domingo, 6 de outubro de 2019

29/09/2019 - 2º Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC

 Foto: Foco Radical
2º Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC

Esse ano fui convidado novamente para participar e ajudar na divulgação da 2ª edição do Desafio SICOOB Morro da Cruz. Aceitei prontamente o convite feito pela organizadora do evento, a Ponto Eventos. Para quem não conhecia a prova, no ano passado, essa corrida inovou com um percurso diferente largando do último piso do Shopping Beiramar e chegando na RICTV no alto do Morro da Cruz.

A distância da prova é única, de 5 km. Porém, apesar de ser aparentemente curta os 2,3 km finais são em uma subida íngreme, algo em torno de 285 metros morro acima. O começo é bem tranquilo, pois descemos do terraço do Shopping, passando pelos pisos de estacionamentos, até ganharmos as ruas e o céu aberto.

Como já tinha participado em 2018, meu desafio era baixar o tempo do ano passado, que foi de 31min41s. Além disso pretendia não caminhar em todo o trecho de subida. Entretanto, meu treinamento não foi dos melhores. Ainda sentindo um pouco o calcanhar do pé direito e sem muito tempo, fiz poucos treinos em morros.

A entrega dos kits foi feita no sábado, véspera da prova, na loja Blau Blau do Shopping Beiramar. Eu, a Aninha e o Gabi fomos próximo do meio dia e já aproveitamos para almoçar por ali. Não pegamos fila para a retirada. Tudo bem tranquilo. Além dos produtos do kit tinha cupons de 20% de desconto para a loja Blau Blau e para a Barbearia VIP para os atletas.

Uma das coisas que me deixa apreensivo em corridas que largam de um lugar e chegam em outro é a logística de transporte. Mas isso foi muito bem planejado e executado pela organização. Pudemos deixar o carro no estacionamento do Shopping, sem custo. Foram disponibilizadas vans para os acompanhantes dos atletas subirem até a chegada no Morro da Cruz e, ao final, as vans retornaram deixando os atletas próximo ao Shopping novamente. Os volumes dos atletas também foram transportados do local da largada para a chegada.

Ao contrário do ano passado, o dia amanheceu bonito no domingo. Seria possível aproveitar bem e curtir a vista lá de cima. Eu e a Aninha chegamos às 6:40 e deixamos o carro no estacionamento Shopping, ficando bem pertinho do piso da largada. Os atletas também puderam utilizar os sanitários e as instalações internas do último piso, enquanto aguardavam o horário da largada, prevista para as 7:30.

Muitos amigos e assessorias esportivas estavam presentes na prova, que reuniu muitos atletas amantes de desafios e também iniciantes. A RIC TV além de ser palco da chegada também fez uma ampla cobertura do evento, inclusive com um dos seus jornalistas, Marcelo Mancha, encarando também esse morro pela primeira vez.

Mesmo o local sendo limitado, deu pra fazer um bom aquecimento no terraço, que também tinha painéis para fotos e para deixar mensagens, o portal de largada, e uma linda vista da beira-mar norte.

Faltando uns 10 minutos eu e a Aninha fomos nos posicionar para a largada. Como tinham muitos atletas era melhor largar mais a frente. E às 7:34 foi dada a largada lá de cima. Fomos correndo por todos os pisos de estacionamento do shopping. Essa é a parte fácil da prova, em que a gente só desce. Eu me contive nesse início, sem forçar, e curtindo a energia e alegria inicial do pessoal, que descia naquela animação, por enquanto...

Saímos do Shopping, por onde corremos cerca de 800 m, e logo ganhamos a avenida Beira-mar Norte, onde fechamos o 1º km. Meu pace ficou em 4:39 min/km, bem maior que os 4:09 min/km do ano passado. Mas realmente larguei me poupando para depois.

Com cerca de 2 km percorridos fizemos o retorno na Praça Prof Seixas Neto, voltando pela Rua Frei Caneca. Estávamos na parte plana da prova e ainda tudo corria bem, fechando o 2º km em 4:41 min. Já começava a me preparar psicologicamente para encarar o que vinha pela frente.
Depois de 2,7 km acessamos a Rua Jairo Callado e iniciamos o nosso processo de subida. Nesse ponto teve um posto de hidratação, mas preferi passar. Me concentrei e fui determinado a não caminhar. Com a redução natural do ritmo o pace do 3º km já subiu para 5:36 min/km.

Subi trotando também a Rua Ernesto Stodieck inteira, mas um pouco depois de chegarmos na Av. do Antão, tive que aliviar e caminhar. O coração estava a mil e as pernas já estavam queimando. Isso aconteceu com 3,35 km percorridos. Não teve jeito, mesmo tentando ir bem devagarinho. Meu consolo é que não era só eu. Muitos atletas ao redor também caminhavam. Não foi privilégio meu.

Daí pra frente foram várias alternâncias de trote leve com caminhada. Nem olhava pra cima pra não desanimar. No 4º km o pace foi lá pra cima, 8:22 min/km. Já não tinha mais estratégia alguma. Era correr quando fosse possível e caminhar para descansar. O legal é que vínhamos na sofrência e na tocada com alguns amigos: Geraldo Protta (@floriparoadrunners), Thiago José e Sebastião Santos.

No último quilômetro, depois de umas 10 caminhadas chegamos à parte final da prova. E quando a gente já imagina o portal de chegada, aparece ainda mais uma forte subida. Haja força nas pernas. Olhei o Garmin e vi que dificilmente conseguiria melhorar o tempo. O sprint final ficou somente para os 50 metros finais, se é que dá pra se chamar de sprint.

Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 31min57s. Depois que consegui processar alguma coisa me dei conta que podia ter me esforçado um pouco mais pra baixar o tempo de 31min41s do ano passado. Será que se tivesse largado mais forte conseguiria ? Paciência. Ano que vem me preparo melhor.

Logo na chegada recebemos a nossa medalha e um flyer com vários vales para retirada do kit lanche pós-prova. Todos os concluintes receberam esse flyer pra trocar pelos produtos e alguns, sem saber, acabavam jogando fora. Antes de retirar as minhas guloseimas fui esperar a chegada da Aninha que conseguiu melhorar bem o seu tempo do ano passado, fechando em 37min22s.

Depois fomos aproveitar a parte boa, o pós-prova. Com o céu aberto e uma vista linda lá de cima, os atletas puderam tirar uma foto instantânea e receber junto com um porta retrato do evento. Havia muitas guloseimas que podiam ser trocadas pelos vales: pão de queijo, produtos Banana Brasil, suco, chopp 048, além de estar disponível também água e uma linda mesa de frutas. Para relaxar a musculatura do esforço da subida teve massagens feitas pela Elementos Massoterapia e até banda com música ao vivo.

A premiação foi somente geral e contemplou os 10 primeiros colocados femininos e masculinos. O nível da prova foi bem forte e o campeão, Maurício Marques estabeleceu o novo recorde da prova com 21min15s. Voou na subida.

Achei que o evento como um todo foi perfeito, com os mínimos detalhes planejados para proporcionar um excelente programa esportivo e social na manhã de domingo. Além do percurso desafiador, toda a logística e infraestrutura da prova funcionaram muito bem e até o tempo colaborou. O pós-prova foi destaque com uma recepção acolhedora aos atletas e seus acompanhantes nas instalações da RICTV, no Morro da Cruz.

Agradeço imensamente a organização em nome do amigo Eduardo Marcondes e do Said Ali (@colecionadordecorridas) por me convidarem para fazer parte da equipe de divulgação digital, e parabenizo-os pelo sucesso do evento. Também agradeço aos parceiros e apoiadores pelos brindes oferecidos: @sicoob_oficial, @barbeariavip, @cantu_alimentos, @blaublausports, @areiabronze, @forneriacatarina, @bananabrasiloficial.

Percurso 5 km (4,96 km)
Kit do 2º Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC
Eu e a Aninha na retirada do kit na Loja Blau Blau do Beiramar Shopping
Alguns amigos incentivadores e influenciadores das corridas
                           
       Edu                                                Ana Paula
    Foto: Alexandre Santiago (Foco Radical)                       Foto: Alexandre Santiago (Foco Radical)
 A vista é bonita, mas o morro não perdoa...
Foto: Mark (Foco Radical)

Subindo suave na nave #sqn
(Foto: Felipe da Cruz - Foco Radical)
Chegando
(Foto: Confraria das Corridas)
 Amigos presentes
Mais alguns amigos presentes.
 Com a medalha da prova e a bela vista lá debaixo
Equipe e amigos influenciadores
Certificado do 2º Desafio SICOOB Morro da Cruz

Local: Último piso do Beiramar Shopping - FLN/SC
Data: 29/09/2019
Horário: 7:30 hs (7:34 hs)
Distância: 5 km (4,96 km)

Inscrição: R$ 60 + taxa no primeiro lote (cortesia)
Kit: Camiseta, um cereal integral BelVita 25g, uma barra de frutas Supino 24g, uma paçoquita 18g, cupom de 20% na Babearia Vip, Loja Blau Blau e Evolution., número de peito e chip descartável.

Tempo: 31min57s (tempo líquido)
Pace: 6:27 min/km
Tênis: Olympikus Pride 2

Colocação: 145 de 427 (masculino)
Colocação: 160 de 707 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário