sábado, 16 de abril de 2022

03/04/2022 - Trail Run Praias - Etapa Barra da Lagoa

Foto: CCA - Foco Radical  
Trail Run Praias - Etapa Barra da Lagoa

Resultados 4km e 8km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Fazia tempo que não participava de uma corrida em trilhas mais fechadas. Não é muito a minha praia, mas como os amigos iriam participar e seria num local que fazia tempo que não ia, decidi participar, porém na distância mais curta. Essa prova faz parte do circuito Trail Run Praias, organizada pelo Zeca da Mais Sport Eventos Esportivo. O circuito aconteceu em várias praias de Florianópolis durante o ano.

A etapa Barra da Lagoa teve opções de distância de 4 km e 8 km, com percurso entre as praias e trilhas. Teve premiações, com troféus, para os campões gerais até a 5ª colocação, e para as categorias por faixa etária para os 3 primeiros colocados nas duas distâncias, no masculino e no feminino.  

O ponto de referência e de concentração foi em frente ao Restaurante Vereda Tropical na praia da Barra da Lagoa, onde também foram entregues os kits (somente número de peito e chip) até minutos antes da largada. Na véspera foram entregues os kits completos. Como fiz a minha inscrição sem o kit pude deixar pra retirar só no dia. da prova.

O horário da largada estava previsto para às 7 horas. Eu e Aninha chegamos cedo, por volta das 6 horas para retirar o número de peito e o chip. Estava garoando um pouco. O local é meio complicado de estacionamento, com poucas vagas do restaurante, e tivemos que deixar o carro a umas duas quadras do local da largada.

Com o retorno das provas presenciais e sem a obrigatoriedade da utilização de máscaras fomos mais para fazer um passeio pela Barra da Lagoa e rever os amigos das corridas. Inicialmente até pensei em arriscar fazer os 8 km, mas em se tratando de trilhas acabei optando mesmo pela menor distância  de 4 km.

O dia amanheceu bonito, apesar de uma garoazinha, e estava uma temperatura agradável para correr.  Porém, tinha perspectivas de chuva ao longo da manhã. O horário da largada atrasou uns 20 minutos por causa da finalização das entrega dos kits.

Primeiro largaram os atletas dos 4 km. Alguns minutos depois foi a vez dos 8 km. Saí no primeiro grupo pela areia mais fofa da praia da Barra e já fui buscando a areia mais dura para correr, próxima do mar. Corremos por cerca de 900 metros pela praia, até entrarmos à esquerda no início da trilha. O pace do 1º km até que gostei, ficando em 4:53 min/km, mesmo pela areia. 

Minha ideia era correr mais forte na areia dura e aliviar durante a trilha. Imaginava fazer um pace médio em torno de 5:15 min/km. Na primeira parte em areia mais dura foi até tranquilo correr abaixo desse pace, mas eu sabia que durante a trilha seria bem mais difícil manter o ritmo.

Apesar da trilha não ser de extrema dificuldade e irregularidades, o pace acabou subindo bem, pois em alguns trechos fiquei encaixotado atrás de alguns outros atletas. Os caminhos eram estreitos e dificultavam as ultrapassagens. Em alguns pontos a vegetação fica mais fechada com várias folhas pelo chão. Tínhamos que prestar atenção com algumas raízes para não tropeçar. Bom que o percurso é plano e foi curto, com cerca de 1 km. Mesmo assim, pra mim, demorou uma eternidade pela intensidade do esforço feito.

O alívio veio quando voltamos para a praia, chegando nas areais mais duras. Primeiro tive que recuperar um pouco o fôlego por causa da trilha. Nesse 2º km meu pace ficou em 5:57 min/km, devido às próprias irregularidades da trilha e o tempo perdido encaixotado, sem conseguir fazer ultrapassagens. Na distância de 4 km não teve posto de hidratação.

Essa parte final tinha aproximadamente 1,7 km até a chegada. A essa altura, areia dura fica um tapete plano para mim. Consegui recuperar algumas posições e passar alguns atletas que não conseguia durante às trilhas estreitas. De qualquer forma, o esforço continuava sendo grande. O 3º km voltou a melhorar e fechou com 4:56 min/km.

O portal de chegada foi no acesso ao restaurante Vereda Tropical. À medida que íamos chegando era registrado a nossa passagem. Dentro das estruturas do restaurante tinha água e frutas (melancia e banana). Só depois que cheguei consegui me hidratar com alguns copos de água. Para retirar a medalha tínhamos que devolver o chip retornável. Dei uma conferida no Garmin e meu tempo líquido ficou em 19min17, mas a distância registrada foi somente de 3,69 km. 

Após me recuperar e me hidratar fui encontrar a Aninha e assistir a chegada dos amigos que faziam a distância de 8 km. Nesse momento começou à chover mais forte, mas conseguimos nos abrigar. Depois todos foram para dentro do restaurante para a cerimônia de premiação. Bom que o restaurante tem uma boa estrutura e espaço.

O resultado demorou um pouco para sair. Enquanto isso fomos matando as saudades e batendo um papo com os amigos presentes. Após a divulgação do resultado fui verificar o meu desempenho. Fiquei na 4ª colocação na faixa etária dos 50-54 anos na distância de 4 km. Por uma posição não deu pódio. A Juciana conquistou a 3ª colocação da categoria.

A chuva voltou a cair mais forte e assim que ela deu uma trégua saímos, mesmo não tendo acabado toda a cerimônia de premiação. Fomos para uma padaria próxima tomar um bom café da manhã, pois a fome já estava apertando. Essa é a melhor parte depois de uma corrida logo cedo.

Percurso de aproximadamente 4km (3,69km)
Amigos presentes na Tcn Praias - Etapa Barra da Lagoa
Largada dos 4km 
No meio da trilha entre as folhas
(Foto: FIS - Foco Radical)
Chegando pela praia
Com a medalha. Parte da cou de todas as estapas 
Medalhcaias - Etapa Barra da Lagoa
Aguardando e assistindo a cerimônia de premiação
Depois um bom café da manha na padaria lá perto

Local: Praia Barra da Lagos
Data: 03/04/2022
Horário: 7h (7h18)
Distância: 4km (3,69km)

Inscrição: R$ 35,00 (sem kit)
Kit: Número de peito e chip retornável.

Tempo: 19min17
Pace: 5:13 min/km
Tênis: Olympikus Pride 2

Colocação: 04 de 007 (50-54 anos)
Colocação: 41 de 079 (masculino)
Colocação: 46 de 168 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário