sábado, 14 de setembro de 2019

08/09/2019 - 10k Volta da Lagoa da Conceição - FLN/SC

Foto: Foco Radical
Corrida 10k Volta da Lagoa - Florianópolis / SC

Poucas são as provas que consegui participar de todas as edições desde que comecei a minha vida de corredor. Uma delas é a charmosa Corrida Volta da Lagoa da Conceição. Com essa edição de 2019 completei a 12ª participação e sempre na distância de 10,5 km, para não perder as comparações. São 12 porque em 2009 tiveram duas edições.

Os maiores atrativos da prova são os trechos que corremos margeando a Lagoa da Conceição e o famoso e desafiador Morro do Badejo. Isso para os participantes da distância dos 10,5 km, que pode ser feita individualmente ou em dupla. A opção de 4 km é mais local e não avança por esses trechos.

A Aninha estava voltando a participar das corridas, depois de cerca um mês parada. Até pensamos em fazer dupla esse ano, mas como sempre acabamos desistindo pela logística de transporte até o ponto de revezamento. Esse ponto fica próximo do 6º km, próximo do Morro do Badejo e o deslocamento é por conta das equipes ou atletas.

Conforme informações da organizadora ACORSJ, foram mais de 900 inscritos para todas as modalidades: 10,5 km individual ou em dupla, e 4 km. A entrega dos kits foi realizada no sábado, véspera da prova, nas Óticas Carol da Lagoa da Conceição, que ficou aberta mesmo no feriado da independência para receber os atletas. Para aqueles que moram no continente como eu ficou um pouco fora de mão, ainda mais pelo congestionamento causado pelo desfile de 7 de Setembro. Na retirada estava bem tranquilo e fiquei menos de 5 minutos. Demorou mesmo foi o deslocamento de mais de 1 hora até a Lagoa da Conceição.

Minhas recordações dessa prova foram sempre de muito frio e muitas vezes chuva. Mas dessa vez foi diferente. O dia amanheceu limpo, sem vento e com sol. O bom é que a largada também foi mais tarde que as corridas usuais, às 8:30. Dessa forma dá pra descansar um pouco mais e já sair com o dia claro. Com a quantidade de atletas inscritos, mesmo chegando por volta das 7:40 as vagas para estacionar nas redondezas já estavam quase todas tomadas.

Sem treinos específicos e nem de velocidade, eu tinha como meta melhorar o tempo do ano passado de 51min38s, porém sem grandes expectativas. A segunda metade dessa prova exige muito preparo e esforço para não perder o rendimento e isso eu já sabia que seria difícil.

Chegamos no local da prova e já estava bem movimentado com tudo montado. O local fica em uma área bastante ampla e acessível, o que facilita a circulação dos atletas. Um fato curioso é que os banheiros químicos foram colocados em um terreno com matinho e para acessá-los passávamos por um campo minado de bosta de cavalo. Pelo menos dei sorte de não pisar em nenhum. Começar uma corrida assim não seria nada agradável.

Me aqueci por alguns minutos e quando fui me alinhar para a largada junto com a Aninha já estava bem cheio e ficamos posicionados mais ou menos na metade. A parte inicial da largada era estreita. Primeiramente largaram os atletas PCD´s, e em seguida, os atletas dos 10,5 km tanto individuais como os primeiros atletas das duplas. A largada dos 4 km foi um pouco depois.

Fiz uma largada meio encaixotado no início, principalmente na parte que passa pelo centrinho da Lagoa da Conceição. Mesmo tendo que correr pelas calçadas em alguns trechos, fiz um bom 1º km com pace de 4:31 min/km, que fechou em cima da pontezinha que dá acesso a Av. das Rendeiras.

Viramos à direta para continuar a contornar a Lagoa da Conceição, pela SC-406. Nessa parte estreitou novamente pela quantidade de atletas que vinham no mesmo ritmo. Mas deu tempo até de fazer um registro com a atleta Gabriela (@melanciatododia), que vinha registrando tudo. Essa é a parte mais bonita da prova com a belíssima vista da Lagoa da Conceição à direita por cerca de 3 quilômetros. Porém, apesar de plano, não consegui sustentar um ritmo bom nessa parte e os paces subiram para perto dos 4:55 min/km.

Depois desses 4 km iniciais já ficamos na expectativa da chegada do temido Morro do Badejo. Chegar forte nele é pedir pra caminhar na subida. Antes, porém, havia o posto de troca do revezamento das duplas, ou seja, a parte fácil ficava com o 1º atleta e a pedreira ficava para o 2º atleta da dupla. Também teve um posto de de hidratação próximo e precisei dar uma molhadinha na boca, que já estava seca.

Com a intenção de não caminhar no Morro do Badejo (6º km), e já sabendo que estava me aproximando, aliviei o ritmo. Foi bom, mas não o suficiente. Iniciei a subida no trotezinho e sem forçar. São mais de 500 metros de subida íngreme. A medida que ia subindo as pernas começaram a queimar e o fôlego a faltar. Insisti até onde foi possível, mas quase chegando no topo tive que ceder e caminhar um pouco. Foi melhor pra retomar o fôlego e depois poder descer melhor.

Vencido a subida do morro vem a compensação, uma forte descida. É só deixar o corpo solto que descemos naturalmente. Também dá pra se recuperar sem necessidade de muito esforço. Só temos que tomar cuidado pra não cair ou forçar muito as pernas pra não se lesionar.

Apesar de estarmos mais cansados nesses quilômetros finais, tentei retomar o ritmo inicial da prova com pace abaixo de 5:00 min/km, mas não deu certo. É um trecho com mais algumas subidinhas ao longo do percurso e que dificultava correr mais forte. Foi do jeito que deu mesmo.

Cheguei acelerando pra tentar ganhar alguns segundos ainda, mas fui enganado por um primeiro portal de chegada "falso". Sorte que o portal verdadeiro estava poucos metros à frente, pois já não tinha mais pique algum para ir muito longe. Meu tempo líquido ficou em 52min51s, mais de 1 minuto em relação ao ano passado. Vou tentar me preparar e melhorar no ano que vem..

Descansei um pouco da desaceleração rápida. Recebi a medalha da amiga Adriane e fui logo me hidratar, pois estava com muito sede. Gosto do pós prova da ACORSJ, que além das frutas, água e isotônico tem sempre uma Coca-Cola bem geladinha e uns bolinhos pra comer. Matada a sede fui aguardar a chegada da Aninha, que me surpreendeu. Chegou logo em seguida, melhorando bem o seu tempo em relação ao ano passado e fazendo sub-1h, mesmo tendo ficado mais de um mês sem correr e treinar.

Apesar do meu tempo um pouco mais alto, observando a classificação, foi a minha melhor colocação na categoria por faixa etária nessa prova, ficando em 7º lugar dessa vez. A Aninha foi melhor ainda e conquistou um merecido pódio de 2º lugar na sua nova categoria. Fiquei bem feliz por ela ter retornado e já tão bem assim. Está de parabéns !!!

Na cerimônia de premiação os troféus para os campeões gerais e por categorias foram entregues pela atriz Camila Rodrigue e Felipe da novela Topíssima da RIC TV. Fizeram questão de tirar foto em todos os pódios, promovendo a novela. No final eu também tive que fazer um registro junto com a Aninha e a atriz.

O lindo dia ensolarado ajudou a tornar um belo evento, em um cenário bem bonito de Florianópolis. Com o tempo assim os atletas comparecem mais, se integram mais, participam mais e até as fotos ficam mais bonitas. Muito bom quando o isso acontece e nos permite curtir bem a prova. Foi um excelente evento com uma ótima organização da ACORSJ.

Pra terminar, a seguir, estão os relatos de todas as minhas participações anteriores:

07/09/2018 - 10k Volta da Lagoa - FLN/SC - 10,5km(10,47km) - 51min38s

Kit da Corrida 10k Volta da Lagoa 2019
Retirada dos kits na Óticas Carol da Lagoa da Conceição
 Amigos presente na Corrida 10 k Volta da Lagoa da Conceição
Cruzando a ponte sobre a Lagoa
(Foto: Foco Radical)
Certificado da Corrida 10k Volta da Lagoa da Conceição

Local: Em frente a Academia Power Club - FLN/SC
Data: 08/09/2019
Horário: 08:30 hs (8:36 hs)
Distância: 10,5 km (10,47 km)

Inscrição: R$ 85,00 (3º lote)
Kit: Camiseta, um chaveiro, um gel de carboidrato, número de peito e chip descartável.

Tempo: 52min51s
Pace: 5:03 min/Km
Tênis: Olympikus Pride 2

2019
Colocação: 07 de 027 (45-49 anos)
Colocação: 79 de 266 (masculino)
Colocação: 86 de 410 (geral)

2018
Colocação: 08 de 018 (45-49 anos)
Colocação: 72 de 254 (masculino)
Colocação: 81 de 387 (geral)

2017
Colocação: 10 de 020 (45-49 anos)
Colocação: 53 de 132 (masculino)
Colocação: 59 de 213 (geral)

2016
Colocação: 011 de 031 (45-49 anos)
Colocação: 099 de 289 (masculino)
Colocação: 108 de 423 (geral)