domingo, 2 de novembro de 2014

02/11/2014 - Figueira Run Caixa - Circuito Time Run

Figueira Run Caixa - Circuito Time Run

Resultado
Fotos da Corrida

Vídeo da largada



As corridas temáticas dos times de futebol estavam ensaiando a sua estreia em Santa Catarina há alguns anos. Eram anunciadas, mas nunca aconteciam. Dessa vez foi diferente e o Figueirense saiu na frente.

Por outra lado, estou em fase final da minha preparação para a maratona de Curitiba, que ocorrerá dia 16/11. Essa semana eu deveria fazer o meu último longão, por volta de 33 Km, mas com o aparecimento dessa corrida fiquei sem saber muito o que fazer.

Bom, como não tinha objetivo de tempo algum na 1ª Figueira Run Caixa, decidi na véspera fazer o longão no final do dia (sábado) e, na prova no domingo pela manhã correria com o que sobrasse de mim. E foi o que fiz. O longão eu acabei percorrendo 30 Km, já me deixando mais aliviado.

No dia da prova, já sabendo que a largada seria no estádio do Figueirense, Orlando Scarpelli, e a chegada seria na beira mar continental, saímos mais cedo para deixar o carro na chegada e já fizemos um aquecimento até o estádio de aproximadamente 1,5 Km.

As portas do estádio estavam abertas e o acesso ao gramado liberado para os atletas. Isso foi bem legal para quem nunca tinha ido, como eu. Deu pra reconhecer o gramado, fazer o aquecimento, encontrar os amigos e tirar várias fotos para recordação.

Conforme divulgação da prova haveria modalidades variadas, desde caminhada, corrida de 4 Km e 8 Km individuais, duplas e octetos. Mas na prática vi somente as provas individuais e as duplas.

A largada foi feita para todos os atletas ao mesmo tempo, inclusive no revezamento de dupla. Na verdade não foi de revezamento e sim de dupla simultânea, ou seja, os dois corriam o mesmo percurso de 4 Km e o tempo final seria a média dos dois atletas. Tivemos a oportunidade de dar uma volta olímpica ao redor do gramado com direito a banho do sistema de irrigação para refrescar.

Como iria correr tranquilo decidi ir com a máquina fotográfica e filmar a largada. Por muito pouco não pago o maior mico na passagem da saída do estádio quando dei uma bela tropeçada em um desnível, quase indo ao chão. Ainda bem que o amigo Sérgio Sales, que estava ao meu lado deu uma segurada. Valeu !!!

Ganhamos as ruas do estreito, saindo do estádio e seguindo pela Av.Santa Catarina. Eu acabei acompanhando o Enio que tentaria manter o pace de 5 min/Km. Confesso que esse início estava bem difícil manter esse ritmo. As pernas ainda estavam travadas do dia anterior. Um pouco mais à frente viramos à direita na Rua Sérgio Gil em sentido a beira mar continental.



A partir daí o percurso já era mais conhecido. Uma reta plana até próximo a ponte Hercílio Luz. Nada de muito variação, tentando manter o pace e tirando algumas fotos durante o percurso. 

O diferencial para a prova de 8 Km foi que após fazermos um primeiro retorno, voltávamos um pouco (ainda pela beira mar), voltávamos novamente em sentido do primeiro retorno, e finalmente retornávamos em definitivo pela beira mar. Se para escrever já está difícil, imagina na prática, um verdadeiros zigue-zague. O que acabou acontecendo é que, como não havia pontos de leitura dos chips nesses pontos possibilitou o não cumprimento de todo o percurso por parte de alguns atletas, acarretando diferenças nos tempos para efeito de classificação. Faltou controle e orientação nesse trecho.

A volta pra mim estava pesada, mas por outro lado estava sentindo falta de correr um pouco mais forte. Então, no último quilômetro, já mais aquecido, acelerei pra ver o que ainda era possível fazer, e no final consegui chegar junto com o amigo Analto, com direito a sprint.

Até que o tempo não foi dos piores (34min25s), ainda mais considerando o treino anterior. A distância estava bem mais para 7 Km (registro pelo garmin 7,1 Km) do que para os 8Km anunciados. Fiquei contente por ter conseguido concluir bem a prova, e o melhor, sem muitas dores musculares. 

Depois foi só hidratar bastante, comer algumas frutas, conversar com os amigos e assistir a premiação. Um fato curioso na premiação das duplas é que foi dado somente um troféu para a dupla e não houve separação por sexo.

Apesar da rivalidade entre as duas maiores torcidas de futebol de Santa Catarina, no mundo das corridas tudo aconteceu de forma bastante tranquila e amigável, com alguns amigos inclusive marcando presença com camiseta e símbolos do time rival.

Pra finalizar, por pouco não perdi as fotos e vídeos da máquina fotográfica, que tomou uns belos banhos de água na irrigação e na hidratação durante a corrida, mas ainda bem que deu pra salvar.

Na porta do estádio 
 Aquecendo
 Registro com os amigos do IFSC, Enio Augusto e Luiz Felipe
Galera pronta para a largada
 Reta final junto com o Analto Romalino
Já trocado e divulgando a corrida de Angelina
Medalha (by Por falar em corrida)

Local: Estádio Orlando Scarpelli - FLN/SC
Data: 02/11/2014 
Horário: 08:00 Hs 
Distância: 8Km  (7,1 Km)

Inscrição: R$ 65,00
Kit: camiseta, squeeze, toalhinha, chip descartável e número do peito    

Tempo: 34min25s
Pace: 4:51 min/Km       

Colocação: 011 de 022 (40-44 anos)
Colocação: 057 de 171(masculino)
Colocação: 059 de 204 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário