sexta-feira, 8 de março de 2024

25/02/2023 - Circuito Angeloni de Corridas - Etapa Balneário Camboriú

 Foto: ARGR - Foco Radical

Circuito Angeloni de Corridas - Etapa Balneário Camboriú

Resultados 5km e 10km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A minha primeira corrida deste ano só aconteceu no mês de Fevereiro e foi no município de Balneário Camboriú. Ela fez parte do Circuito de Corridas Angeloni, e são realizadas em vários municípios do estado de Santa Catrina e Paraná. Normalmente ela é realizada em chão de asfalto, mas desta vez foi feita pela praia de Balneário Camboriú. 

Para conseguir participar da corrida é preciso se inscrever pelo site da organizadora "On Sports" e tem limite de 700 vagas. Para validar a inscrição, é necessário encaminhar uma Nota Fiscal do Supermercado Angeloni com valor superior a R$ 100 e entre os itens ter determinado produto de algum dos patrocinadores. Nesta edição a disponibilidade das inscrições durou menos de 1 dia. Eu e a Aninha conseguimos.

Superado o primeiro desafio das inscrições foi necessário fazer a retirada dos kits, que precisava ser feita pessoalmente pelo próprio atleta na loja do Angeloni de Balneário Camboriú, na véspera da prova (sábado). Como nós éramos de outro município tínhamos a opção de retirar os kits no próprio dia da prova, meia hora antes da largada oficial. E foi o que fizemos, mas não recomendo. É uma fila grande e uma correria. 

A largada para a prova estava marcada para às 6 horas da manhã na Barra Sul de Balneário Camboriú, próximo da entrada do Parque Unipraias. Eu e a Aninha saímos às 4 horas de casa, em São José. Tivemos sorte que o percurso estava sem congestionamento, mas em alguns trechos pegamos um pouco de chuva.

Chegamos no local da largada próximo das 5h15 e só conseguimos estacionar mais afastado do local da largada, cerca de uns 500 metros à frente. Agilizamos para conseguir retirar os kits e não perdermos o horário. Havia uma certa fila e só deu tempo de pegarmos os kits e deixá-los no guarda-volumes disponível na arena do evento.

O tempo estava fresquinho e bom para correr. Fiz uns 5 minutos de aquecimento para conhecer o piso que iríamos encarar e fui me alinhar para a largada, que já estava repleta de atletas aguardando o momento. Acabei largando mais atrás junto com a Aninha.

Às 6 horas em ponto foi dada a largada tanto para as distâncias de 5 km e 10 km. Segui rapidamente buscando a areia mais dura da praia, próximo da água do mar. Na areia fofa é impossível de correr normalmente e força muito a perna, pois afunda muito. Fazia um tempinho que não sentia a adrenalina de uma largada.

No início da prova mantive um ritmo bom e tranquilo. Perdi um tempinho quando o imã que prendia o meu número de peito caiu e tive que voltar para pegar. Neste início também senti uma dorzinha chata do lado esquerdo da perna, provavelmente provocada por correr um pouco inclinado pela areia da praia. Escutei as notificações do Garmin que indicava 1 km, mas percebi que estava desregulado, pois o tempo estava muito baixo, menos de 2 minutos. Essa medição não estava muito confiável.

Segui correndo, conforme a sensação de esforço e estava me sentindo bem. Não conseguia ter uma noção melhor porque as medições estavam todas desreguladas. O percurso foi bem previsível e regular, ida e volta pela praia. Aos poucos a dor que estava sentindo foi passando e pude correr menos desconfortável. 


Fizemos o retorno com cerca de 2,4 km percorridos. Os atletas dos 10 km seguiram reto para retornar bem mais a frente. Na volta já não havia tantos atletas ao redor, pois foram se dispersando ao longo do percurso. Peguei um copo de água pra me hidratar e pra não descartar na areia levei o copo na mão até o final. Corri mais solto e consegui melhorar algumas posições. Pela tabela o 6º km e 7º km parece que o Garmin havia se restabelecido, no trecho final. 

Próximo da chegada tivemos que acessar a areia mais fofa e o sprint final não deu. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 24min57. Tinha dado um sub-25, mas achei suspeito. O meu Garmin, que estava doido marcava a distância de mais de 7 km. Posteriormente conferi com outras medições que o percurso teve 4,77 km, um pouco a menos dos 5 km.

Apesar de chegar bastante suado, não fiquei totalmente exausto. Me recuperei rápido. Retirei a medalha, bem grande e bonita, peguei as guloseimas pós-prova: suco, água, leite fermentado, isotônico e frutas. Depois fui ver a chegada da Aninha e dos amigos. A Aninha completou a prova com o tempo líquido de 34min52.

Logo começou a chover e foi aumentando o volume cada vez mais. Todos tiveram que se abrigar debaixo das tendas dispostas na praia, inclusive de outros eventos. O pós prova ficou comprometido e nem conseguimos ver a premiação que o amigo Jabson tinha conquistado. Uma pena porque a chuva não deu trégua. Depois fomos procurar uma padaria pra tomar um bom café da manhã.

Percurso de ida e volta somente pela praia - GPS deu problema no início. 
Kit do Circuito Angeloni de Corridas - Etapa Balneário Camboriú
Eu e a Aninha na fila para a retirada do kit, 30 minutos antes da largada. 
Aguardando a largada
 Reta final, quase chegando
(Foto: ASSJ - Foco Radical) 
Chegada com o tempo líquido de 24min57

Com a bonita medalha da prova
Eu e a Aninha com as medalhas
Medalha do Circuito Angeloni de Corridas - Etapa Balneário Camboriú

Resultado do Circuito Angeloni de Corridas - Etapa Balneário Camboriú

Local: Praia de Balneário Camboriú - em frente à Unipraias - Balneário Camboriú/SC
Data: 25/02/2023
Horário: 6h (6h01)
Distância: 5km (4,77 km)

Inscrição: Gratuita para compras de R$ 100 no Angeloni com um produto parceiro.
Kit: Sacolinha, Camiseta, um squeeze, uma garrafinha Natural One 180ml, uma caixinha de bebida láctea Paramalat 250 ml, uma lata de Energy Drink Red Bull Summer, número de peito, e chip descartável.

Tempo: 24min57
Pace: 5:15 min/km
Tênis: Skechers Go Run 

Colocação: 006 de 013 (50-54 anos)
Colocação: 124 de 219 (masculino)
Colocação: 159 de 449 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário