sábado, 18 de janeiro de 2020

05/01/2020 - 1ª Corrida da Ponte - Viva a Ponte - FLN/SC

Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical
1ª Corrida da Ponte - Viva a Ponte - FLN/SC

Uma das provas mais esperadas nesse início de ano foi a 1ª Corrida da Ponte - Viva a Ponte, que aconteceu no primeiro final de semana de 2020. Como a Ponte Hercílio Luz tinha sido recém inaugurada todos queriam atravessá-la e essa era uma excelente oportunidade de percorrê-la, principalmente pelo vão central para poder admirá-la bem de perto.

Foram disponibilizadas 2.000 vagas por meio da FESPORTE (Fundação Catarinense de Esporte), com organização e logística da prova por conta da SulBrasilis. As inscrições foram gratuitas e feitas somente pelo site na internet. Fato curioso é que na abertura das inscrições (20/12/2019) elas duraram menos de 9 minutos, tamanha foi a procura. Eu e a Aninha conseguimos fazer as nossas em menos de 2 minutos. Posteriormente até foram disponibilizadas vagas remanescentes em outras datas, mas a disputa para consegui-las foi maior ainda.

A prova teve distância única de 5 km para todos. Isso permitiu que atletas de todos os níveis pudessem participar. Tanto que notei a presença de um grande número de corredores diferentes dos que normalmente frequentam o universo das corridas. Isso ocorreu também pelo apelo festivo da prova, como parte da programação da inauguração da Ponte.

A entrega do kit foi realizada na sede da FESPORTE, em Capoeiras - Florianópolis, na sexta-feira e no sábado que antecederam o evento. Fui retirar o kit na tarde da sexta e apesar de estar movimentado foi tudo tranquilo. Só não pude retirar o da Aninha porque foi necessária a apresentação da autorização para terceiros. O kit continha uma camiseta, o número do peito e o chip retornável. Conforme o regulamento era preciso usar a camiseta da prova para ter acesso à largada.

Começo de ano não é fácil. Eu vinha de muita comilança nas festas dos últimos dias, pouco treino e estava mais pesado. Para um prova que é rápida e intensa faz toda a diferença. Por isso decidi correr numa boa, curtir a passagem pela ponte, e fazer algumas filmagens. Sem metas de tempo.

No dia da prova, com a expectativa de um grande público, fomos para o local da largada junto ao Parque da Luz, em Florianópolis, com duas horas de antecedência do horário da largada, prevista para às 8 horas. Conseguimos estacionar uns 3 quarteirões distante da cabeceira insular da ponte.

Estava bem ansioso em participar desse evento, pois desde que vim para Florianópolis em 2004, nunca tive oportunidade de passar ou correr pela Ponte Hercílio Luz. Imagino que uma boa parte dos atletas se sentiam eufóricos e aguardavam esse momento da mesma forma. Pude constatar ao encontrar os amigos no local da largada.

A arena do evento, apesar do espaço físico ter ficado meio estreito pelo número de participantes, estava bem montada com toda a estrutura necessária. As áreas estavam bem delimitadas, principalmente para o acesso à largada e parte do percurso até a entrada da ponte. À princípio só atletas com as camisetas da prova e número de peito teria acesso.

Prevendo uma grande concentração na largada fui me posicionar bem antes. Dessa vez quis sair lá na frente. Nem deu pra fazer aquecimento. Por ser parte da programação de inauguração da Ponte estava presente o Governador do Estado, Carlos Moisés, que também participou da corrida, além de vários jornalistas e algumas emissoras de TV.

(Foto: Carlos Moisés)

Às 8 horas foi dada a largada. Primeiro saíram os atletas portadores de necessidades especiais, e minutos depois (às 8h04min) os demais atletas. Todos saíram na maior empolgação e em ritmo bem forte, pelo menos nesse início. Eu só larguei na frente e já fiquei mais à direita pra ir registrando a passagem pela ponte.

Poucos metros depois de passarmos o portal acessamos a Ponte Hercílio Luz, por onde corremos pelos seus 820 metros de comprimento. Estava meio receoso com o piso, que eram gradezinhas vazadas, mas foi tudo bem tranquilo. Mesmo querendo registrar tudo nessa passagem inicial até que fiz um bom 1º km, que terminou logo após a travessia da ponte com pace de 4:28 min/km.

Seguimos pela Rua Fúlvio Adulcci até a primeira saída à direita para a beira-mar continental, onde retornamos pela Rua Quatorze de Julho, no sentido do Parque de Coqueiros. Exatamente no final do km 2 fizemos outro retorno para voltar pela beira-mar continental. Nesse 2º km eu precocemente já estava me cansando correndo com a câmera em punho, mas o ritmo ainda estava razoável, 4:44 min/km.
Na altura da Rua Santos Saraiva fizemos o último retorno na beira-mar continental. Isso com cerca de 3,2 km percorridos. Teve um ponto de hidratação e peguei um copinho d´água pra refrescar. Estranhamente essa parte que é a mais plana meu rendimento caiu. Com o calor que fazia parecia que estava num esforço absurdo, mas não era bem assim.

Ao invés de seguirmos reto para a Rua Quatorze de Julho pegamos a Rua Fúlvio Adulcci para acessar a ponte novamente e poder voltar para o lado da ilha. Só que dessa vez tinha uma subidinha mais pesada logo após o 4º km, que minou mais o rendimento, pace 5:34 min/km.

Na ponte novamente, foi só alegria. Parece até que corri melhor sem aquele impacto duro do asfalto. Já sabia que faltava menos de 1 km e estava a menos de 5 min para concluir a prova. Retornei com as filmagens e fui curtindo os metros finais. No meio da ponte, olhando para o chão, dava pra ver o mar passando por baixo e olhando pra cima observava a complexidade da estrutura. Um visual muito bonito.

O trecho final, em leve descida, foi bem legal. Havia muitos fotógrafos posicionados disputando o melhor ângulo e os melhores enquadramentos para registrar aquele momento único dos atletas com a ponte ao fundo. Em seguida foi só virar à direita e cruzar a linha de chegada. De novo eu me perdi e esqueci de desligar o Garmin, mas o tempo líquido ficou em 25min10s.

Muita animação na chegada dos atletas, cada um fazendo a sua festa junto ao público presente. Legal que havia uma mix de corredores mais experientes e os iniciantes que aproveitaram a oportunidade para fazerem a sua primeira corrida. A medalha da prova me surpreendeu e ficou muito bonita com desenho alusivo à ponte. Para conquistá-la foi necessário concluir os 5 km e trocá-la pelo chip retornável.

Após a chegada me reidratei com alguns copos de água. Frutas não tive vontade de comer e dispensei. Depois fui ao encontro da Aninha e ficamos assistindo a chegada do pessoal. Em seguida teve a entrega da premiação que foi somente para os 5 primeiros colocados gerais no feminino e masculino. Não teve categorias por faixa etária. Por isso foi rapidinha.

Evento encerrado e a parte central da Ponte Hercílio Luz foi liberada para os pedestres até a sua metade. O público em poucos minutos lotou, aproveitando o dia bonito que estava fazendo. É lógico que rolou muitas fotos e selfies. Quem conseguiu participar dessa 1ª edição deve ter gostado bastante. Para aqueles que não conseguiram, o sucesso foi tão grande que a promessa é de que essa prova se repita nos próximos anos, e com muito mais vagas para atender a demanda da comunidade em geral. Vamos torcer !!! 

Percurso 5 km (5,03 km)
Kit da 1ª Corrida da Ponte - Viva a Ponte - FLN/SC
Alguns amigos presentes na 1ª Corrida da Ponte Hercílio Luz
Fazendo alguns registros...
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)
No meio da ponte
(Foto: Ana Paula Marcon)
Passagem pela ponte
(Foto: Felipe da Cruz - Foco Radical)
Que sensação incrível !!!
(Foto: Mark Maderovysk - Foco Radical)
Reta final. Últimos metros
(Foto: Mariana Lapa)
 Chegada da 1ª Corrida da Ponte. Tempo líquido: 25min10s
(Foto: RSJ - Foco Radical)
Com a medalha e a Ponte tomada pelo público
Aninha e eu no pós-prova
Mais alguns amigos presentes na 1ª Corrida da Ponte Hercílio Luz
Todos felizes com as suas medalhas
Foto: Felipe da Cruz  - Foco Radical

Local: Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz - FLN/SC
Data: 05/01/2020
Horário: 8:00 hs (8h04min)
Distância: 5 km (5,03 km)

Inscrição: Gratuita
Kit: Camiseta, número de peito e chip retornável.

Tempo: 25min10s (tempo líquido)
Pace: 5:00 min/km
Tênis: Saucony Kinvara 9

Colocação: 013 de 0070 (masculino)
Colocação: 216 de 0994 (masculino)
Colocação: 247 de 1911 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário