domingo, 20 de março de 2022

06/03/2022 - Bodyaction Run Florianópolis

 Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical
Bodyaction Run Florianópolis 2022

Resultados 5km e 10km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A Bodyaction Run Florianópolis estava prevista para acontecer em 2020 e prometia ser um grande evento, organizada pela Noblu Sports, a mesma que organiza as etapas da conhecida ASICS Golden Run (meias-maratonas). Porém, só agora, depois de passarmos pela fase crítica da pandemia que ela pôde ser realizada.

Eu tinha feito a inscrição há mais de dois anos e nem lembrava mais a distância que eu havia escolhido. Só descobri mesmo quando fui retirar o kit. Tinha me inscrito para os 10 km e a Aninha nos 5 km. Estas eram as distâncias disponíveis. Achei até bom, pois poderia testar como me sairia nessa distância, que não corri em provas em todo o ano passado.

A entrega do kit foi na loja da Cia da Saúde do bairro Estreito, em Florianópolis. Foi realizada na sexta-feira e no sábado que antecederam o evento. Retirei o meu kit, da Aninha e de alguns amigos ainda durante a sexta-feira. Como esperado, o kit foi generoso, com destaque para a linda camiseta, viseira, e os acessórios adicionais: galão de água e coqueteleira. Excelente, e a turma toda adorou. A retirada foi bem tranquila.

A largada estava prevista para o Trapiche da beira-mar norte, às 6 horas. Bem cedo é melhor para evitar o sol e o calor nessa época do ano. Eu e a Aninha chegamos às 5 horas para conseguir lugar para estacionar próximo. A estrutura já estava toda montada. E uma coisa chamou a atenção, o portal de largada e chegada estava localizado nas pistas do meio, e toda a estrutura no bolsão do Trapiche. As pistas para chegar no portal não foram fechadas para o trânsito de veículos.

Essa prova seria um bom teste pra ver o meu atual rendimento nos 10 km, que é a distância que eu  costumo rodar nos treinos. Antes da pandemia eu percorria essa distância abaixo de 50 min sem grandes dificuldades, mas no momento não consigo chegar nem perto disso. E olha que nem peguei COVID-19. Deve ser falta de treino mesmo. Mas esse seria o meu desafio.

A largada para as duas distâncias (5km e 10km) foram juntas. Uma boa parte dos atletas ainda manteve o uso das máscaras na concentração até o momento da partida. Saímos pela pista central da avenida beira-mar no sentido norte. Apesar de cedo já estava abafado.

Minha ideia inicial era correr próximo do pace de 5 min/km para fechar a prova perto dos 50min. Porém, só consegui mesmo no 1º km, ainda na empolgação da largada. Corri sem forçar tanto no início, mas mesmo assim logo já estava todo molhado de suor. Percebi que o dia não seria nada fácil.

O percurso dos 10 km foi todo pela beira-mar norte até a altura do Terminal de Integração da Trindade (TITRI), ida e volta. Quando da passagem pelo retorno fiz questão de conferir e o Garmin marcava exatos 5 km. O percurso estava aferido. Quanto aos atletas dos 5 km, incluindo a Aninha, fizeram o retorno antes, na altura dos 2,5 km. Percurso plano e e todo em asfalto.

Como estava quente demais fiz questão de pegar água em todos os postos de hidratação. Inicialmente até consegui manter o pace de 5 min/km baixo, e imaginei que poderia dar uma acelerada na parte final. Estava dentro da minha expectativa até o 6º km , mas logo depois do retorno a respiração foi complicando e transpirava cada vez mais. 

Tentei evitar ao máximo caminhar, mas a partir do 7º km não consegui e fiz umas paradinhas rápidas, principalmente nos pontos de hidratação. O plano inicial de um possível sub-50min já não tinha mais jeito. O desempenho na corrida estava bem próximo que nos treinos. Acredito que a alta umidade e o calor também influenciaram no resultado final.

Por conta dessas paradinhas os paces dos quilômetros finais foram todos acima dos 5:30 min/km, mas mesmo assim achei que não foram tão ruins. Com o extremo calor o corpo pedia uma desaceleração. Nunca suei tanto. E foi assim até a linha de chegada. 

Cruzei o portal com o tempo bruto de 52min37, mas o tempo líquido ficou em 52min30. Não foi fácil. Cheguei bem exausto e assim que parei demorei alguns minutos pra me recuperar. Alguns atletas chegaram bem debilitados por conta do excesso de calor. A minha hidratação foi com vários copos de água e de isotônicos. Perdi até a conta. Tinha que recuperar o liquido perdido no caminho. Logo em seguida retirei a medalha (igual para as duas distâncias) e uma camiseta de finisher.

A Aninha, que fez os 5 km, já estava por lá e fez o registro da minha chegada. Ela estava voltando para as corridas e concluiu os 5 km em 29min42, ficando na 6ª colocação da 47 atletas da sua categoria. Por lá não conseguimos ver o resultados na totalidade, só as chamadas na cerimônia da premiação.

A premiação foi para os cinco primeiros colocados gerais masculino e feminino nas duas distâncias, e teve uma medalha especial para os primeiros colocados por categoria de faixa etária. Como não tinha achado bom o meu desempenho eu nem imaginava que teria chance de alguma premiação. E realmente não me chamaram para o pódio da categoria 50-54 anos. Normal.

Passados dois dias, o amigo Lucena, me avisou que tinham corrigido a classificação da nossa categoria por faixa etária e com isso eu tinha ficado com a 1ª colocação, sendo o campeão da categoria 50-54 anos nos 10km. Fiquei surpreso com a notícia, pelo meu tempo relativamente alto, mas foi verdade e já tinham corrigido inclusive o resultado no site. Tentei contato com a organização para tentar receber a medalha, mas até o momento não tive resposta. De qualquer forma fiquei muito feliz com o resultado. Não é sempre que isso acontece.

Percurso de aproximadamente 10km 
Kit Body Action Run Florianópolis
Retirada do kit na loja Cia da Saúde do Estreito
Ainda no início é só alegria.
(Foto: Felipe Cruz - Foco Radical)
Reta final. Quase chegando
(Foto: CCA - Foco Radical)

Eu e a Aninha com as medalhas e as camisetas de Finisher
Com as medalhas no painel Bodyaction Run
Chegada. Tempo líquido: 52min30
Foto: (Ana Paula Marcon)
Medalha da Bodyaction Run Florianópolis
Campeão da categoria 50-54 anos
Certificado Bodyaction Run Florianópolis - Campeão da categoria

Local: Trapiche Beira-mar norte - Florianópolis/SC
Data: 06/03/2022
Horário: 6:00 (6h04)
Distância: 10km (10,01 km)

Inscrição: R$ 63,20 (cortesia)
Kit: Sacolinha, Camiseta, viseira, um galão de água 1,6l, uma coqueteleira 600 ml, uma barra de castanha 30g, dois carbogéis 30g, número de peito com chip descartável, e camiseta de finisher.

Tempo: 52min30
Pace: 5:15 min/km
Tênis: Saucony Kinvara 11

Colocação: 01 de 006 (50-54 anos)
Colocação: 42 de 101 (masculino)
Colocação: 53 de 145 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário