Foto: RER - Foco Radical
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Mais uma corrida não programada no calendário deste ano. Nesse final de semana tinham duas provas aqui na região: a Corrida Ibagy 50 anos, que foi no sábado à noite, na beira-mar Continental, e a Corrida do Morango do Amor, no domingo pela manhã, na beira-mar de São José. Gosto de correr nos dois lugares, mas acabei optando pela segunda opção. Também por ser bem pertinho de casa e mais barata.
A Corrida Morango do Amor foi organizado pela Mais Sport Eventos Esportivos. Teve distâncias curtas de 3 km e 5 km, além da caminhada. Como fazia tempo que não corria na distância de 3 km, resolvi participar dessa distância. Prova pra correr acelerado o tempo todo. O que eu não contava é que o percurso também seria por trechos de areia.
Fiz a minha inscrição na distância de 3 km, ainda na semana da prova. Optei pelo kit sem camiseta pra ficar mais em conta. A retirada dos kits foi no sábado à tarde no Centro Multiuso de São José, e para quem vinha de longe também poderia tirar um pouco antes da prova, no domingo pela manhã. Tudo tranquilo. Fui até retirar a pé.
A largada estava prevista para as 7h30, com a concentração no Centro Multiuso. Como lá tem um bom espaço pra estacionamento, fomos de carro, chegando por lá próximo das 6h45. O tempo estava fresquinho e parecia bom para correr. A Aninha foi comigo, para me acompanhar e não participou da corrida.
Como as provas curtas são rápidas, fiz um bom aquecimento para não largar tão duro e frio, pois não teria muito tempo pro organismo se acostumar. Acho que nunca me aqueci tanto para uma prova tão curta. Foi só próximo do horário da largada que descobri que parte do percurso para as duas distâncias passaria por trechos de areia.
Às 7h32 foi dada a largada para as distâncias de corrida de 3 km e 5 km. Eu devia ter me posicionado melhor, pois saí meio encaixotado, mas logo foi dispersando. Saímos bem em frente do Centro Multiuso e fomos contornando pelo seu lado esquerdo, até chegarmos na calçada da beira-mar. Seguimos ainda para a esquerda, até a altura do Rio Araújo, que faz a divisa de São José com Florianópolis. Foram 400 metros.
Voltamos um pouco pela calçada da beira-mar de São José, e com 550 metros acessamos o trecho de praia. Acesso meio irregular e um pouco perigoso e foi preciso um certo cuidado pra não se machucar. Normalmente a areia está mais dura, quando a maré está mais baixa. Dessa vez tivemos que encarar uma areia um pouco mais fofa.
Como não estou muito acostumado a correr na areia, fui perdendo algumas posições. Nesse trecho exige um pouco mais de força. Mesmo assim, completei o meu 1º km, com pace de 5:05 min/km. A areia quebra bem o ritmo em relação ao asfalto.
Pensei que o trecho pela praia fosse mais curto, mas acabou se estendendo por 1,1 km. Foi um esforço das pernas, mais do que o comum. Não via a hora de voltar para o asfalto, o que ocorreu com 1,6 km percorridos. Só que até acostumar a perna novamente demorou um pouco. A volta foi pela calçada da beira-mar de São José. A orientação era não utilizar a ciclovia.
O 2º km, com o maior trecho de areia, foi feito em 5min46. Não foi dos piores, mas devo ter perdido cerca de 1 minuto se fosse feito em asfalto.
O fôlego e as pernas só começaram a melhorar a partir do 3º km. E foi nesse último quilômetro que consegui recuperar várias posições perdidas no trecho de areia. É onde eu estou mais acostumado a correr. Os atletas dos 3 km foram até o canto norte da beira-mar de São José e seguimos para a reta final no Centro Multiuso. Os atletas dos 5 km, seguiram um pouco mais a frente, antes de retornar para o Centro Multiuso, para completar a distância.
Na prova de 3 km teve cerca de 340 metros a mais, conforme registro do meu Garmin. Isso em uma corrida mais curta é uma diferença bem considerável, principalmente quando você está controlando o seu esforço no finalzinho. Meu pace no 3º km melhorou bem e foi pra 4:51 min/km. Só ficavam faltando esses metro finais. Sentia que estava em uma boa posição e não quis dar sopa para o azar.
Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 17min15. O tempo registrado pelo cronometro da prova foi o tempo bruto, e não descontou o tempo que levei até passar pelo portal na hora da largada. Minha intenção inicial na prova era brigar por um sub-14 nos 3 km, mas diante da distância maior e o trecho de areia não foi possível nem chegar perto.
Cheguei exausto pelo esforço, mas a recuperação foi bem rápida. Tomei dois copos de água para me hidratar. Durante as provas mais curtas eu geralmente não me hidrato. Retirei a medalha e fui encontrar a Aninha e assistir a chegada dos demais atletas. Pelo que observei não tinha chegado muita gente na minha frente.
Fiquei aguardando o resultado da prova ansiosamente. Sabia que tinha corrido bem e daria uma boa classificação. Nas duas distâncias, de 3 km e 5 km, além da premiação geral, também seriam premiados os três primeiros colocados por faixa etária de 5 em 5 anos.
O resultado foi liberado pelo site e fiquei na 1ª colocação na minha categoria por faixa etária de 55 a 59 anos. Essa nova faixa etária está me dando sorte. E o melhor, somente para os primeiros colocados de cada categoria, além do troféu iriam receber também um delicioso morango do amor como prêmio. Adorei a surpresa. Foi um pódio bem saboroso. Valeu a pena.
Para mim foi uma experiência diferente em prova mais curta, de 3 km, e também correndo pela areia da beira-mar de São José. Acho que foi a minha primeira vez em prova. Fiquei bem feliz por ter conquistado mais um troféu e também de receber um morango do amor (de verdade), alusivo ao nome do evento, e poder saborear.
Retirada do kit no Centro Multiuso de São José
Chegando no local da largada
Na expectativa da largada, com o Urbano e o Brito.
Chegada
(Foto: LUHS - Foco Radical)
Com a medalha após a chegada
1º lugar na categoria 55-59 anos, com direito a um Morango do Amor
Com a medalha, o troféu e o morango do amor
Troféu e o morango do amor
Certificado da Corrida Morango do Amor
Data: 14/09/2025
Horário: 7h30(7h32)
Distância: 3km (3,34km)
Inscrição: R$ 66,00
Kit: Número de peito com chip retornável.
Tempo: 17min15
Pace: 5:10 min/km
Tênis: Fila Carbon Racer 3
3 km
Colocação: 01 de 02 (55-59 anos)
Colocação: 09 de 25 (masculino)
Colocação: 12 de 62 (geral)
Colocação: 09 de 25 (masculino)
Colocação: 12 de 62 (geral)
5 km
Concluintes - 147 atletas
Nenhum comentário:
Postar um comentário