sábado, 8 de outubro de 2022

11/09/2022 - Corrida Circuito Giassi Supermercados - Etapa Florianópolis

 Foto: FIS - Foco Radical
Circuito Giassi Supermercados - Etapa Florianópolis / SC

Resultados 5km e 10km
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Após três anos da minha primeira participação na corrida do Circuito Giassi, na Etapa Palhoça em 2019, voltei agora na Etapa Florianópolis. Este ano serão 12 etapas realizadas pelo estado, sendo uma prova por mês. Além desta, já foram realizadas outras etapas em diferentes cidades de Santa Catarina, sendo sempre bem disputadas, principalmente pela sua premiação em vale compras. A organização do evento e de todo o circuito é realizada pela On Sports.

O valor das inscrições aumentou um pouco (R$ 77,00), mas ainda está razoável considerando o kit de participação e o repasse de 10% do valor das inscrições para uma entidade beneficente do município. As opções de distância são de 5 km e 10 km. Eu me inscrevi para correr os 10 km, porque é a distância que estou mais acostumado atualmente. A Aninha se inscreveu nos 5 km, voltando a participar de uma prova depois de um bom período.

A entrega dos kits foi realizada na loja do Giassi Supermercados de São José, no Kobrasol, na tarde da véspera da prova. Eu e a Aninha retiramos os nossos kits logo no início da tarde, e apesar de uma pequena fila foi bem tranquilo. Os kits continham, além da camiseta e da sacolinha, vários brindes de patrocinadores. Gostamos de kits recheados.

A estrutura da prova foi montada na beira-mar continental com tendas de guarda-volumes, de hidratação, de distribuição de produtos e brindes, de algumas assessorias esportivas, além do portal, do palco de premiação e banheiros químicos. O horário da largada estava previsto para às 7 horas, para ambas as distâncias de 5km e 10km. 

Eu e a Aninha chegamos próximo das 6 horas da manhã e foi bem tranquilo para estacionar nos bolsões próximos da largada. Estava meio friozinho e com céu limpo. Tempo bom para correr. O percurso dos 5 km partia da ponta da beira-mar continental até o Parque de Coqueiros e retornava. Para os 10 km foram duas voltas.

Minha meta para essa prova era fazer os 10 km em menos de 50 minutos, ou seja, manter um pace médio abaixo de 5 min/km. Ainda durante a semana da prova senti uma dorzinha na panturrilha direita e praticamente não treinei direito, mas no dia da prova estava me sentindo bem e praticamente sem dor.

Eu e a Aninha largamos juntos, não muito à frente. Eu teria que sair mais forte que normalmente faço no início dos meus treinos para não ficar tão difícil a recuperação no final, e foi o que fiz, mas sem abusar como antigamente. 

Como a pista é larga, rapidamente nos dispersamos e consegui correr no ritmo que pretendia, com pace próximo de 4:50 min/km. Estava agradável para correr, sem vento muito forte e fresquinho. Seguimos pela pista da avenida beira-mar continental até a altura do Parque de Coqueiros, por aproximadamente 2,5 km, e retornamos.

Na ida me mantive bem e o meu 3º km acabou sendo o melhor, com pace de 4:46 min/km. Estava até me animando e pensando em baixar mais o tempo. Mantive o ritmo pelo 4º e o 5º km até concluir a primeira volta completa, com os paces ainda abaixo dos 5 min/km.  
Na 2ª volta o número de atletas na pista já diminuiu bastante, pois a maioria estava fazendo a distância de 5 km e já ficavam por ali. É aquela hora que bate o arrependimento de ter escolhido os 10 km. Fui em frente logo comecei a sentir uma dorzinha na panturrilha direita. Essa era a dor que senti nos treinos, mas à princípio não era grave. Também estava mais cansado sem aquela energia inicial e a partir do 6º km meus paces começaram a subir ficaram todos acima de 5 min/km.

À medida que avançavam os quilômetros fui ficando mais cansado e a dor ficando mais intensa. Comecei a me preocupar mais já próximo do retorno da 2ª volta. Meu pensamento estava no relógio, que estava no limite para o sub-50 nos 10km e no controle da intensidade da dor. Não poderia perder preciosos segundos nesses quilômetros finais.

Acho sempre interessante colocarmos uma meta para uma prova pra não largarmos o osso quando as coisas vão ficando difíceis. Como ainda estava dentro do meu objetivo, mesmo com a dor, não deixei o ritmo cair muito e me esforcei para concluir a prova abaixo do tempo planejado.

Na reta final avistando o portal percebi que relógio estava bem abaixo dos 50 min e daria tempo pra chegar com folga. Sem conseguir dar aquele sprint final, cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 48min51s. Parecia melhor que o esperado, mas conferindo no Garmin percebi que a distância ficou abaixo dos 10km, com 9,85 km. De qualquer forma daria o sub-50.

Até que cheguei sem aquele cansaço extremo, pois fui limitado na parte final pelas dores na perna. Me hidratei com água e isotônico, peguei algumas frutas, paçoca, retirei a medalha e fui encontrar a Aninha, que tinha feito a distância de 5 km. Ela estava voltando às provas.

Depois ficamos por lá assistindo a premiação e conversando com os amigos. Teve algumas atrações com a presença de uma turma de dinossauros, distribuição de bichinhos de pelúcia e uma pipoquinha. Também aguardamos o sorteio dos vales supermercados, que eles sempre fazem. Mas não tivemos sorte.

Percurso dos 10 km (duas voltas)
Eu e a Aninha na retirada dos kits no Giassi Campinas
Kit da Corrida Circuito Giassi Supermercados - Etapa Florianópolis
Se aproximando da Ponte Hercílio Luz
(Foto: Felipe da Cruz - Foco Radical)
Aninha na volta com a Ponte Hercílio Luz ao fundo
(Foto: GDC - Foco Radical)
Chegada com tempo líquido de 48min47s
(Foto: MRA - Foco Radical)
Foto pro Instagram
Com a medalha e uma bela paisagem ao fundo
Eu e a Aninha com as medalhas. Ela foi nos 5 km e eu nos 10 km. 
Medalha do Circuito Giassi Supermercados - Etapa Florianópolis
Certificado do Circuito Giassi Supermercados - Etapa Florianópolis

Local: Beira-mar Continental - FLN/SC
Data: 11/09/2022
Horário: 7:00 hs (7h01)
Distância: 10km (9,85km)

Inscrição: R$ 77,00
Kit: Camiseta, um cup noodles 70g, um pacote de biscoito integral VITAO 80g, um pacote de Nutty Berry Mix 65g, um saquinho de pipoca doce 10g, uma barra de cereal Ritter 20g, uma barra de grutas Banana Brasil 20g, dois sachês de ultracoffee Plant Power 10g, um pacote de floco de arroz Beija Flor 10g, uma paçoquita Santa Helena 15g, um jogo de clip botton para prender o número de peito, número de peito e chip descartável.

Tempo: 48min47s
Pace: 4:58 min/km
Tênis: Asics Noosa FF 

Distância 10 km:
Colocação: 06 de 011 (50-54 anos)
Colocação: 75 de 141 (masculino)
Colocação: 90 de 211 (geral)

Distância 5 km:
320 concluintes (165 masculinos e 155 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário