quinta-feira, 13 de novembro de 2014

09/11/2014 - Meia maratona Caixa de Brusque / SC

 Meia Maratona Caixa de Brusque

Fiz a inscrição para a Meia maratona de Brusque há 
alguns meses, para garantir o preço super convidativo de R$ 28 do 1º lote (acho que é a inscrição de meia maratona mais barata que já participei). Nem sabia ainda da agenda pro final do ano na época, mas acabou dando tudo certo, e acabou sendo uma boa preparação para a maratona de Curitiba.

Em 2010 quando estava iniciando nas distâncias mais longas participei da meia maratona de Brusque, que foi a 1ª edição. Na época eu estava na minha segunda meia maratona. Lembranças de muita chuva e muito sacrifício para poder completá-la. Meu tempo naquela ocasião foi 1h55min07s.

Dessa vez estava mais preparado, mas com treinamentos mais longos e não tão intensos. O ideal seria eu ter levado em ritmo de maratona (pace de 5:30 min/Km), mas quem disse que aguentei. Queria saber se o meu organismo ainda responderia em um ritmo mais forte pra distância, pois há mais de 3 semanas não fazia treinos em ritmo mais intenso.

No fundo tinha uma esperança de fazer a meia abaixo de 1h40min. E esse ficou sendo meu objetivo principal quando comecei. Sabia que não teria as condições ideais de percurso e temperatura para isso, mas tentaria chegar próximo disso.

A retirada do kit ficou por conta do amigo Enio que foi na véspera e garantiu a nossa camiseta e brindes, uma vez que quem optasse pela retirada no dia abriria mão desses itens, ficando somente com o chip descartável e o número de peito.

Cheguei com uma hora de antecedência da largada na Arena Brusque. A temperatura ainda estava fresquinha, mas já dava pra perceber que o sol logo apareceria.

Além da meia maratona (21,097 Km), a prova teve também as distâncias alternativas de 5 Km e 10 Km, inclusive com premiações em dinheiro. Isso acaba trazendo bons corredores de fora do estado. 

A largada foi realizada em duas etapas: primeiro os atletas das provas de 10 Km e meia maratona, que fariam praticamente o mesmo percurso, mas com a diferença de serem 2 voltas na meia maratona. Alguns minutos depois largaram os atletas de 5 Km.

Prometi a mim mesmo que não faria uma corrida de morrer, perto do meu limite, e assim larguei tentando me controlar principalmente nos quilômetros iniciais. Estava com a sensação de estar indo tranquilo, meio que acompanhando o pelotão que se forma normalmente no início. 

De repente me peguei indo com pace próximo de 4:30 no trecho plano e reto. Mantive o ritmo após sairmos da Av. Beira Rio e cruzarmos o Rio Itajaí-Mirim pela ponte. Em seguida, ganhamos as ruas centrais de Brusque pela Rua Conselheiro Rui Barbosa e Av. Consul Carlos Renaux. O bom é que mesmo nesse ritmo mais forte estava me sentindo bem e fui me convencendo a tentar efetivamente o sub 1h40min.

Após o 3º quilômetro, o ritmo quebrou um pouco pelo início das subidas mais acentuadas, que na primeira volta acabou compensando com as descidas posteriores.


O percurso pelas ruas de Brusque teve o trânsito de veículos controlado e estava gostoso de correr, sem muito tumulto. Só dificultou um pouco manter o ritmo alguns zique-zagues pelas ruas e a alternância de subidas e descidas na parte mais urbana. Nada que complicasse demais. As subidas que enfrentávamos não eram tão extensas e logo vinham as descidas.

Deu pra fazer um passeio pelo centro de Brusque, mas confesso que não prestei muita atenção, concentrado na prova. Na altura do 5º Km apareceu uma super reta (Av. Otto Renaux) com aproximadamente 1,5 Km de extensão e que ajudou um pouco a regularizar o ritmo.

O sol estava mais forte e eu já começava a sentir o calor. Boa parte desse trecho central fui buscando correr pelas sombras das edificações. Praticamente peguei água ou isotônico em todos os postos de hidratação, ou para dar uns goles ou para refrescar a cabeça.

No final da super reta, viramos à direita (Rua João Becker) e cruzamos a ponte para sair novamente na Av. Beira Rio. Quando chegava nesse trecho era um alívio, pois era plano e dava pra correr junto da lateral onde havia sombras. A essa altura estávamos no Km 7 e corríamos margeando o Rio Itajaí-mirim, exceto por uma entrada perpendicular a avenida ida e volta de 800m que fizemos próximo do 8º Km. 

Depois disso era seguir reto e concluir a prova para quem fazia os 10 Km. Para os atletas dos 21 Km continuava reto, iniciando a 2ª volta. Nesse trecho por alguns quilômetros vim com a companhia da atleta Camila Nunes de Blumenau que também buscava o sub 1h40min. Foi nessa hora que eu tomei o meu primeiro e único gel.

Nessa 2ª volta o retorno pela Av. Beira Rio aconteceu um pouco mais a frente que na 1ª volta, no Km 12,5. Depois disso o percurso foi praticamente o mesmo. Porém, tudo parecia bem mais difícil com as pernas mais cansadas e o aumento da temperatura.

O percurso se repetiu, mas o pace em cada trecho já não era mais o mesmo ficando uns 10 seg/Km mais lento. Na metade dessa 2ª volta eu já estava perdendo as esperanças do sub 1h40min. Aquele momento que eu não queria que chegasse chegou, o esforço de morrer !!! Mas aí você pensa que ainda está dentro do objetivo, que já fez a maior parte do percurso, que dificilmente vai ter outra oportunidade assim, que é a última meia maratona do ano, e a mente trabalhar para vencer o corpo. Batalha dura.

Como sempre, para ter uma motivação extra, procuro umas caronas virtuais de atletas que seguem a minha frente. Foco em alguns deles e tento acompanhá-los ou se possível até passá-los. Isso me faz ficar mais concentrado. E posso dizer que funciona.

Faltando pouco menos de 1Km para completar a meia maratona, já naquelas últimas reservas, passou por mim um atleta em sentido contrário que já havia concluído a prova, dizendo que ainda era possível fechar na casa de 1h39min. Com certeza foi a motivação extra que faltava. Ultrapassei um atleta que corria um pouco mais a frente e forcei tudo que dava em um sprint final.

No momento que estou entrando pelo funil de chegada olho para o relógio do portal e vejo o tempo de 1:40:07. E ainda faltavam alguns metros até a chegada. Num primeiro instante pensei que tivesse morrido bem pertinho da praia. Em seguida lembrei que esse era o tempo bruto e que provavelmente no tempo líquido daria no limite. E foi o que aconteceu. Tempo líquido: 1h39min51s. Satisfação imensa !!!

Cheguei exausto, muito suado e com uma sede de elefante. Acho que foram umas duas garrafas de isotônicos e 3 copos de água. Já recuperado e muito contente fiquei pensando o quanto foi útil uma palavra de um companheiro nessa reta final. Tenho absoluta certeza que se ele não tivesse avisado que daria pra fechar em 1h39min eu teria simplesmente completado a prova e lamentaria depois os poucos segundos a mais do objetivo.

Depois disso foi só descansar um pouco, tomar uma cervejinha bem gelada oferecida na dispersão (não tive coragem de recusar), e partir para um belo almoço com os amigos, com direito a marreco, bacalhau, lula, peixe, muita batata frita e sobremesa. Fomos ao Restaurante Bandeirantes, conhecido na cidade de Brusque. Precinho salgado (R$ 40 buffet livre), mas valeu a pena.

A volta para casa foi tranquila e com a sensação de dever cumprido.

Percurso: Meia maratona são 2 voltas.

 Grande Florianópolis na Meia maratona de Brusque
 Prontos para a largada

 Largamos. Eu vindo lá no meio da muvuca
 Cruzando uma das pontes sobre o Rio Itajaí-mirim 
 Tempo liquido: 1h39min51s - 6º colocado na categoria 40-44anos e
81º colocado na classificação geral
 
 Missão cumprida com uns 3 Kg a menos.
 Medalha suada com os marrecos da Arena Brusque
 A parte boa da viagem. A alimentação pós-corrida (1º prato)

Local: Arena Brusque / SC
Data: 09/11/2014 
Horário: 08:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,25 Km) 

Inscrição: R$ 28,00
Kit: Sacola, camiseta, barra de cereal, bala energética, pote de atum, sacola, chip descartável e número de peito.  

Tempo: 1h39min51s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: 06 de 025 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 79 de 220 (masculino)
Colocação: 81 de 270 (geral)

2 comentários:

  1. Show, PARABÉNS, corredor ! Beijo, bom findi.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo.
    Parece que esta prova esta escrita pra ti. Sua inscrição realizada meses atrás já traçavam seu recorde. Parabéns pelo resultado. A palavra de apoio é sempre um estímulo. Post maravilhoso.
    abração
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem
    IG @Correndodebem

    ResponderExcluir