11ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC
Depois de 7 anos a tradicional Corrida de Rua Cidade de Angelina voltou ao calendário de provas de Santa Catarina em 2025, completando a sua 11ª edição. Como frequentador assíduo dessa prova não pude deixar de participar, sendo uma das únicas provas em que participei de todas as edições desde o seu início, em 2009, ano também que comecei a correr. No blog tenho o relato de todas as edições anteriores:
Localizada no Vale das Graças, a cerca de 65 km de Florianópolis, a cidade de Angelina é um destino que une fé e natureza. Além de participar da corrida, é possível aproveitar para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Angelina e a famosa Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. As paisagens naturais são um convite para desacelerar e explorar a região com calma.
Eu e a Aninha temos uma história em particular, pois foi nessa mesma prova, realizada no ano de 2015, que nos conhecemos. E depois de 10 anos tivemos a oportunidade de voltar para correr e comemorar essa passagem. E lógico, registrar o exato ponto onde nos encontramos pela primeira vez.
O amigo Renato Ventura, que era morador de Angelina, e fez parte da organização da prova em todos esses anos, viabilizou a nossa inscrição. A organização da prova ficou por conta da Mais Sport Eventos Esportivos. Tivemos mudanças nas distâncias e os percursos foram diferentes, ficando muito mais desafiadores. Teve as distâncias de 3 km, 5 km, e de 12 km. Como já conhecia a região e também não estava muito preparado pra distâncias maiores, eu e a Aninha escolhemos correr os 5 km.
A prova acontece num sábado à tarde, no final de semana de festividades na cidade. A largada estava prevista para as 16 horas na praça central, em frente a Igreja. Os kits foram entregues no próprio dia do evento, até minutos antes do horário da largada. Eu e a Aninha saímos de São José às 12:30 e chegamos em Angelina por volta de umas 14 horas.
O dia estava bonito, mas com sol intenso e muito quente. Quando chegamos me trouxe a lembrança de uma edição que o tempo fechou de repente e desabou um temporal. Mas sorte que dessa vez isso não aconteceu, e o sol brilhou a corrida inteira.
Eu precisava aquecer bem por causa da perna esquerda, que ainda não estava 100%. Acabei subindo até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e voltando, em um trote bem leve. Foi bom, porque a vegetação nos protegia do sol, ficando mais fresquinho. Alguns outros atletas também tiveram a mesma ideia.
A largada foi única para todas as distâncias e aconteceu às 16h04, sob uma temperatura de 28,9ºC. Saímos da praça e seguimos no sentido do Convento das Irmãs Franciscanas. Esse início foi meio complicado, pois o piso era de lajotas sextavadas, que ficava meio irregular e exigia cuidado nas pisadas para não torcer o pé.
Antes da largada pensei em buscar um sub-25 nos 5 km, mas esqueci da dificuldade e particularidades do percurso, somado ao calor. No 1º km até que saí empolgado e consegui fazer um pace de 5:03 min/km, mesmo com a dificuldade com o piso irregular e a dispersão inicial.
No 2º km tivemos uma novidade no percurso, e corremos por dentro do Convento das Irmãs, uma novidade. Depois voltamos a Rua São Francisco (SC-108), onde fechei o quilômetro com pace de 5:19 min/km. A essa altura eu já estava bem suado e me sentindo pesado. Não via a hora de chegar o retorno.
Seguimos em frente, e entramos na Rod. Deputado Gervásio Silva. Neste trecho até o retorno, que aconteceu em uma bifurcação com a Rua Vinte e Sete (2,75 km), foi a parte mais crítica com subidas mais pesadas, que quebraram ainda mais o ritmo. O consolo é que não estava fácil pra ninguém. Muito menos para os atletas que estavam fazendo os 12 km, que tiveram que seguir adiante para retornar bem mais a frente.
Após o retorno estava totalmente exausto e os paces no 3º km e 4º km, foram para 5:41 min/km. Tive que fazer muita força nas pernas pra não caminhar. Pra piorar, como o percurso era ida e volta, eu já sabia que a distância total ia ser mais do que os 5 km. Eu já estava só pelo final. Fiz o 5º km em 5:47 min/km, o pior de todos.
O restante do percurso (340 m) ainda foi naquele piso irregular do início, e em subida. Nunca foi tão sofrido. Fiz aquele esforço final pra finalmente completar a prova com o tempo líquido de 29min34. Muito além da expectativa e me deixou um pouco decepcionado. A Aninha não demorou muito a chegar e terminou com o tempo líquido de 32min35.
Mas se estava difícil pra nós, estava difícil pra todo mundo. Alguns atletas chegaram a passar mal durante o percurso, devido ao forte calor, principalmente na distância de 12 km. Alguns chegavam quase caindo, cambaleando, desidratados e teve atleta foi até para o hospital pra ter cuidados médicos. Esse horário da largada às 16 horas ainda é muito quente e complica a vida dos corredores. Poderia ser alterada para um pouco mais tarde.
Depois de nos hidratarmos bem e retirarmos as nossas medalhas ficamos assistindo a chegada dos amigos que faziam a distância maior, enquanto aguardávamos a premiação. A praça estava cheia e com várias tendas com guloseimas à venda, como chopp, pastéis e sorvetes.
Quando saiu o resultado fiquei até surpreso com a minha 1ª colocação na categoria por faixa etária 55-59 anos. Realmente não esperava, por causa do meu desempenho sofrido. Fiquei bem feliz, ainda mais porque a Aninha também conquistou a 3ª colocação na categoria de faixa etária dela. É a segunda vez que fazemos uma dobradinha de pódio em Angelina. Os amigos, Renato e Jany, também subiram ao pódio nas suas respectivas categorias por faixa etária nos 12 km. Todos ficaram bem felizes.
Durante a cerimônia de premiação, aconteceu um fato curioso, e que me deixou emocionado. A Tati (@tatipersonal.pilates), esposa do Marcos (@marcospersonal.corrida), me procurou pedindo pra tirar um foto com o esposo dela. Não entendi direito, até conhecer a história, que dá pra ler em um post no perfil do Marcos. Em resumo, eu fui um "adversário" referência desconhecido, que mesmo sem saber, motivou o Marcos na evolução da corrida desde 2022. Foi legal conhecê-los e podermos tirar uma foto pra eternidade. O Marcos também foi o campeão na categoria dele e está de parabéns.
Marcos (@marcospersonal.corrida)
Eu e a Aninha saímos muito felizes com o retorno dessa prova. Foi bom voltar a Angelina e rever o local onde nos encontramos pela primeira vez. É uma prova muito simpática, com um público acolhedor e um ambiente de interior bem agradável e pacato. Inicialmente pensamos em ficar por lá no final de semana, mas acabamos voltando à noite, e passando por Rancho Queimado para jantar com os amigos e até ter a surpresa de ver a chegada do Papai Noel na praça.
Kit da Corrida de Rua Cidade de Angelina
Antes da largada fiz um aquecimento subindo e descendo
até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Acelerando na reta final
(Foto: MWOL - Foco Radical)
Felizes com os troféus: eu, Aninha, Jany e o Renato
Com os amigos feras do ultratrail: Susany Perardt e Tiago
Medalha e Troféu da Corrida de Rua Cidade de Angelina
Certificado da Corrida de Rua Cidade de Angelina
Local: Praça Central de Angelina / SC
Data: 06/12/2025
Horário: 16h (16h04)
Distância: 5 km (5,34 km)
Inscrição: Cortesia
Kit: Sacolinha, camiseta, um squeeze, número de peito com chip descartável.
Tempo: 29min34 (tempo líquido)
Pace: 5:50 min/Km
Tênis: Fila Carbon Race 3
Colocação: 01 de 003 (55-59 anos)
Colocação: 21 de 058 (masculino)
Colocação: 31 de 148 (geral)











.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário