sexta-feira, 5 de agosto de 2022

17/07/2022 - Corrida Supermercados Koch - Florianópolis - Komprão

 Foto: PVV - Foco Radical

17/07/2022 - Corrida Supermercados Koch - Florianópolis - Komprão

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Estava há mais de 2 meses sem participar de corridas de rua. Aproveitei para voltar em uma prova nova aqui pela capital, do supermercados Koch - Komprão, organizada pela Corre Brasil. Percurso que gosto por ser plano e em asfalto, pela Av. Beira-mar Norte. A Etapa Florianópolis faz parte de um circuito de corridas pelo estado de Santa Catarina.

Pelo que me lembro, acho que nunca passei tanto tempo assim longe das provas desde que comecei a correr. A rotina mais puxada, que voltou com tudo com a retomada do trabalho presencial, deu uma desanimada na frequência dos treinos e preparações para as provas. Também o aumento do peso e a dificuldade em retomar o condicionamento físico anterior colaboraram com essa ausência.

Não deixei de treinar regularmente, mas com menos frequência, sem longas distâncias e sem tiros de velocidade. Por isso, estava com uma certa expectativa para fazer essa prova. Me inscrevi nos 10 km para me testar e ver se conseguia abaixar o meu tempo dos treinos que ficava próximo de 52 minutos. Apesar de achar difícil, fixei como objetivo voltar a fazer sub-50.

Depois da pandemia, as corridas voltaram com o preço das inscrições majorados, muito por conta do aumento dos custos em todas as áreas. Porém, essa prova estava bem em conta, ao preço de R$ 40 + taxa. Não teve variação de preço por lotes o kit ainda incluía camiseta e alguns outros produtos no kit. Muito bom.

Os kits foram entregues na tarde da véspera da prova (sábado) na loja da Decathlon da SC-401. Esse local tem boa estrutura para os atletas, com amplo estacionamento gratuito, além de uma ampla gama de roupas e materiais esportivos. Para participantes da corrida foi dado um cupom de desconto de 5% junto com o kit. Fui retirar o meu no horário agendado pelo app da Corre Brasil (das 14h às 15h) e estava bem tranquilo. Também foi necessário levar 1 kg de alimento na perecível.

Toda a estrutura da prova foi montada no bolsão do Trapiche da Beira-mar Norte. O portal e a largada ficaram na pista do meia da avenida. Era necessário muito cuidado para acessar o portal, pois as outras pistas não foram fechadas, somente a central. O percurso foi ida e volta pela avenida Beira-mar Norte, tanto para as distâncias de 5 km como para os 10 km, só o retorno que acontecia com aproximadamente 2,5 km e 5 km, respectivamente.

Chegamos para a corrida às 6 horas da manhã, sendo que a largada estava prevista para às 7 horas. Consegui estacionar bem em frente à largada, do outro lado da avenida. A Aninha foi comigo, mas dessa vez só foi me acompanhar e prestigiar. Não participou.

O tempo estava agradável, nem muito frio e nem muito quente. Havia uma boa estrutura montada no Trapiche para a concentração dos atletas com guarda-volumes, painéis pra fotos, banheiros químicos, palco de premiação e local para a recepção dos atletas e entrega dos kits pós-prova e medalha.

A largada aconteceu às 7h05 horas na pista central da beira-mar Norte. Eu já tinha até desacostumado com aquela sensação e expectativa de pré-largada. Fiz um aquecimento por uns 10 minutos antes de me posicionar, Fiquei em uma posição intermediária. Na frente a gente acaba se empolgando muito no começo e eu queria fazer uma prova mais controlada.

Minha ideia era correr com pace aproximado de 5 min/km para fechar a prova em um possível sub-50,  De qualquer forma eu tentaria levar até onde conseguisse. Largaram juntos todos os atletas dos 5 km e dos 10 km. Não havia aquela grande concentração de atletas e foi bem tranquilo correr, mesmo no início.

Fiz minha largada bem tranquila e consciente. Não foi como antes que me empolgava e saía à todo vapor. Mesmo assim, abri o 1º km com pace de 4:48 min/km. Já fui bem melhor nesse início, mas atualmente pra mim foi muito bom. A ideia era me manter próximo desse ritmo.

Corremos bem espaçados, pois a pista era larga. Principalmente depois do primeiro retorno que aconteceu após 2,5 km percorridos para os atletas da distância dos 5 km, que eram a maioria. Ficava observando os atletas já retornando e imaginava: "Por quê eu não fiz somente 5 km?" A vontade de dar aquela paradinha (quebradinha) já era grande. Mas segui firme.

Por enquanto estava conseguindo correr em ritmo regular entre o pace de 4:50 min/km e 5:00 min/km, Não estava no meu esforço máximo (de morrer), e nem queria, para me preservar um pouco e não ficar tão mal e sofrendo na segunda parte, depois do retorno. Também estava longe da minha zona de conforto e estava fazendo um bom esforço. 

Na ida, como estava com a boca seca, peguei um copo de água para dar uma refrescada, e aproveitei para me molhar um pouco. Na volta já passei reto pelo posto de hidratação, deixando pra quando chegasse.
Consegui manter o pace pelos primeiros 7 quilômetros, mas no 8º km já estava cansado e com o ventinho batendo contra fez com que fizesse um pace acima dos 5 min/km. Isso me preocupou. Não tinha muitos segundos pra deixar escapar. Me esforcei e fui controlando o relógio.

Até fechar o 9º km não estava tranquilo quanto a atingir o meu objetivo de sub-50. Não podia bobear e  perder qualquer segundo. Mas nesse finalzinho, depois que fiz os cálculos já sabia que conseguiria e até acelerei um pouco no último quilômetro, gastando as últimas forças.

Quase chegando avistei o portal que estava com o relógio virando para 49 minutos. Fiz aquele ultimo esforço pra fechar bem e abaixo de 50 min. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 49min06. Fiquei bem satisfeito, mesmo sabendo mais tarde que a distância tinha dado um pouco menos que 10 km, aproximadamente 9,96 km, segundo o meu GPS.

Cheguei cansado, mas não totalmente exausto. Melhor que eu esperava. A Aninha estava me esperando e não faltou aquele registro da minha chegada. Após uns 2 minutos de descanso, atravessei a avenida para chegar então à arena da chegada. Recebi alguns copos de água, bananas, isotônico, caixinha de bebida láctea whey zero lactose e até uma garrafinha de Coca-Cola. A hidratação foi muito boa. Na sequência recebi a medalha da prova.

Depois encontrei a Aninha e ficamos assistindo a chegada dos amigos e reencontrando alguns outros que já estavam por lá. Próximo das 9 horas iniciou a cerimônia de premiação. Além dos troféus para os campeões gerais também teve para as categorias por faixa etária, mas com faixa de 10 em 10 anos. O amigo Jabson foi o campeão da categoria 45-54 anos nos 10 km e levou mais um troféu pra coleção. Durante a premiação teve vários sorteios de vale compras, mas não tive sorte.

Após a entrega da premiação fomos fazer aquela confraternização matinal pós-prova com um bom café da manhã na padraria Vó Zulma, no Abraão. Fomos eu, a Aninha, Renato, Jany, Juciana e Jabson. Nada como um cafezinho depois da missão cumprida.

Percurso dos 10 km ida e volta
Kit da Corrida Supermercados Koch - Florianópolis - Komprão
Alguns amigos presentes na prova
Voltando pela beira-mar norte
Foto: (CSF - Foco Radical)

Reta final correndo contra o relógio pro sub-50

Chegada. Tempo líquido: 49min06
Medalha na mão
Eu e a Aninha

Medalha da Corrida Supermercados Koch - Florianópolis - Komprão
Certificado Corrida Supermercados Koch - Florianópolis - Komprão

Local: Trapiche Beira-mar Norte - Florianópolis/SC
Data: 17/07/2022
Horário: 7:00 (7h05)
Distância: 10km (9,96 km)

Inscrição: R$ 49,50 com taxa
Kit: Sacolinha, Camiseta, um pacote de chá mate com pêssego solúvel VITAO (50g), um minibrownie Wickbold (30g), número de peito com chip descartável.

Tempo: 49min06
Pace: 4:56 min/Km
Tênis: Saucony Kinvara 11

10 km
Colocação: 17 de 036 (45-54 anos)
Colocação: 92 de 190 (masculino)
Colocação: 101 de 275 (geral)

5 km - Concluintes 5 km
228 feminino
245 masculino
Total: 473 concluintes

Nenhum comentário:

Postar um comentário