quarta-feira, 26 de novembro de 2014

22/11/2014 - 1ª Corrida Vamos Vencer o Câncer - 2014 - São José/SC

1ª  Corrida Vamos Vencer o Câncer - 2014 - São José/SC
Mais uma corrida realizada na beira mar de São José, local onde faço os meus treinos, pertinho de casa. É lógico que não poderia deixar de participar, tanto pela causa como pelo valor super acessível da inscrição, R$ 16 mais 1 Kg de alimento não perecível.

Como havia programado de fazer a minha estreia em uma prova de aventura (trail) de 10 Km no dia seguinte e que não deveria ser das mais fáceis, optei pela distância de participação de 5 Km. Havia também a distância principal de 10 Km, inclusive com uma das melhores premiações em dinheiro da região ultimamente, além da caminhada,

O nível da prova nem preciso dizer que foi bem alto, vindo atletas de outros municípios e até de outros estados em busca da gorda premiação. 

A largada ocorreu próximo das 18 horas com cerca de 350 atletas distribuídos entre as distâncias de 5 Km e 10 Km. O chip para controle era descartável com leitores somente na largada/chegada.

Um anúncio que fizeram antes da corrida é que só haveria medalhas para os 60 primeiros atletas dos 5 Km, e que nos 10 Km seriam entregues somente troféus até o 3º colocado, e medalhas para o 4º e 5º de cada categoria por faixa etária. A praxe nas corridas é entregarem as medalhas a todos que conseguem concluir a prova, e isso deixou muita gente chateada por não poder ter levado uma recordação de finisher da corrida. Ainda mais por terem disponibilizado um valor considerável na premiação em dinheiro. 

O dia estava quente e mesmo a largada sendo no final da tarde a temperatura beirava os 30ºC. O percurso bem conhecido, saía de frente a quadra de bocha em sentido Florianópolis, retornava antes da divisa pela via de ciclismo, seguia até o final da beira mar e retornava novamente pela avenida, que estava parcialmente fechada. Para os 10 Km eram 2 voltas.

A minha largada como sempre foi na empolgação e acabei indo forte demais. Isso custou uma prova totalmente irregular como seria de se esperar. O pace do 1º Km foi o suficiente para elevar o meu batimento cardíaco ao máximo e mesmo reduzindo um pouco no Km 2 e 3, a média ficou acima do que deveria ser o meu batimento cardíaco máximo, 181 bpm.

Prova de 5 Km não tem muito o que contar. É tentar manter o pé embaixo até o final que dura pouco mais de 20 minutos. 

Depois do 3º Km, já retornando pela avenida, o ritmo quebrou de vez. Impossível manter o pace dos quilômetros iniciais. Mesmo com a redução do ritmo o batimento cardíaco continuava lá em cima. Com certeza provocado pelo forte calor que fazia.

Faltando um pouco mais de 1 Km, o amigo Jabson, que está voltando de lesão, emparelhou comigo e fomos juntos até o final. Eu quase morrendo no ritmo que estava e ele bem tranquilo. Bem legal a companhia e chegarmos juntos.

Um detalhe meio inconveniente no final da prova é que teve 2 portais, um que ficava antes da chegada real e o outro na efetiva chegada, com diferença de quase 100 m. Diferença pouca, mas significativa no final de uma prova. Ainda mais pra quem chega no limite, como teve vários casos, inclusive de amigos.

Cheguei com um tempo alto para os meus 5 Km, 22min33s, mas deu pra ficar entre os 15 primeiros e receber a medalha. Nessa distância não havia premiação por categoria. Somente para os cinco primeiros gerais.

Após me hidratar e comer umas frutas fui assistir a chegada dos amigos que fizeram os 10 Km, em seguida vi um pouco da premiação, e depois fui descansar para o desafio na manhã seguinte, que seria a minha primeira prova em trilhas.
D. Elza e D. Eni sempre presentes com muita alegria e energia

Correndo pela beira mar com a Sueli ao lado, ainda na ida.
Eu o amigo Jabson no "falso" portal de chegada
  Agora sim, chegando !!!
Pós prova com os amigos Bruninho, Sebastião, Fausto e Gelson

Local: Beira mar de São José - SC
Data: 22/11/2014 
Horário: 18:00 Hs 
Distância: 5Km (5,04 Km) 

Inscrição: R$ 16 + 1 Kg de alimento não parecível
Kit: Camiseta, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 22min33s
Pace: 4:29 min/Km

Colocação: 04 de 011 (40-44 anos)
Colocação: 15 de 102 (masculino)
Colocação: 15 de 189 (geral)

Um comentário: