terça-feira, 18 de outubro de 2022

12/10/2022 - Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina - Etapa Florianópolis

                                                                                                                                   Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical     12/10/2022 - Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina - Etapa Florianópolis

Resultados 5km e 10km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A tradicional corrida promovida pela Unimed é mais uma das provas que retorno de forma presencial. Este ano já aconteceram outras etapas em outras cidades pelo circuito de Santa Catarina e agora chegou a vez de Florianópolis. Para os atletas que completam pelo menos seis etapas do circuito é oferecida uma bonita mandala para colocar as medalhas. 

Fiz minha inscrição para a distância de 10 km e a Aninha para os 5 km. Antigamente eu fazia os 5 km nessa prova, mas agora com maior dificuldade em correr mais forte, preferi fazer uma distância maior e correr mais constante. É uma prova que tem um bom preço, principalmente para aqueles que são clientes da Unimed, que contaram com um desconto de 50%. Os kits também costumam ser bons.  

A corrida foi agendada para uma quarta-feira, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Por isso a entrega dos kits foi realizada na segunda e na terça-feira antes da prova. O local para a retirada dos kits foi na Loja Vidas Corridas, que está de novo endereço, na Rua Othon Gama D´Eça, 590. Peguei o meu e o kit da Aninha ainda na segunda-feira, na hora do almoço. Apesar da chuva foi bem tranquilo. Aliás, a previsão do tempo indicava chuva para o dia da prova também.

Minha preparação para essa corrida foi bem fraca por falta de tempo e condições climáticas não favoráveis para treinar. Além disso sentia que estava mais pesado que o normal. Não tinha grandes perspectivas de desempenho e tempo para esta prova. 

No dia da prova, eu a Aninha fomos para o local da largada por volta das 7 horas, na ponta da Beira-mar Continental do Estreito, tradicional ponto de concentração das corridas naquela região. A largada estava prevista para as 8 horas. Deu pra descansar um pouquinho mais nesse dia. Foi bem tranquilo pra estacionar no bolsão próximo da largada.

Uma boa estrutura estava montada para receber os atletas para o evento com várias tendas, guarda-volumes, massagens, palco de premiação, portal de chegada, banheiros químicos, painéis para fotos. 

Tinha ido preparado psicologicamente para a chuva anunciada, mas ela não apareceu durante todo o evento e tivemos um belo dia sem chuva e praticamente sem vento. Condições muito boas para correr. Isso ajudou também na quantidade de atletas presentes. 

Após um breve aquecimento fui assistir a largada da Aninha e dos atletas da distância de 5 km, que aconteceu primeiro. A grande maioria de atletas era dos 5 km, com muitos novatos em provas de rua. Aliás, este evento acredito que é um dos que mais trás e incentiva novos corredores. A Unimed inclusive tem um grupo de assessoria esportiva de corrida para os seus clientes. 

Cerca de 8 minutos depois da primeira largada foi a minha vez, com a largada dos 10 km. Saí animado, apesar de saber que estava sem muito treino. Minha briga continua sendo pelo sub-50min nesta distância. O tempo estava até colaborando. Meu primeiro 1º km foi dentro do esperado com pace de 4:52 min/km.

Seguimos reto pela beira-mar Continental até chegar na conhecida subidinha pra quebrar o ritmo, na altura do km 2. Para não deixar cair muito o ritmo dei uma forçada nessa subida o que exigiu um maior esforço cardíaco. Bom que depois vem uma descida pra compensar.
Fiz o retorno próximo do IFSC Continente e em seguida fechei o 3º km, com o pace de 4:58 min/km, Até aí foi tudo bem. Peguei um copo de água pra dar uma hidratada, mas sem parar. A partir do 4º km, quando geralmente meu organismo se acostuma e corro mais solto, desta vez não funcionou. Minha respiração foi ficando mais ofegante e o desempenho foi caindo, pois não conseguia manter o ritmo. Acredito que possa ter sido o esforço na subida ou talvez a umidade relativa do ar.

Fiz um enorme esforço pra não caminhar no 4º km e 5º km, mesmo correndo com os paces mais altos: 5:17 min/km e 5:18 min/km, respectivamente. Completei a primeira volta e fiz o retorno para abrir a segunda. Os atletas dos 5 km já ficavam por ali mesmo. Como sempre bateu aquele arrependimento de não ter optado pelos 5 km. Mas segui em frente. A Aninha já tinha terminado a sua prova.

Não demorou muito e logo no início da 2ª volta tive que aliviar e caminhei pela primeira vez na prova. Precisei desacelerar, pois estava mais ofegante que o normal. Voltei a trotar, caminhei de novo, trotei novamente e mais uma caminhada. Foi o meu pior trecho durante a corrida. Até agora não entendi a minha limitação na respiração a essa altura. Não quis abusar. Nem o 6º km que passou pela subidinha mais difícil novamente foi tão sacrificante, mesmo sendo o meu maior pace da prova com 6:14 min/km, nesse 7º km.

A ideia de fazer o sub-50min já tinha ido pro espaço. Nesses três quilômetros finais parecia que eu estava no final de uma maratona, tamanho era o desgaste e o esforço. Fiz mais umas caminhadas, inclusive para beber um pouco de água. O amigo Jabson, que estava treinando próximo da Ponte Hercílio Luz, me acompanhou no trecho final na volta pela beira-mar Continental. Fez com que eu evitasse de caminhar mais vezes.

Olhando para o Garmin já sabia que o tempo seria superior à 55 min. Mas foi o que consegui fazer no dia. Sem sprint  e bem cansado passei pelo portal de chegada com o tempo líquido de 55min17. Há tempos que não fazia um tempo nos 10 km tão alto assim. Algo não funcionou bem. Justo nesta prova que a distância estava bem aferida.

Cruzei a linha de chegada e me hidratei bastante com pelo menos uns quatro copos de água. Cheguei bem suado e molhado. O tempo também tinha esquentado um pouco. Recebi a medalha, peguei algumas maçãs e bananas e tomei mais um pouco de isotônico. Encontrei a Aninha, que também se esforçou pra completar os 5 km, por não estar treinando ultimamente. O importante é que terminamos bem e com saúde.

Ficamos por lá conversando com os amigos e assistindo um pouco da premiação. Teve premiação geral até o 5º colocado e também por faixa etária, de 5 em 5 anos, até a 3ª colocação, para ambas as distâncias. Pena que dessa vez fiz uma corrida bem estranha. 

Depois disso fomos para o tradicional café da manhã pós-prova na padaria Vó Zulma para dar aquela forrada no estômago e colocar o papo em dia. Nada como um café quentinho depois de uma corrida.

Percurso de 5 km e duas voltas para os 10km 
Kit da Corridas Unimed - Etapa Florianópolis
Na concentração pré-prova
Reta final. Quase chegando
(Foto: Mark  MDP - Foco Radical)
O amigo Jabson me acompanhando na parte final
(Foto: CCA - Foco Radical)
Aninha fez os 5 km e eu os 10 km
Medalha da Corridas Unimed - Etapa Florianópolis
Certificado Corridas Unimed - Etapa Florianópolis

Local: Beira-mar Continental do Estreito - Florianópolis/SC
Data: 12/10/2022
Horário: 8:00 (8h08)
Distância: 10km (10,03 km)

Inscrição: R$ 44,05 (50% de desconto cliente UNIMED)
Kit: Sacolinha, Camiseta, copo para salada e número de peito com chip descartável.

Tempo: 55min17
Pace: 5:31 min/km
Tênis: Saucony Kinvara 11

Distância 10km:
Colocação: 11 de 022 (50-54 anos)
Colocação: 174 de 304 (masculino)
Colocação: 232 de 479 (geral)

Distância 5 km:
1.158 concluintes (538 masculinos e 620 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário