segunda-feira, 22 de julho de 2024

30/06/2024 - Circuito de Corridas Disauto - Etapa São José

 Foto: Caio Carvalho Abubakir - CCA - Foco Radical

Resultados 5km e 10km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Após ter feito a corrida da Unimed na semana anterior, corri novamente uma outra prova na conhecida beira-mar de São José. Prova esta que fazia parte do Circuito de Corridas Disauto. Acredito que esta seja a primeira edição. Apesar do local ser o mesmo, o ponto de largada e o percurso foram diferentes, mas ambos mantendo o piso de asfalto e bem planos. 

O Circuito de Corrida Disauto de Santa Catarina será realizado em três etapas, em cidades sedes (matriz e filiais) da Empresa DISAUTO Distribuidora de Autopeças LTDA, no Estado de Santa Catarina, como segue: 1ª – São José – 30/06, 2ª – São Miguel do Oeste – 22/09 e 3ª – Lages – 06/10. Esta foi a primeira das etapas.

Desta vez somente eu fiz a inscrição para a distância de 10 km. Como era perto de casa e o preço razoável quis participar para tentar buscar o sub-50 novamente nessa distância. A Aninha não se inscreveu e foi somente para me acompanhar na prova.

Os kits de participação foram entregues na véspera da prova (sábado à tarde), no Centro Multiuso de São José. Fui retirar o meu e dos amigos Renato e Jany logo no início, e estava bem tranquilo. A organização do evento foi da  Evento Oficial.

Para essa prova estava animado com resultado da última semana e tinha uma pequena esperança de conseguir fazer um sub-50min no percurso de 10 km. Não seria fácil, mas eu tentaria. A temperatura no dia estava bem mais baixa, quase 9 ºC. O friozinho é bom para correr, mas muito frio também prejudica um pouco quanto a respiração gelada.

A largada e a estrutura foi toda montada no Centro Multiuso de São José, local espaçoso e bom para a realização de eventos. Preferimos dessa vez ir de carro, pois o local tem amplo estacionamento e também seria muito útil pra se abrigar do frio, antes da largada. Estava um gelo e só saí do carro pra aquecer pouco tempo antes da largada.

Pontualmente, às 7h30min, foi dada a largada para os atletas dos 10 km somente, e lá fui eu. Os atletas dos 5 km largaram alguns minutos depois. Essa separação é interessante, pois não largamos tão embolados quando junta os atletas das duas distâncias.

Ao contrário do percurso da corrida passada, saímos no sentido do Centro Histório de São José, por uma das pistas da Av. Acioni Souza Filho, que estava parcialmente fechada para os atletas. Fiz uma largada um pouco mais acelerada que o normal, tentando já rodar com pace de 5 min/km e o meu 1º km foi bom e dentro do esperado 4:58 min/km. 

No 2º km o pace ficou um pouco acima, em 5:08 min/km. Não me lembro se foi ação do vento ou se eu já estava me controlando. Com 2,3 km percorridos fizemos o retorno e voltamos pela ciclovia da beira-mar de São José. Esse é um trecho que estou acostumado a correr em treinos. O pace melhorou nesta parte, ficando em 4:57 min/km no 3º km e 4º km. Estava indo bem.
Após percorrermos cerca de 4,7 km fizemos o outro retorno pela beira-mar de São José, um pouco mais à frente do Centro Multiuso. Voltamos novamente à pista da Av. Acioni Souza Filho. Alguns metros depois passamos pela portal de chegada, completando a 1ª volta. Alguns atletas dos 5 km já haviam me alcançado e já concluíram a prova deles. 

Passei os 5 km com o tempo de 25min03, ainda na esperança de brigar pelo sub-50min, mas os quilômetros seguintes eu já sentia a respiração prejudicada. Estava muito frio e o ar parece que entrava queimando pelos pulmões. O rendimento nessa 2ª volta foi caindo e estabilizou no pace de 5:14 min/km no 6º km, 7º km e 8º km. Isso afastou definitivamente a minha expectativa para a prova. Pode ser que eu tenha forçado demais no início.

No final ainda acelerei um pouco, tentando acompanhar e ultrapassar alguns atletas mais próximos, mas estava exaustivo. A limitação nem eram as pernas, mas sim a dificuldade na respiração. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 50min32s. Não foi tão mal assim. Pena que faltaram uns 100 metros para fechar a distância de 10 km. O meu pace médio final acabou sendo exatamente igual ao da corrida da semana passada, 5:06 min/km.

Corri com o corta-vento durante quase toda a prova e só tirei nos quilômetros finais. Cheguei com bastante frio e ânsia. O esforço final tinha sido grande. Descansei um pouco, fiz a minha hidratação com dois copos de Coca-Cola e retirei a medalha. Achei interessante um detalhe ne medalha que ela tinha uma parte móvel com um corredor que deslizava. Diferente. 

Em seguida fui encontrar a Aninha e trocar a minha roupa molhada e me agasalhar melhor. Não tivemos coragem de ficar por muito mais tempo e acabamos indo embora mais cedo. 

Percurso de 10 km em duas voltas
Kit da Corrida Disauto - Etapa São José
Retirada do kit com seu Masato e D. Toshie
Retirada do kit da Corrida Disauto no Centro Multiuso em São José
Muito frio. Tivemos que ficar aguardando a largada no carro. 
Chegada da prova 
(Foto: Niqueli Ortolan - NIQ - Foco Radical)
Minha hidratação foram dois copos de Coca-Cola.
Com a medalha. Logo tive que me trocar e agasalhar.
Fomos até filar um quentão na tenda das Loucas e Loucos por Corrida, com a D. Eni.
Medalha da Corrida Disauto com detalhe dos corredores deslizante
Certificado Corrida Disauto - Etapa São José

Local: Beira-mar de São José - São José/SC
Data: 30/06/2024
Horário: 7:30 
Distância: 10km (9,91 km)

Inscrição: R$ 66,00 
Kit: Sacolinha plśtica, Camiseta, e número de peito com chip descartável.

Tempo: 50min32s
Pace: 5:06 min/km
Tênis: Fila Race Carbon Tri

Distância 10km:
Colocação: 010 de 014 (50-54 anos)
Colocação: 058 de 088 (masculino)
Colocação: 066 de 126 (geral)

Distância 5 km:
253 concluintes (154 masculinos e 99 femininos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário