sexta-feira, 6 de setembro de 2019

01/09/2019 - Corrida Beneficente Bistek 40 anos - Florianópolis / SC

Foto: Foco Radical
Corrida Beneficente Bistek 40 anos - Florianópolis / SC

Resultados 5km e 10km
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

O final de semana foi repleto de corridas por todo estado e para todos os gostos: em serra, em praia, em trilhas, em asfalto. A minha escolha foi pelo asfalto e pelo local mais próximo, a Corrida Beneficente 40 anos Bistek - Etapa Florianópolis, realizada na Beira mar Continental do Estreito. A corrida comemora os 40 anos da rede Bistek, promovendo a prática de exercícios físicos e também uma ação beneficente, com parte da arrecadação das inscrições sendo doados para a Sociedade João Paulo II, do Instituto Pe. Vilson Groh, e Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR).

As inscrições foram bem em conta, R$ 30, para clientes Clube Bistek. O preço normal era R$ 60. Interessante que a prova teve uma excelente premiação tanto no masculino como no feminino e nas distâncias de 5km e 10 km. Isso atraiu atletas da elite de Santa Catarina. Não houve premiação ou troféus para as categorias por faixa etária.

A entrega dos kits foi realizada no sábado, véspera da prova, no Bistek Supermercados localizado na Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Fui lá conhecer me surpreendi com toda a estrutura e gama de serviços e lojas disponíveis. A retirada do kit estava bem tranquila e também era possível fazer a inscrição na hora. O kit foi composto por uma camiseta simples, número de peito e chip descartável

Além das distâncias de 5 km e 10 km também teve opção de caminhada de 2 km para os iniciantes e corrida infantil para a criançada.

No domingo, confirmando a previsão de chuva pela meteorologia, confesso que fiquei muito propenso em não sair da minha cama quentinha. Levantei, dei uma olhadinha pela janela, observei a chuva perdendo força, criei coragem e decidi ir. Era suportável. Mas imagino que muitos atletas nem se arriscaram pegar essa chuvinha com frio.

A Aninha, mesmo sem poder participar, corajosamente me acompanhou nessa empreitada. Chegamos no local da prova, na beira mar continental um pouco depois das 7 horas, sendo que a largada estava prevista para as 8 horas. Incrivelmente havia muitas vagas para estacionar e poucos atletas ainda presentes. A grande maioria estava abrigada da chuva, ou nem saiu da cama mesmo.

A estrutura da prova era bem simples, mas o suficiente para a quantidade de atletas, com banheiros químicos, guarda-volumes, tenda de pós-prova, palco de premiação e portal com o sistema de cronometragem. Embora o público não fosse tão grande, boa parte da elite de Santa Catarina estava presente, de olho na premiação.

Antes da prova a chuva estava bem fininha e aproveitei pra fazer um aquecimento, uma vez que estava bem friozinho. A largada para as distâncias de 5 km e 10 km foram simultâneas, mas não teve grandes problemas de congestionamento pois eram pouco mais de 200 atletas. As pistas da beira mar continental foram fechadas parcialmente.

Minha largada foi bem tranquila e deu pra seguir em ritmo normal, sem grandes desvios. O percurso é velho conhecido, pela beira mar continental, em piso plano e em asfalto. Minha intenção era concluir os 10 km abaixo de 47 min, o que faz tempo que não consigo. Também, sem nenhum treino específico e nem de tiros.

No início não percebi tanto, mas após o 1º km, próximo a Ponte Hercílio Luz, senti um vento contra e bem gelado. Suportável, mas bem chatinho. Seguimos até o ponto de retorno, que foi até o Parque de Coqueiros. Legal que esse detalhe permitiu que a distância dos 10 km ficasse bem aferida. Ponto positivo. Prova boa pra se tentar RP nos 5 km ou 10 km. Pena que não estava preparado.

Após um bom quilômetro inicial (4:36 min/km), o 2º km já não foi tão bem assim (4:48 min/km). Talvez por ação desse vento contra. Fiz o retorno e quando fui conferir o Garmin observei que marcava exatos 2,5 km. Me animei, pois indicava que a distância seria correta. Em seguida teve um posto de hidratação que aproveitei pra molhar a boca que estava ressecada. 
Completando a 1ª volta mantive os paces próximos de 4:40 min/km. Sabia que não poderia forçar muito pois ainda teria uma 2ª volta para os 10 km. Os atletas dos 5 km passavam acelerando para finalizar a prova. Enquanto corria contei rapidamente os atletas no sentido contrário que  já estavam na 2ª volta, enquanto eu finalizava a minha 1ª. Tinham somente uns 30 atletas à minha frente. Não parecia estar tão mal.

Próximo do portal de chegada fiz o retorno, fechando a volta. Como a maioria dos atletas dos 5 km ficaram por ali os atletas dos 10 km ficaram mais espaçados, permitindo correr bem livre. Minha 2ª volta, como sempre já foi bem mais sofrida. As pernas não respondiam tanto como no início e a dificuldade de respiração aumentou.

As posições já estavam meio definidas. Corri só pra não ser ultrapassado. À minha frente também dificilmente iria alcançar algum outro atleta. Os paces foram subindo e culminou com o pior deles no  trecho com o vento mais frio, chegando a quase 5 min/km. Feito o retorno novamente iniciei o trecho final, com dificuldade de manter o pace já na casa de 4:50 min/km.

Ainda no quilômetro final dei uma acelerada para tentar me aproximar de um atleta, mas não deu tempo. A chegada foi bem interessante, pois apesar de ficar em 25º lugar na classificação geral masculina, fui recebido com faixa na minha passagem pelo portal. Aliás, todos os atletas foram recebidos com a faixa. Ficou um registro bem legal, feito pela Aninha, que estava lá me aguardando bem em frente. O tempo líquido ficou em 47min55s. Longe do que eu gostaria, mas feito. Confirmando a minha impressão, a distância de 10 km estava bem aferida.

Recebi a medalha, bebi uns copos de água, comi uma banana e fui logo me trocar. Estava todo molhado e com um frio de tremer. Depois voltamos para bater aquele papo final com os amigos e assistir a premiação, que estava bem recheada. Para os campeões gerais teve vale compras no valor de R$ 1.000 e gradativamente até o 5º lugar geral (R$ 200). Mas, como a cerimônia de premiação demorou viemos embora, pois aquela chuvinha e o frio não favoreciam.  


Distância total de 10,03 km (em 2 voltas)
Kit da Corrida Beneficente Bistek 40 anos
 Amigos presentes na Corrida Beneficente Bistek 40 anos - Florianópolis / SC
 Tempo chuvoso
Largando
Completando a 1ª volta
 Chegada com faixa. Acho que foi a minha 1ª vez
Trofèus para os campões gerais

Local: Beira mar Continental do Estreito - Florianópolis/SC
Data: 01/09/2019
Horário: 8:00 hs
Distância: 10 km (10,03km)

Inscrição: R$ 30,00 para sócios cartão Bistek. Preço normal R$ 60,00
Kit: Camiseta, número de peito e chip retornável.

Tempo: 47min55s
Pace: 4:47 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

Distância 10 km:
Colocação: 02 de 05 (45-49 anos)
Colocação: 25 de 56 (masculino)
Colocação: 29 de 73 (geral)

Distância 5 km:
125 concluintes (68 masculinos e 57 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário