sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

30/11/2024 - Corrida Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis

Foto:  AJNL - Foco Radical

Corrida Santos Dumont - FLN/SC

Resultados 4km e 8km

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Por mais um ano eu, a Aninha e os amigos Jabson, Ju, Jany e Renato, nos inscrevemos para a Corrida Santos Dumont, realizada na base aérea de Florianópolis. Gostamos de participar dessa prova, pois é em uma corrida já tradicional e realizada em local fechado. Também foi uma das primeiras corridas que participamos no início das nossas vidas de corredores, em 2009. 

A inscrição foi feita em grupo e ficou por R$ 65,00, com a camiseta, número de peito com chip e pulseira de acesso à Base Aérea. A Aninha também conseguiu chamar vários colegas do trabalho dela. Para a retirada do kit foi preciso levar um 1kg de alimento para cada inscrição. A organização da prova foi feita pela MaisSport Eventos Esportivos.

Este ano essa prova teve algumas alterações. Ela era realizada no mês de Outubro e dessa vez foi realizada no final do mês de Novembro. As distâncias também foram alteradas e passaram para 4 km e 8 km. O ponto de largada foi alterado para o início da base aérea, junto ao campo, e não mais lá no final, próximo do trecho com acesso à praia.

Com a largada prevista para as 16 horas, eu, a Aninha e o Renan saímos aqui de São José às 14h30. Da última vez lembro que na entrada da base aérea teve uma certa fila e demoramos um pouco para entrar e quando entramos já estava bem lotado. Chegamos às 15 horas e foi mais tranquilo. Ajudou que o ponto da largada foi bem no início. Conseguimos estacionar facilmente, mas as vagas estavam meio escassas para quem foi chegando mais tarde.

Particularmente não gosto muito desse horário no meio da tarde para uma corrida, pois geralmente no sábado acabamos a almoçando mais tarde e exageramos um pouco mais. Quase não dá tempo pra fazer a digestão e durante a corrida acaba pesando. Porém, dessa vez almocei mais cedo e não comi tanto, já conhecendo o meu metabolismo.

A largada para todas as distâncias foi pontualmente, às 16 horas. O dia estava meio nublado com uma temperatura agradável e sem o sol aberto. Saímos no sentido sul, pela estrada (Av. Lages), por onde percorremos cerca de 4 km, em uma reta só. O trecho era todo em asfalto e plano quase na sua totalidade, do jeito que eu gosto. 

Apesar de saber que não conseguiria ainda sustentar o ritmo de 5 min/km, fixei minha meta de correr o mais próximo desse pace na distância de 8 km. Fiz os meus 3 primeiros quilômetros bem próximos do planejado: 1º km à 5:03 min/km,  2º km à 5:05 min/km e o 3º km à 5:05 min/km. 

O percurso da corrida de 4 km foi basicamente o trecho da estrada, por onde se percorria cerca de 2 km, e retorna. Trecho bom para quem corre rápido para fazer um bom tempo. Não chegavam a avançar até o trecho mais bonito dentro da base aérea, junto à praia, localizada mais ao fundo.


Como o percurso era novo eu não sabia direito o que iria enfrentar ao final da estrada. Lembrava que havia uma subida bem íngreme e que quebra o ritmo de qualquer atleta. Não exagerei muito antes para não sofrer quando chegasse nesse trecho.

Para a minha surpresa, não formos por essa subida mais difícil, entramos à direita e pegamos as ruas com subidas mais suaves e mais fáceis de serem vencidas. Neste trecho completamos cerca de 3,9 km, metade da prova. A subida que esperávamos, virou a descida. Bem mais fácil. Meu pace neste 4º km até que não foi tão ruim, 5:20 min/km.

O caminho da volta foi o oposto da ida, porém já não estava com o mesmo gás do início da prova. Os paces acabaram ficando mais próximos dos 5:20 min/km. Não consegui mantê-los por volta dos 5 min/km. 

Avancei até o final sem forçar demais, e controlando o ritmo para não quebrar. Já não havia muitos atletas ao redor, pois a maioria tinha feito os 4 km e já tinham terminado. Poucos eram os atletas dos 8 km. Não me lembro de ter pegado água em algum posto de hidratação. Acho que tinha deixado pra beber no final.

Cruzei a linha chegada com o tempo líquido de 41min14 e pace final de 5:13 min/km. Até que gostei do meu desempenho, considerando que teve o trecho da subida, que minou um pouco o ritmo. Descansei,  me hidratei, peguei uma fruta e retirei a medalha. Ainda bem que fui cedo, pois a água acabou logo em seguida. A maioria dos amigos e a Aninha já estavam por lá, pois tinham feito a prova de 4 km. 

O local da chegada foi em um campo de futebol e por perto tinham tendas de comidas, como cachorro-quente, espetinhos, pastel, docinhos. Isso foi muito bom, pois pudemos matar a fome com um lanche por lá mesmo. Chato que começou a garoar durante a premiação e tivemos que ficar abrigados quando os amigos Ju, Jany e Renato foram receber os troféus nas suas categorias.

Achei melhor a mudança do local de largada e chegada da prova. Não é necessário ir de carro quando entramos na Base Aérea. O trecho da subida também ficou melhor, com menos sofrimento e mais suave. O novo local da concentração também tinha uma estrutura boa para o pré e pós-prova. 

Percurso dos 8 km da Corrida Rústica Santos Dumont 2024
Kit da Corrida Rústica Santos Dumont 2024
Com os amigos aguardando a largada da prova
Correndo na estrada da Base Aérea
(Foto: BUR - Foco Radical)
Eu e a Aninha com a medalha
Depois da prova com a medalha
Amigos e colegas de trabalho da Aninha
Medalha da Corrida Santos Dumont
Certificado da Corrida Santos Dumont

Local: Base Aérea de Florianópolis/SC - perto da entrada
Data: 30/11/2024
Horário: 16h (16h02)
Distância: 8km (7,89 km)

Inscrição: Em grupo R$ 65,00 com kit mais 1 kg de alimentos.
Kit: Camiseta, número de peito, e chip descartável.
Tempo: 41min14
Pace: 5:13 min/km
Tênis: Fila Carbon Race

Colocação: 007 de 010 (50-54 anos)
Colocação: 087 de 147 (masculino)
Colocação: 109 de 247 (geral)