quarta-feira, 23 de maio de 2018

20/05/2018 - Corrida Rústica FATENP 2018 - Palhoça / SC

Foto: Ana Paula Marcon

Corrida Rústica FATENP 2018 - Palhoça / SC

Resultado 5 km
Resultado 10 km

A convite da organização da prova, a qual agradeço em nome do Jorge Fernando Hammes, participei pela primeira vez da Corrida Rústica FATENP, promovida pela Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça, e que teve a sua 2ª edição realizada no último domingo (20). A prova contou com as distâncias de 5 km e 10 km com preços convidativos: R$ 45,00 (mais taxa) com kit no lote inicial, e R$ 35 (mais taxa) sem kit. Como a procura superou as expectativas dos organizadores as inscrições se encerraram dias antes da data da entrega dos kits.

Um ponto que me chamou a atenção foi o percurso todo plano, em asfalto, e em longas retas, que é disparado a minha preferência. Consigo manter um ritmo mais constante. A ideia inicial era fazer a prova de 5 km, mas como ainda estava com uma dor desconfortável na perna esquerda optei em fazer os 10 km. Digo isso porque em corridas de 5 km o esforço e o impacto são muito maiores nas pernas. Nos 10 km eu iria um pouco mais contido.

A entrega do kit foi na véspera da prova na FATENP até o início da tarde. Mais à noite a entrega foi no Supermercado Cambirela. Foi possível também fazer a retirada no dia da prova, até meia hora antes da largada. Pra garantir peguei o meu e o kit da Aninha no início da tarde, na própria FATENP, aproveitando pra reconhecer a área. Teve até um telão onde foi possível assistir como seria o percurso da corrida. Dessa vez eu e a Aninha optamos por fazer a distância de 10 km.

No dia da prova fomos bem cedinho, chegando pouco antes das 7:30. Contamos com a boa estrutura das instalações da Faculdade, como o estacionamento e banheiros, o que facilitou bastante. O clima estava friozinho, e bem favorável para uma boa corrida. Ainda com medo de correr tratei logo de fazer um bom aquecimento de uns 15 minutos para acostumar as pernas. Foi tranquilo e sem dores, mas eu queria ver na hora que fosse pra valer mesmo.

A largada foi separada, com início previsto para às 8:30. Primeiro saíram os atletas PNE´s, com a presença em peso dos cadeirantes do Instituto Paulo Escobar, e logo em seguida os atletas dos 5 km. Visivelmente deu pra perceber a preferência por essa distância sendo a grande maioria. Eu e os demais atletas dos 10 km ficamos no aguardo da 2ª largada, que ocorreu cerca de 5 minutos depois. A saída foi diferente. Enquanto o pessoal dos 5 km seguiu pela direita na Av. Vidal Procópio Lohn, os atletas dos 10 km viraram à esquerda no sentido da BR-101.

Parti ainda meio receoso e com passadas mais curtas para evitar qualquer surpresa inicial. Queria me aquecer bem antes de arriscar um ritmo mais forte. Com isso o pessoal foi me passando e abrindo distância. Eu continuei na minha ideia, fechando o 1º km com pace de 4:39 min/km e o 2º km em 4:32 min/km, que foram feitos em uma reta só, de ida e volta.

No 3º km, já entrando na Rua Aleixo Alves da Silva, desenvolvi o meu melhor pace com 4:30 min/km, já me posicionando melhor na prova. Imaginei que poderia manter esse ritmo, mas a partir daí não rendeu tanto nos quilômetros seguintes. Nem posso me queixar da altimetria, pois era somente reta e plano. Essa rua teve aproximadamente 3 km de ida e volta, e meu pace já estava próximo de 4:40 min/km. 
A partir do 6º km já estávamos novamente na Av. Vidal Procópio Lohn, passando em frente a FATENP e seguindo reto no mesmo percurso do início. Na ponta extrema (próximo da BR-101) fecharam os 7 km e com o ventinho contra o pace subiu mais um pouco. Nesse ponto os amigos Heleno e Jabson, que vinham liderando a prova com certa folga, por falta de orientação adequada erraram o retorno, seguiram reto pela marginal da BR-101, e acabaram tendo as suas provas comprometidas. Em condições normais não tenho dúvidas que seriam os vencedores dos 10 km.

Os demais atletas que vinham atrás retornaram certo e com quase 8 km percorridos entraram à direita, na Rua B. Segui o fluxo dos que iam à frente. No outro ponto de retorno, que estava sinalizado com um cone e um staff, seguimos reto (não houve orientação para retornar,  pelo menos no meu caso). Acessamos a marginal da BR-101 por onde corremos cerca de 500 m. Acredito que a grande maioria dos atletas seguiu esse percurso também (cerca de 12 atletas que verifiquei no Flyby do Strava com certeza). Isso fez com que a distância percorrida tivesse aumentado para quase 11 km. Inclusive ficou visível quando passamos pela placa de 9 km e o Garmin já marcava quase 10 km. Para registro, meus 10 km fecharam em 46min32s.

Mesmo estando friozinho me recordo de ter pego água em pelo menos 3 postos de hidratação, com os staffs tendo o cuidado de entregar os copos nas mãos dos atletas. Muito bom, pois deu pra dar uma molhadinha na boca e não perder tempo.

Finalmente voltamos para a rua principal, da FATENP, para concluir a prova. Eu já não aguentava  mais, mas não podia parar, pois tinha um grupinho vindo junto. Não ia facilitar. Cruzei a linha de chegada com o tempo de 50min38s, registrado pelo Garmin. No resultado oficial divulgado ficou em 50min57s. Acho que deva ter sido o tempo bruto ou algum início adiantado do cronômetro, pois outros atletas também relataram essa diferença. Não foi dos meus melhores tempos na distância, mas fiquei feliz por não sentir dores durante a prova e ter ido bem no contexto geral.

Na chegada teve muitas frutas e água pra hidratação. Retirei a medalha, que foi entregue mediante a devolução do chip retornável. Respirei um pouco e fui acompanhar a chegada da Aninha. Não demorou muito e ela chegou para completar a sua prova, conquistando a 7ª colocação geral. Mais um grande resultado.

Além do pódio geral, as categorias por faixa etária seriam premiadas até a 3ª colocação, tanto nos 5 km como nos 10 km. Acho isso bem legal e mais justo. Aguardamos a premiação com os amigos na expectativa de um bom resultado. E veio da melhor forma possível com pódio na 1ª colocação da minha categoria 45-49 anos e o pódio da Aninha na 2ª colocação na categoria 35-39 anos. É muito legal quando acontece essa dobradinha. Os dois ficam contentes. Deu até uma animada para a minha preparação para a maratona de Porto Alegre, que já tinha praticamente desistido.

De uma forma geral gostei muito da prova, com destaque para o percurso plano e em asfalto. O kit foi legal, a medalha bonita, estrutura boa e adequada ao evento, aproveitando parte da estrutura da faculdade, e hidratação em abundância. Houve problemas, quanto a sinalização/orientação em pontos importantes, no finalzinho do percurso, que acabaram comprometendo a participação de alguns atletas. Uma pena. Conforme posição da organização, que já se manifestou logo após a prova, serão levantadas as responsabilidades do ocorrido e farão os devidos ajustes para a próxima edição, que deverá ocorrer em Outubro desse ano ainda. Até lá deverei estar melhor preparado.

Percurso percorrido da Corrida Rústica FATENP 2018 (10,91 km)
Retirada do kit na FATENP com o Gabi, Felipe e o Jorge
Kit da Corrida Rústica FATENP 2018
No aquecimento com a Aninha e testando as pernas
(Foto: Foco Radical)
Concentrado e fazendo força durante a prova
(Foto: Foco Radical)
Chegada
(Foto: Juciana Fernandes)
Aninha conquistando o vice-campeonato na categoria 35-39 anos. Parabéns !!!
Campeão da categoria 45-49 anos. Algo muito raro.
Dobradinha e os dois felizes.
Medalha e troféu da Corrida Rústica FATENP 2018

Local: FATENP - Palhoça / SC
Data: 20/05/2018
Horário: 08:30 Hs (08:35 Hs)
Distância: 10km (10,91 km)

Inscrição: R$ 50,00 no primeiro lote (cortesia)
Kit: Sacolinha, camiseta, boné, copinho, chip retornável e número de peito.

Tempo: 50min38s
Pace: 4:38 min/km
Tênis: Asics Hyper Speed 6

Colocação: 01 de 03 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 15 de 52 (masculino)
Colocação: 15 de 69 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário