sábado, 12 de outubro de 2019

06/10/2019 - Corrida Outubro Rosa - São José / SC

Foto: Foco Radical
06/10/2019 - Corrida Outubro Rosa - São José / SC

Resultados 5km e 10km e Kangoo Jump
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A Corrida Outubro Rosa, organizada pela ACORSJ - Associação de Corredores de São José, tem como objetivo difundir a prática esportiva na comunidade e conscientizar principalmente as mulheres quanto a prevenção ao câncer de mama. Ela completou a sua 4ª edição, debaixo de muita chuva, que não intimidou a presença dos mais de 500 atletas.

Optei de novo pela distância de 5 km, juntamente com a Aninha. Ainda não consegui encaixar tempo para os treinos mais longos e a dor no calcanhar direito permanece, principalmente no pós-prova. Fica quase impossível pisar com esse pé. Além da distância de 5 km havia opção de 10 km (em duas voltas) e a opção de kangoo jump.

Os kits foram entregues no Continente Park Shopping, no sábado, até a metade da tarde. Fomos retirar os nossos depois do almoço e foi bem tranquilo. Porém, em seguida, formou-se uma pequena fila. Era necessário levar 1 kg de alimento também. O bom da entrega em Shopping é que tem supermercado por lá e também dá pra aproveitar e dar um passeio. Pra quem vai só para retirar o kit o estacionamento sai caro, R$ 10.

Pra mim o percurso da prova é bem familiar, pois é na beira-mar de São José. onde costumo treinar. Porém, não daria pra brigar por um tempo muito bom, pela falta de treinos mais fortes. Portanto, qualquer sub-23min seria muito bem-vindo.

A previsão do tempo para o domingo de manhã era de chuva e não falhou. Logo cedo ao acordar já chovia, mas como ainda estava fraca não hesitamos em ir. A sorte que toda a concentração da prova foi no Centro Multiuso e pudemos nos abrigar e usar a estrutura do local antes e depois da corrida. O estacionamento também estava liberado para os participantes.

A largada, que foi anteriormente alterada, passou das 7 hs para às 7:30. Deu pra dormir um pouco mais. Mesmo assim às 6:45 já estávamos no local da prova. O tempo todo ficamos abrigados da chuva que não parava. Só fomos para fora faltando uns 10 minutos para a largada e não conseguimos chegar muito à frente.

Primeiro largaram as atletas da modalidade kangoo jump. Depois todos os atletas dos 5 km e 10 km partiram em meio a poças d´água e chuva intensa. Larguei junto com a Aninha e confesso que não estava muito confortável com a chuva que caía. Logo no início já estava todo ensopado e com os tênis molhados após algumas poças.

Como eu larguei mais encaixotado no início tive que fazer vários desvios e até correr por fora da faixa destinada aos atletas. O trânsito de veículos estava parcialmente fechado. Ainda assim o meu 1º km foi feito em 4:36 min. Corríamos no sentido oposto aos veículos até a ponta da beira mar de São José. 

Estranhamente me sentia pesado e sem rendimento, talvez pelo café da manhã, ou por estar incomodado com a chuva. Só sei que nesse trecho plano e reto que eu deveria ir melhor meu pace subiu para 4:43 min/km ao final do 2º km, em frente a Prefeitura de São José. Estava com um cansaço prematuro, que normalmente ocorre no 4º km em provas de 5 km.
Não precisei pegar copo de água no posto de hidratação. Era só abrir a boca. Fizemos o retorno com 2,25 km percorridos e voltamos pela ciclovia da beira-mar. Nesse trajeto as poças diminuíram e o ritmo melhorou um pouco no 3º km, 4:38 min/km. Porém, o sofrimento e o esforço estavam maiores  que o normal e o 4º km foi só pensando em não quebrar e nem caminhar. Fechei com pace de 4:42 min/km.

O último quilômetro foi do jeito que deu mesmo. Pernas duras e respiração a mil. Não via a hora de cruzar logo o portal de chegada. Passamos por trás do Centro Multiuso e logo depois contornamos para finalmente cruzar a linha de chegada. Nunca fiquei tão feliz de não ter optado pela distância de 10 km. Não ia conseguir dar mais um passo para abrir uma 2ª volta. Fechei os 5 km com o tempo líquido de 23min10s. Não foi dos melhores, mas também não foi dos piores.

Ao chegar recebi a bonita e diferente medalha com toques de rosa. Estava incomodado por estar todo molhado e com frio. Fiz uma hidratação rápida com isotônico e a tradicional Coca-Cola, que sempre tem nas provas da ACORSJ. Tinha também as cucas, bolos e frutas, mas só comi depois. Fui ver a chegada da Aninha. Não deu tempo. Quando estava indo, ela já tinha chegado, com pouco mais de um minuto depois que eu. Conseguiu estabelecer o seu novo RP na distância de 5 km, fazendo sub-25min, com o tempo líquido de 24min29s. Muito orgulho !

Choveu durante a prova toda e até no finalzinho na chegada dos atletas dos 10 km. Nem deu pra ficar assistindo e fazendo registros das chegadas dos amigos. Pelo menos as instalações do Centro Multiuso ajudaram muito para aguardarmos a premiação.

Foram premiados os 5 primeiros atletas gerais (femininos, masculinos, e kangoo jump) e também por categoria de faixa etária (5 em 5 anos) para as duas distâncias de 5 km e 10 km (femininos e masculinos). Eu fiquei em 6º lugar na categoria e 49º lugar geral masculino. A Aninha arrasou e fez bonito. Foi campeã da categoria dela, 10ª geral no feminino, e subiu ao pódio para receber o seu belo troféu.

Mesmo com a chuvarada os atletas compareceram em peso e foi um evento bem animado e organizado. Com certeza as instalações do Centro Multiuso ajudaram bastante para acolher os participantes e acompanhantes, tanto no pré como no pós-prova. A distância dos 5 km estava bem aferida, mas a dos 10 km não cheguei a verificar. Tudo com a cobertura da RIC TV que vem divulgando e apoiando bastante os eventos de corrida aqui na grande Florianópolis. Fez uma bela matéria sobre a prova.

Percurso dos 5 km (4,99). Nos 10 km foram 2 voltas.
 Retirada do kit no Continente Park Shopping com Fausto e Sô da Confraria das Corrridas
 Kit da Corrida Outubro Rosa - São José / SC
 Preparados para a largada, com chuva !!!
 Na volta da beira-mar de São José
Amigos presentes na Corrida Outubro Rosa
Pódio da Aninha
 Aninha com o troféu de campeã da categoria
Lindas medalhas
 Certificado da Corrida Outubro Rosa - São José / SC

Local: Centro Multiuso da Beira-mar de São José / SC
Data: 06/10/2019
Horário: 7:30 hs (7h33min)
Distância: 5 km (4,99 km)

Inscrição: R$ 50,00 (em grupo)
Kit: Sacolinha, camiseta, uma barrinha de arroz, um sachê de cappucino (20g), um potinho de álcool gel 35ml, número de peito e chip descartável.

Tempo: 23min10s
Pace: 4:40 min/km
Tênis: Asics HyperSpeed 6

Distância 5 km:
Colocação: 06 de 016 (40-49 anos)
Colocação: 49 de 126 (masculino)
Colocação: 54 de 332 (geral)

Distância 10 km:
161 concluintes (106 masculinos e 55 femininos)

Kangoo Jump 5 km:
09 concluintes femininas

Nenhum comentário:

Postar um comentário