quarta-feira, 26 de agosto de 2015

23/08/2015 - Desafio das Torres São José / SC

Desafio das Torres São José / SC
Nos últimos meses tinha ouvido muito sobre a Av. das Torres e não conseguia imaginar direito o motivo do nome Desafio das Torres. No dia da corrida eu acabei descobrindo. Estava em dúvida em participar dessa prova, pois estaria vindo de uma maratona. Porém, como se tratava de um evento em homenagem a D. Eni, e também tinha distância de 5 Km decidi encarar esse desafio.

Treino específico para essa prova não fiz nenhum. Aliás fazia muito tempo que não corria em ritmo mais forte por causa da preparação para a maratona. 

A retirada do kit foi no Bistek, em frente ao local da largada e ocorreu no sábado à tarde. Kit com uma bonita camiseta, barra de cereal, pipoca, bombom, pulseira de acesso à área de hidratação e número de peito. Aproveitei pra confirmar o horário da largada que estava divulgada para às 7:30 anteriormente, mas conforme a organização esse horário seria a largada das crianças. A dos adultos seria às 8:30.

De qualquer forma cheguei antes para não ter problema de estacionamento, e logo vi que o movimento já estava grande. Para estacionar não tivemos problemas, pois o estacionamento do Bistek estava liberado para os atletas.

O tempo estava friozinho e meio fechado. Bom para correr. Grande parte dos amigos das corridas estavam por lá também prestigiando o evento em homenagem à D. Eni, que dava nome ao troféu, e cuidava particularmente dos mínimos detalhes para a boa recepção dos atletas.

Para aqueles que não tinham tomado café de manhã, não teve problemas. Foi oferecido, café quentinho, chá, café com leite e cucas antes da largada. Isso caiu muito bem.

Inicialmente teve a corrida das crianças, que contou com a presença especial de alguns personagens como, o Batman, Frajola e até o Goku. As crianças adoraram, mas quem fez a festa mesmo tirando várias fotos foram os adultos.

Em seguida foi feita a largada da caminhada de 3 Km e dessa vez quem participou foi a Clarinha em um carrinho junto com a mamãe Marta e escoltada também pela Anne. Muito lindinha, estava até de camisetinha da prova.

Às 8:30 foi a largada principal para as distâncias de 5 Km e 11 Km. Bom que o percurso não é realizado em voltas para os 11 Km, apesar de ser uma reta só. Eu tinha dado um olhadinha no percurso um pouco antes e logo vi que esse retão era feito de várias subidas e descidas, motivo pela qual resolvi sair mais contido, mesmo que para mim fosse somente 5 Km.

Mais de 160 atletas largaram para as duas distâncias e logo encararam a primeira subida pra quebrar o ritmo. Até que no início nem tanto. Fomos no sentido mais longo da Av, das Torres, cerca de 1,5 Km até fazermos o retorno. Isso para o pessoal dos 5 Km. Para o pessoal dos 11 Km iriam bem mais a frente para faze o retorno.

Até consegui um pace razoável nos 2 primeiros quilômetros, mas depois foi impossível sustentar. Ou subia ou descia. E mesmo as descidas eu tinha um certo receio porque eram fortes e martelavam muito as pernas.
                          

Quase no 3º Km passamos pelo ponto de largada, agora no sentido contrário. Aí nós tivemos um ponto de hidratação. Normalmente eu não pego água em provas de 5 Km, mas dessa vez dei uma bicadinha e me molhei um pouco.

Esse trecho final não foi diferente do restante, muitas subidas e descidas, porém já bem mais sem fôlego e cansado. Duro mesmo pra manter o ritmo. Mas valeu a pena no final. Como sempre 5 Km exige muito mais e o nível de esforço vai lá em cima.

O tempo e o pace ficaram meio altos para a distância. Cruzei o portal de chegada com 24min42s nos 5,28 Km registrados pelo Garmin. Mesmo assim deu uma suadeira.

Após a chegada, o acesso à área de hidratação era por meio da pulseira que havíamos recebido no kit, que também servia para a retirada da medalha. Aproveitei para tomar água, um café quentinho e comer alguns pedaços de cuca. Muito bom. Só achei estranho não poder sair da área de hidratação comendo. Normalmente é melhor para liberar a área para o restante do pessoal que chega. Ainda teve a área de massagens também muito bom para dar uma relaxada.

Depois de comer fui ver a chegada do pessoal dos 11 Km e aproveitar pra tirar mais algumas fotos. Legal que as amigas Mariana e Flávia aproveitaram o treino longo do domingo e foram lá dar uma prestigiada. Me trouxeram sorte. Saiu um 3º lugar na categoria (45-49 anos). O mais legal é que eu teria uma boa recordação do evento em homenagem a D. Eni, que também participou da prova com muita energia e garantiu o seu troféu.

Antes da premiação teve distribuição de camisetas e squeezes, lançados ao público que prestigiava o evento, e várias homenagens emocionantes. O legal também foi a premiação por categoria tanto para as modalidades de 5 Km e 11 Km. Isso acaba atraindo mais atletas, pois dá oportunidade para mais atletas disputarem um troféu e subirem ao pódio.

Saí bastante contente pelo resultado, mesmo vindo de uma maratona na semana anterior. Foi um evento com a presença de muitos amigos das corridas e com uma animação e energia muito boa. Acho que essa prova veio pra ficar.


 Pessoal na expectativa
Presença do GOKU alegrando a criançada e os adultos
Descendo a ladeira
Fechando os 3 Km
Reta final
Chegada. Tempo líquido: 24min42s
Com a grande anfitriã da festa, D. Eni
Flávia e a Mariana que trouxeram sorte !!!
3º lugar na categoria (45-49 anos)
Jabson, Fausto (completando sua 150ª corrida), e o Analto

Local: Av. das Torres - São José/SC
Data: 23/08/2015 
Horário: 08:30 Hs 
Distância: 5Km (5,28Km) 

Inscrição: R$ 40,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, bombom, barra de cereal, pulseira de acesso, sacolinha e número de peito.


Tempo: 24min42s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 003 de 008 (45-49 anos)
Colocação: 015 de 051 (masculino)
Colocação: 016 de 082 (geral)

Um comentário: