quinta-feira, 21 de março de 2019

17/03/2019 - Corrida Criança na Escola do Pereba - FLN/SC

Corrida Criança na Escola do Pereba - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A ideia inicial era fazer um treino longo no domingo visando minha preparação para a Meia maratona da Ilha da Magia no final do mês, mas como teria um final de semana prolongado por conta do feriado municipal de São José pude encaixar e participar de mais uma Corrida do Pereba. Prova boa pra treinar em morros e inclusive tem trechos em comum com a meia maratona.

Essa é uma verdadeira corrida raiz, organizada com muito carinho pelo amigo Analto (Pereba). Tenho participado pelo menos duas vezes ao ano, dependendo do calendário. O valor da inscrição é bem em conta, R$ 20, feita na hora. Tem um percurso pesado com 4 subidas/descidas na ida e o contrário na volta, o que dificulta manter o ritmo constante.

Desde o ano passado a largada passou a ser no domingo pela manhã, às 8h30min. Pra mim muito melhor e já estou mais acostumado. Chegando com uns 40 minutos de antecedência é bem tranquilo para fazer a inscrição. Deu até para tomar um cafezinho quentinho e um pedaço de cuca antes de começar a correr. Só não é bom exagerar nessa hora, pois é prova é dura e não é fácil correr de barriga cheia.

A corrida não tem kit, camiseta e nem chip. Todo o controle da chegada e a apuração dos resultados são feitos manualmente (por planilhas) e tem funcionado muito bem. Eu e a Aninha fizemos as inscrições nos 6 km. Não tem outra opção de distância.

As condições climáticas no dia da prova estavam favoráveis. Não fazia aquele calor como nos dias anteriores e o céu estava encoberto. Tinha em mente correr o mais forte possível, pensando em um tempo na casa dos 27 min, mesmo tendo feito um treino de 10 km na tarde anterior.

Antes da largada fiz um breve aquecimento pelas ruas ao redor. É sempre bom, pois logo no início encaramos uma subida que exige bastante da musculatura. Larguei de forma conservadora, sem me matar para vencer esse primeiro morro. Queria fazer uma corrida mais uniforme e sem tanto sofrimento no final. Meu 1º km ficou em 4:52 min/km, alto em relação aos anos anteriores.

No 2º km chegamos à Rua Des. Pedro Silva, por onde é desenvolvida boa parte da corrida. Nela, as subidas e descidas não são tão pesadas, mas quebram o ritmo. Até que corri me sentindo bem nessa ida, imaginando estar bem em relação ao tempo. Porém, ao fazer o retorno, no local da antiga lombada eletrônica, percebi que o meu tempo estava alto para as minhas pretensões, 14min15s. Teria que melhorar muito na volta, e um split negativo pra mim é quase impossível.
Enquanto voltava vi a Aninha vindo firme na 3ª colocação geral feminina, e não estava muito longe de mim. Eu corria isolado sem ter atletas próximos e sem muitas chances de alcançar alguém. Acho que acabei até relaxando e não forcei até o meu limite. Não teria grandes mudanças tanto no objetivo como na colocação na prova. Mesmo assim a parte final não foi fácil e o esforço no último morro foi grande para não caminhar.

Depois de sofrer na subida, a reta para a chegada é uma forte descida. A sensação que eu tinha era de ter feito um tempo final bom, mas conferindo no Garmin, vi que foi um dos meus maiores tempos nessa prova, 29min19s. Muito longe do meu objetivo sub-27. A tentativa vai ficar para a próxima vez e já percebi que tem que sair forte mesmo. Depois fica difícil recuperar.

Recebi a medalha, peguei uma garrafinha de Coca-Cola e fui lá esperar a Aninha que deveria vir logo em seguida. Foram chegando as amigas, Ivana, Marilei, Ana Kátia, outras meninas e nada dela aparecer. Achei muito estranho. Fiquei preocupado e comecei a fazer o percurso de volta. Só depois de quase 1 km trotando fui avistá-la caminhando. Ela tinha abortado a prova depois do retorno por sentir fortes dores. Agradeço o amigo Antônio Schuck que foi até nos buscar de carro preocupado com a Aninha. Menos mal que não precisou e conseguimos concluir ainda caminhando.

Mais aliviado aproveitamos para saborear a fartura de guloseimas que já é tradicional na corrida do Pereba: cucas, frutas, doces, sucos e refrigerantes disponíveis no pós-prova. Depois escolhi o meu troféu (cada um escolhe o seu) e ficamos naquele bate-papo com os amigos que ali estavam. Enquanto isso, acontecia a corrida das crianças, que tiveram além das medalhas, lindos bichinhos de pelúcia como premiação. Saíram todas muito contentes.

A premiação foi uma surpresa pra mim, ficando solitário na 1ª colocação na categoria 45-49 anos. Se soubesse nem precisava ter me esforçado tanto. Mas isso ocorreu porque os outros atletas da categoria acabaram entrando para a classificação geral. Melhor pra mim. De qualquer forma numa próximo edição vou me empenhar para baixar esse tempo.

Percurso da Corrida Criança na Escola do Pereba - FLN/SC
Tomando um cafezinho com a Aninha enquanto aguardava a largada
Guloseimas pré e pós-prova
(Foto: Ana Kátia Alves)
Cauã, Ivana, Aninha e eu
Alex, eu e o Carlos
Selfie antes da largada
(Foto: Ana Kátia Alves)
Randawf ganhado o primeiro saco do Pereba (3º geral) e o Jabson que foi lá prestigiar
Com o amigo Antônio Schuck, que foi nos buscar de carro
Amigos presentes na Corrida do Pereba

Pódio. 1º e único na categoria 45-49 anos

Local: Rua Médico Miguel Salles Cavalcanti - Abraão - FLN/SC
Data: 17/03/2019
Horário: 8:30 hs (8:38 hs)
Distância: 6 Km (5,87 km)

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Não tem. Somente o número de peito

Tempo: 29min19s
Pace: 5:00 min/km
Tênis: Olympikus Pride II

Colocação: 01 de 01 (45-49 anos)
Colocação: 16 de 36 (masculino)
Colocação: 16 de 51 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário