sexta-feira, 25 de outubro de 2019

19/10/2019 - Corrida pela Paz - FLN/SC

Foto: Foco Radical
Corrida pela Paz 2019 - No Drogas - FLN/SC


No último final de semana completei a minha 11ª Corrida pela Paz - No Drogas consecutiva. Venho participando desta prova desde 2009, ano em que comecei nas corridas de rua. É uma das únicas que consegui correr seguidamente desde o meu início na vida de corredor, e nos últimos anos sempre na distância de 5 km.

A data da prova estava programada para o dia 13/10 último, e as inscrições já estavam todas encerradas. Porém, uma semana antes anunciaram a alteração da data da prova para o dia 19/10, um sábado à noite. Diante dessa mudança ocorreram muitas desistências e até foram abertas as inscrições novamente. Eu, que tinha programado uma corrida por final de semana nesse mês, tive que ficar sem correr em uma e correr em duas nessa última. Menos mal que seriam somente 5 km nessa prova. A Aninha também se inscreveu para essa mesma distância.

Atualmente a logística da Corrida pela Paz é feita pela equipe da Corre Brasil com um padrão já consolidado no meio esportivo. A entrega dos kits foi realizada na Loja Karsten, em frente ao Beiramar Shopping. Não pude ir na sexta-feira, véspera da prova, mas também foi possível fazer a retirada dos mesmos no sábado, até poucas horas antes da corrida. Retirei o meu e da Aninha na parte da tarde e estava bem tranquilo o movimento. A doação de 1 kg de alimento para ser entregue a alguma entidade necessitada dessa vez foi opcional.

Não estou acostumado a participar de provas no período da tarde, porém consigo treinar somente nesse período. Como teria a Meia maratona da Unimed na manhã seguinte, estava em dúvida de como correr nessa prova. Se faria 5 km dando o meu máximo ou simplesmente completaria, sem forçar. No fundo eu sabia que ao ser dada a largada tentaria fazer o melhor.

Eu e a Aninha chegamos no local da prova, na ponta da beira-mar continental, às 17:30. A largada estava prevista para 19:00. Nos arredores estava bem movimentado, mas pelos adolescentes que aproveitavam o belo dia que estava fazendo. Conforme foi escurecendo o vento já começou a se intensificar.

Pela mudança da data a corrida não estava tão cheia como no último ano, mas com um bom público para uma corrida num sábado à noite. Ainda sentindo o calcanhar do pé direito fiz um bom aquecimento para não sair tão frio. Essa dorzinha vai passando assim que o corpo aquece. Minha intenção era buscar um sub-23min nos 5 km, e sabia que esse percurso favorece.

Depois do aquecimento fui logo me alinhar para a largada e não sair tão atrás, pois tanto os atletas dos 5 km como dos 10 km sairiam ao mesmo tempo. Consegui ficar no bloco mais à frente, mas a Aninha preferiu largar atrás para se poupar para a meia maratona do dia seguinte.

Fiz a largada sem aquele exagero e afobação inicial. Queria correr bem, mas sem forçar tanto para não me prejudicar para o dia seguinte. Fiz um 1º km razoável, com pace de 4:39 min/km. Porém, sabia que nesse ritmo não daria para brigar pelo sub-23min. Até desanimei um pouco.

O percurso foi da ponta da beira-mar continental, indo até a altura do IFSC e retornando. O detalhe é que na ida o vento soprava contra e tivemos que fazer mais de força para vencer a resistência. Além disso, ao final do 2º km acessamos uma entrada com uma subidinha. A única do percurso. Mesmo assim deu pra abaixar um pouco o pace, 4:36 min/km.

Com cerca de 2,7 km percorridos fizemos o retorno em frente ao IFSC. Não peguei água no posto de hidratação, pois em provas curtas eu deixo para o final. Depois de ter sofrido um pouco mais no início a volta deu pra dar uma recuperada no tempo, já correndo a favor do vento. Fechei o 3º km em 4:25 min/km.

No 4º km, onde normalmente o meu pace sobe um pouco, foi diferente dessa vez. Consegui fechar em 4:30 min. O esforço foi grande nessa retomada, mas já começava a fazer as contas para tentar completar a prova abaixo dos 23 minutos. Me animei um pouco.

Faltando apena 1 km fui para o tudo ou nada, acelerando ainda mais. Em provas curtas eu nunca consigo fazer split negativo, mas dessa vez (acho que ajudado pelo vento) consegui fazer o meu melhor pace da prova com 4:19 min/km, e cruzar a linha de chegada com 22min33s. Nem acreditei muito quando cheguei. Acabou sendo o meu melhor resultado do ano nos 5 km. Justo em uma prova que eu não tinha começado muito bem.

A grande maioria dos atletas completou a prova por ali mesmo, mas os atletas dos 10 km fizeram o retorno e abriram uma 2ª volta, pelo mesmo percurso. Ainda bem que fiz somente os 5 km, pois não aguentaria continuar. Recebi a medalha e fui me hidratar com água e isotônico. Também peguei frutas e teve até uns pacotes de maça desidratada, bem gostoso. Caiu muito bem também um café quentinho da Três Corações.

Fui rapidamente aguardar a Aninha. Pensei que ela fosse chegar em seguida. Mas dessa vez ela se poupou e fez a prova bem tranquila, só trotando. Fiquei até preocupado pela demora na sua chegada, mas não foi nada. Depois ficamos por lá conversando com os amigos e assistindo a chegada dos atletas dos 10 km.

Esperamos um pouco pra ver o resultado. Esse ano a premiação por categoria por faixa etária mudou,  com intervalos de 10 em 10 anos, tanto na distância de 5 km como na de 10 km, e somente até o 3º lugar. Com isso a disputa ficou bem mais forte. Eu fiquei em 8º lugar entre os 47 atletas da minha faixa etária (45-54 anos). Até que não foi tão mal.

Com o tempo esfriando e como precisávamos descansar e dormir cedo para a corrida da Unimed na manhã seguinte aproveitamos para jantar por lá perto mesmo, na tradicional Churrascaria Riosulense. Sempre sinto muita fome depois de uma corrida.

Percurso - 5 km (1 volta) e 10 km (2 voltas)
 Gabi foi comigo na retirada dos kits na Loja Karsten
 Kit da Corrida pela Paz 2019
Alguns amigos presentes na Corrida pela Paz
Chegamos cedo e ainda estava claro
(Foto: Corre Brasil)
Voltando a favor do vento
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)
Eu e a Aninha com as medalhas da Corrida pela Paz
Mais alguns amigos no pós-prova da Corrida pela Paz
Minha 11ª medalha da Corrida pela Paz
Certificado da Corrida pela Paz 2019

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 19/10/2019
Horário: 19:00 hs (19:04 hs)
Distância: 5km (5,03 km)

Inscrição: R$ 27,50
Kit: Camiseta, Guia do atleta, sachê de cappuccino 20g, pacote de cookies integrais 80g, número de peito e chip descartável.

Tempo: 22min33s
Pace: 4:30 min/km
Tênis: Asics Hyperspeed 6

2019
Colocação: 008 de 047 (45-54 anos)
Colocação: 073 de 349 (masculino)
Colocação: 078 de 764 (geral)

Distância 10 km:
308 concluintes (203 masculinos e 105 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário