sábado, 13 de julho de 2024

23/06/2024 - Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina - Etapa Florianópolis

 Foto: Felipe da Cruz (Foco Radical)

23/06/2024 - Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina - Etapa Florianópolis

Resultados 5km e 10km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

No último dia 23 de junho aconteceu no município de São José, a Etapa Florianópolis da Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina. Essa prova faz parte de um circuito de várias corridas distribuídas durante o ano pelo estado de Santa Catarina. Uma vantagem dessa etapa para mim é que ela é realizada pela beira-mar de São José, local onde costumo treinar, e que fica a poucos metros de casa.

Para os funcionários, cooperados e clientes da Unimed os valores das inscrições ficam pela metade do preço, além de contar com um kit de participação muito bom. Eu e a Aninha fizemos a inscrição logo que foram disponibilizadas no site, pois sabia que não demoraria muito para acabar. Me inscrevi para os 10 km e a Ana nos 5 km. E estava certo, elas se encerraram bem antes, com mais de 30 dias antes da prova.

A entrega dos kits foi feita na sexta e no sábado, véspera da prova, nas novas instalações do Spotmarket, junto à beira-mar de São José. Para mim foi muito bom, pois pude ir a pé, e ainda na sexta-feira à noite. Na retirada do kit foi preciso levar um litro de leite para doação. Bom, que ao lado tem o Supermercado Imperatriz. Na sexta-feira à noite não havia fila alguma. Gostei do kit, que além da camiseta (de boa qualidade para correr), veio com um par de meias e uma munhequeira.

Me lembrava que no ano passado eu estava me recuperando de uma sinusite aguda e tinha treinado muito pouco e não estava nas minhas melhores condições. Nesse ano estava me sentindo bem e tinha como objetivo fazer os 10 km em menos de 52 min, marca que já faz muito tempo que não consigo.

A largada, que seria simultânea para os 5 km como para os 10 km, estava marcada para às 7 horas da manhã. Como ficava a menos de 500 metros de casa, eu e a Aninha preferimos ir a pé mesmo, pois teríamos dificuldade para estacionar o carro lá por perto. Melhor coisa que fizemos, e chegamos na arena às 6h30.

Para receber as centenas de atletas, foi montada uma ótimo estrutura no bolsão de estacionamento da beira-mar de São Josè. Havia muitas tendas com serviços de massagem, guarda-volumes, patrocinadores, vários painéis para fotos, plataforma para fazer vídeo 360 graus. Tinha bastante atrações.

O dia estava bom para correr, friozinho, sem vento e nublado. Eu prefiro assim. Fiz um aquecimento de uns 10 minutos antes de ir para a largada e acabei me perdendo da Aninha. Me posicionei mais ao meio na largada. Foi até melhor porque queria correr sem aquela pressão inicial. Os atletas das duas distâncias largaram simultaneamente. Os dos 5 km fariam somente uma volta e os dos 10 km fariam duas voltas.

Dada a largada, demorei quase 2 minutos até passar pelo portal e iniciar a minha corrida. Tinha bastante atletas. Logo de início fica meio congestionado, mas com as avenidas mais largas fica mais tranquilo pra correr. Saindo do bolsão de estacionamento, em frente ao SpotMarket, fomos no sentido de Florianópolis até cruzarmos o Rio Araújo, que faz divisa entre os dois municípios. Logo em seguida viramos à esquerda, com 1,2 km percorridos, para acessar a Av. Presidente Kennedy. O pace do 1º km e do 2º km foram de 5:12 min/km. Dentro da minha expectativa, sem ter forçado muito. 
O caminho foi ficando mais espaçado e podia correr mais livre. Às pernas foram se aquecendo e o pace na Av. Presidente Kennedy foram baixando para pouco mais de 5 min/km. Quase para fechar o 4º km foi o retorno, junto ao Supermercado Bisteck. Achei legal que se tivéssemos que ir mais à frente iríamos enfrentar um pouco de morro. Eu estava me sentindo bem e gostando do ritmo que estava correndo. 

Voltamos então pela Av. Acionei Souza Filho, que também estava fechada parcialmente uma das pistas. Foi cerca de 1 km até completarmos a 1ª volta. Para os atletas dos 5 km a prova se encerra por ali mesmo, e eram a maioria. Umas das raras vezes que não senti aquela vontade de terminar por ali também. Abri a 2ª volta até que animado e no 6º km o pace chegou até a melhorar, ficando em 5 min/km.

Nos quilômetros seguintes, pela Av, Presidente Kennedy, ainda consegui manter o pace abaixo dos 5:10 min/km, o que já me deixou mais aliviado, pois estava dentro do meu planejamento. Me esforçava para não deixar cair o ritmo. Na reta final, faltando 1 km, fiz o melhor pace da prova 4:56 min/km. Acelerei o que deu, pois já estava quase chegando.

Logo que passei pelo portal de chegada, fui logo conferir o Garmin, e pra minha surpresa foram registrados 10 km cravados, e além disso também tinha conseguido meu objetivo de fazer abaixo dos 52 min. O tempo líquido ficou melhor ainda, em 50min59s. Fiquei contente com o meu desempenho dessa vez, mesmo sabendo que dá pra melhorar muito ainda.

Depois da chegada fiz a minha hidratação habitual com bastante água e fui ao encontro da Aninha que tinha feito os 5 km e já tinha chegado, como a grande maioria dos atletas. Ela completou o percurso em 32min28. Já estava há um tempo sem participar das corridas.

Aproveitamos atrações do pós-prova do evento, que contou com tendas de massagens, vários painéis para fotos, inclusive um eletrônico com o tempo líquido de prova de cada atleta no display, distribuição de brindes, sorteio de Garmin, palco pra fazer os vídeos 360 graus. Foi muito bom, pois deu pra aproveitar bem e receber uns brindes da Panvel.

Fomos embora ainda antes da cerimônia de premiação, pois demorou um pouquinho. Aproveitamos que ainda estava cedo para ir tomar um bom café da manhã no Supermercado Imperatriz, pois a fome era grande e não podia esperar.

Percurso de 10 km em duas voltas 
Kit da Corrida Unimed - Etapa Florianópolis
Retirada do kit no SpotMarket em São José
Painel com o nome dos atletas.
Pré-prova com a Aninha
Fazendo a curva para o retorno 
(Foto: NAS - Foco Radical)
Painel de fotos
Com a medalha. Até saiu um solzinho.

 Eu e a Aninha com as medalhas 
 Nós com a Mell Porto, embaixadora da prova.  
Painel digital com o tempo líquido
Certificado Corridas Unimed - Etapa Florianópolis

Local: Beira-mar de São José - São José/SC
Data: 23/06/2024
Horário: 7:00 (7h03)
Distância: 10km (10,01 km)

Inscrição: R$ 69,25 (50% de desconto cliente UNIMED)
Kit: Sacolinha, Camiseta, par de meias, munhequeira e número de peito com chip descartável.

Tempo: 50min59s
Pace: 5:06 min/km
Tênis: Fila Race Carbon Tri

Distância 10km:
Colocação: 014 de 032 (50-54 anos)
Colocação: 133 de 429 (masculino)
Colocação: 150 de 712 (geral)

Distância 5 km:
1.076 concluintes (446 masculinos e 630 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário