, mas pelo menos não foi tão catastrófico como imaginei que seria durante a segunda parte da prova. Correndo e aprendendo.

Posteriormente, fazendo uma análise do meu batimento cardíaco durante a prova, vi que estava na média de 184 bpm, sendo que meu máximo deveria ser 179 bpm. Nos picos quando tive que caminhar o batimento chegou a 190 bpm. Deu pra entender um pouco a minha quebra.

Bom mesmo foi poder rever boa parte do pessoal e curtir a estrutura do evento, sempre bem organizado. O único registro negativo foi uma disputa pela liderança da prova dos 10 Km masculino que acabou em agressão física e até machucados em corredores retardatários. Os dois envolvidos foram desclassificados e a premiação no dia foi suspensa.

 Colocando o chip com Jeffrey Messa descobrimos que estávamos com o mesmo tênis
 Com a apresentadora jornalística Sabine Weiler da RIC TV
Completando a primeira volta
 Quase chegando 
 Agora é só virar à direita
  Tempo líquido: 46min24s. 6º colocado na categoria 40-44 anos
Com as amigas Helena (jornalista e blogueira) e Ana Clara

Local: Shopping Iguatemi - FLN/SC
Data: 21/09/2014 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10Km  (9,96 Km)

Inscrição: R$ 86,40
Kit: Camiseta, meia, toalha úmida, desodorante, 3 barras de cereais, voucher de 1 semana na academia Fórmula e Número do peito    

Tempo: 46min24s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 006 de 036 (40-44 anos)
Colocação: 056 de 239 (masculino)
Colocação: 061 de 348 (geral)

4 comentários:

  1. Eduardo, por mais que eu também tenha participado da prova, adoro ler seus relatos. Parece que sempre vou ler um ponto de vista diferente, uma análise da prova. É o que mais gosto de ver aqui no blog. Parabéns!! Adorei ver nossa fotinho aqui. Quanta honra...
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem
    IG @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Helena. Obrigado. Também adoro ver as suas postagens, sempre bem interessantes para nós corredores. E é tão legal quando podemos nos encontrar nessas grandes corridas !!! Ah, a foto eu roubei do seu blog...rs. Pois achei bem legal. A honra é toda minha !!! Abraço.

      Excluir