sábado, 19 de fevereiro de 2022

05/02/2022 - Night Run Costão do Santinho - Arraial

Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical

Night Run Costão do Santinho 2022 - FLN/SC

Nesta 11ª edição da Night Run Costão do Santinho completei a minha 10ª participação nessa prova, que também iniciou o meu calendário de corridas 2022. Foi com muita satisfação e alegria que registrei mais essa marca de 10 corridas numa mesma prova ao longo dos últimos anos. 

Sou muito grato a organização, em especial aos amigos Eduardo Marcondes e Said Ali, por poder fazer parte da equipe de influenciadores e divulgadores dessa prova, que é uma verdadeira festa, com muita alegria, energia e uma boa dose de desafio. Este ano foi tudo perfeito, quase voltando a normalidade de antes da pandemia. Alguns procedimentos para melhor segurança dos atletas quanto a transmissão da COVID-10 foram mantidos, mas não precisou ser tão rígido com o da última edição ocorrida no final do ano passado.

A entrega dos kits foi realizada na Loja Decathlon, na SC-401, na sexta-feira e no sábado (dia da prova) até as 14 horas. Como eu estava na correria durante a semana, eu e a Aninha só pudemos ir no sábado pela manhã. Logo que abriu teve um pequena fila, mas foi bem rápido. A novidade no kit, que tinha o tema de Arraial foram os manguitos, que acompanharam a camiseta e a viseira. Para a retirada dos kits, além da apresentação do documento foi necessário o comprovante de vacinação contra a COVID.

Repetindo a última edição, as distâncias do percurso foram de 6 km e 10 km. Nessa prova eu costumo fazer a distância mais curta. Isso tem um motivo, quanto mais rápido chegar, mais tempo tenho para aproveitar o pós-prova, que é uma das principais atrações, com muitas guloseimas, música e painéis para fazer aquelas fotos.

O horário da largada mudou para as 21 horas e foi único para as duas distâncias. É melhor porque a praia já fica livre e facilita a vida dos atletas, principalmente em relação ao estacionamento. Por lá tem uma ampla avenida por onde é possível estacionar, mas que acaba lotando também. Umas das alternativas para quem chega mais em cima do horário é deixar o carro em um dos estacionamentos que cobravam R$ 20. 

Eu cheguei no Costão do Santinho por volta das 19h45 (sai daqui do continente às 19 horas) e já tive que deixar o carro no final dessa avenida, pois estava quase lotado. A Aninha não pôde ir no dia e acabei indo sozinho para a corrida. 

Como esse percurso de 6 km mudou na última edição, tinha como objetivo melhorar o tempo do final do ano passado, que foi de 33min04s. Apesar de não estar treinando tanto nesse início de ano achava que seria possível, principalmente pelas condições climáticas estarem favoráveis, sem aquela tradicional chuva, e o percurso mais seco.

A arena do evento já estava nos padrões de antes da pandemia, bem ampla, com várias atrações e liberado também para as tendas de assessorias esportivas, que compareceram em peso. Foi muito legal poder reencontrar os amigos. Alguns que não via desde antes da pandemia, alguns que estavam retornando as provas esse ano, alguns estreando, e outros abrindo a temporada do ano. Espero que não tenhamos recaída das restrições provocadas pela pandemia. Neste momento o número de infectados ativos e de mortes pela COVID-19 estava em crescimento, principalmente pela variante ômicron ser mais contagiosa, apesar de ser mais leve.

Minutos antes da largada foi feito um aquecimento geral, puxado pelo embaixador do evento Yann Rodrigues, o homem da "frase e da cantada do dia". A grande maioria dos atletas ainda usava máscara na concentração. Às 21h, sob uma linda queima de fogos, foi dada a largada para todos os atletas dos 6 km e dos 10 km. Partimos inicialmente pela areia mais fofa e logo fui buscar a areia mais dura, bem melhor para correr.

Tão logo fomos nos dispersando, retirei e guardei a minha máscara. Também levava na mão uma headlamp. Acho importante, pois em alguns pontos pelas trilhas e no trecho de volta da praia fica muito escuro. Essa primeira parte é mais tranquila. Um longo trecho de 1,6 km de areia mais firme. O 1º km foi o único que consegui fazer com o pace abaixo de 5 min/km.

Saindo da praia pegamos novamente a areia mais fofa para entrar nas trilhas das dunas. É a parte que normalmente eu sofro mais, pois exige mais força nas pernas. Estou acostumado a treinar no asfalto e em piso mais regular. Alguns trechos com chão batido facilitavam, mas por serem irregulares e a iluminação ser baixa muitas vezes dava até uma tropeçada.

Com 3 km percorridos chegamos na Praia do Ingleses, onde corremos por cerca de 200 metros e retornamos. Os atletas dos 10 km foram pelo lado esquerdo na Praia dos Ingleses. Eles percorrem um trecho maior e depois também retornam. Os meus paces no 2º e 3º km aumentaram, mas ainda estavam pouco acima dos 5 min/km.

A dificuldade maior foi na volta, com as pernas bem mais pesadas e a respiração mais ofegante. O ritmo foi caindo e a vontade de caminhar foi grande. Em alguns trechos com a areia mais fofa  não teve jeito. A volta teve quase o mesmo percurso da ida (ao contrário). Com isso passávamos por vários atletas e amigos.  

Nesse trecho mais interno (fora das praias), em alguns pontos com o chão mais firme, até dava pra arriscar correr mais forte, mas foi necessário muito cuidado com as irregularidades e o desnível para não tropeçar ou dar passo em falso. Eu particularmente me desequilibrei algumas vezes e quase caí, mas deu tudo certo.

Cheguei novamente na praia do Santinho muito cansado e a respiração no limite por causa do esforço nas areias mais fofas. Só faltava percorrer esses pouco mais de 1 km pela praia novamente. Mesmo estando mais livre para correr não consegui me recuperar e nem melhorar o pace, que acabou ficando por volta de 5:45 min/km. 

A chegada é bem animada e o público incentiva muito os atletas, principalmente na parte final onde a areia novamente é mais fofa. Dessa vez até arrisquei um sprint pra ganhar alguns segundos. Cruzei a linha de chegada com o tempo de 33min25 líquidos. Cheguei muito exausto e tive que parar por um tempo para me recuperar e me hidratar com bastante água.

Em seguida fui retirar a linda medalha em formato de balão, recebi uma máscara e uma cartela de tickets para trocar pelas guloseimas pós-prova. Essa é a parte gostosa da prova. Teve sacolinha com banana. barrinha SUPINO, paçoquita, garrafinha de suco de laranja Suq, cerveja Michelob Ultra e energético Nitrix.

Fazer a prova na distância mais curta e chegar mais cedo tem as suas vantagens para aproveitar as guloseimas, fazer uma boa massagem com a Elementos Massoterapia e aproveitar para reencontrar os amigos e colocar a conversa em dia. Depois ainda teve apresentação da banda Erva Rasteira que entreteve os atletas e o público ao som de forró. Finalmente teve a cerimônia de premiação, sendo que o embaixador da prova, Yann Rodrigues foi o campeão dos 6 km.  

Não consegui melhorar o meu tempo da edição passada por alguns segundos. Tenho certeza que foi por causa da volta que foi muito mais cansativa para mim. Mas tudo bem. Não foi dos piores e no ano que vem tem mais. Espero estar melhor preparado.

Fiquei muito feliz pelo evento ter voltado com tudo, como antes da pandemia. É uma prova que inicia o ano de muitos atletas e com um astral muito alto e divertido. São Pedro também colaborou e não mandou água. De chuva mesmo só teve a de fogos, iluminando o céu do Costão do Santinho. Mais uma vez a organização do evento deu um show e proporcionou uma grande noite para os corredores e amantes do esporte, com muita animação. Sou muito fá dessa prova e agora já são 10 edições completadas. Ano que vem tem mais !!!

Percurso da prova (6,12 km) - 2022
Kit da Night Run Costão do Santinho 2022
Retirada do kit com a Aninha na loja Decathlon da SC-401
Sofrendo nas areias fofas
(Foto: EKG - Foco Radical)
Sprint na chegada
(Foto: FCP - Foco Radical)
Alguns amigos que marcaram presença
Medalha na mão
Na área VIP logo após a chegada.
Alguns amigos do time de influenciadores digitais
Massagem pós-prova sempre é bom, com Elementos Massoterapia.
Medalha em formato de balão Night Run Costão do Santinho 2022
Certificado da Night Run Costão do Santinho 2022

Local: Praia Costão do Santinho - FLN//SC
Data: 05/02/2022
Horário: 21:00 hs (21:03 hs)
Distância: 6 km (6,12 km)

Inscrição: R$ 86,31 (lote inicial)
Kit: Sacolinha plástica, regata, viseira, manguito, pacote de cookies integral Vitao (80g), chip descartável e número de peito.

Tempo: 33min25s
Pace: 5:27 min/km
Tênis: Olympikus Pride 2

2022
6 km
Colocação: 009 de 042 (50-54 anos)
Colocação: 072 de 372 (masculino)
Colocação: 086 de 801 (geral)

10 km
Feminino - 162 atletas
Masculino - 284 atletas
Total: 446 concluintes

Nenhum comentário:

Postar um comentário