quinta-feira, 9 de maio de 2019

05/05/2019 - Costa da Serra Trail Run - Rancho Queimado / SC

Foto: Foco Radical
Costa da Serra Trail Run - Rancho Queimado / SC

Resultados 7km e 14km e 21km
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Esse ano comemorei o meu aniversário (05/05) de uma forma diferente, correndo. Mas correndo em uma prova em trilhas, ambiente que não estou muito acostumado. O local escolhido foi a Costa da Serra, no município de Rancho Queimado (cerca de 70 km da capital). Um local muito bonito e com uma excelente estrutura. A organização da prova ficou por conta do Grupo STC, os mesmos organizadores da Maratona Internacional de Floripa, que ocorrerá em agosto próximo.

Costumeiramente eu estaria participando da corrida Wings for Life, que é aquela que tem o "catcher car" e a sua linha de chegada é quando o carro te alcança. Mas como essa edição foi realizada no Rio de Janeiro novamente, não me animei em ir esse ano. Preferi ficar por aqui e foi uma boa escolha.

Aproveitei uma oferta do site de compras coletivas Peixe Urbano para fazer a minha inscrição e da Aninha. Ficou bem mais em conta e valeu a pena. As opções de distâncias eram de 7 km, 14 km e 21 km. Não estou acostumado a correr nesse tipo de ambiente por isso optei pela distância de 7 km, e a Aninha também, imaginando que fosse mais tranquilo.

Pela facilidade logística a Aninha foi retirar o nosso kit na Loja Atrito Zero, no Estreito. Para o pessoal da grande Florianópolis a entrega foi na sexta e no sábado, véspera da prova. Quem foi retirar pessoalmente pôde dar uma olhadinha na variedade de produtos esportivos da loja. Ao receber o meu kit achei estranho não ter o chip, imaginando que seria entregue no dia, mas o controle foi visual e sem chip mesmo.

Inicialmente pensei em ir na véspera da prova por causa do tempo de deslocamento até a Costa da Serra, cerca de 1h30min, aqui da capital. Mas como o horário da largada estava prevista para às 9 horas, resolvemos ir no dia mesmo. Não precisava acordar tão cedo.

No domingo da prova saímos de São José às 6:30 rumo à Rancho Queimado, com o dia já claro. Tinha colocado no Waze o local da largada e ele acabou nos mandando por uma entrada antes, na BR-282. Pegamos um bom trecho (mais de 6 km) de estrada de chão bem acidentada. A melhor opção seria seguir reto e entrar mais à frente. Da próxima vez já sabemos. Chegamos por volta de 8 horas.

O local da largada foi em um lindo condomínio com boa estrutura para receber os participantes. Amplo espaço para estacionar, restaurante, e vários cenários para belíssimas fotos. Eu que imaginei que na região estaria frio, me surpreendi com o belo dia e a abertura do sol. Seria castigante para os atletas que encarariam algumas horas correndo no calor.

Por causa da quantidade de atletas e da limitação das trilhas foram feitas largadas diferenciadas, iniciando-se às 9 horas. Primeiro partiram os atletas dos 7 km masculinos e eu fui nessa bateria. Em seguida foram as mulheres dos 7 km. Depois os atletas dos 14 km e por último os atletas dos 21 km. Melhor assim para não congestionar muito o percurso e dar tempo para dispersar.

Larguei controlado já imaginando as encrencas que pegaria no meio do caminho. Até pensei que nos 7 km os trechos seriam mais tranquilos sem exigir grandes esforços, mas me enganei. O 1º km foi o mais tranquilo e o meu melhor trecho em campo aberto e razoavelmente plano. Ao seu final deu até pra ouvir o locutor anunciando a segunda largada, dos 7 km feminino. A Aninha e as demais atletas vinham cerca de 5 minutos atrás.

Começaram então os trechos de subidas que exigiram um pouco mais das pernas e de esforço, mas nada comparado com o que vinha pela frente. Os ritmos de cada quilômetro foram todos diferentes, sem chances de se manterem constantes ao longo da prova. As paisagens pelo percurso eram muito lindas, equivalentes ao nível de dificuldade.

Nos primeiros 2 km consegui correr, mas a partir do 3º km ficou impossível. A vegetação fechada e as subidas acidentadas faziam os músculos das pernas queimarem. Nessa hora senti a falta de não ter uma maior fortalecimento nelas. Além do coração, força nas pernas são essenciais para um melhor desempenho. Eu tive que caminhar, chegando até a agachar para conseguir subir em alguns trechos. Em alguns momentos até aliviava com as descidas, mas eu ia bem cauteloso, pois o piso era todo irregular e com folhagens encobrindo.

Mais ou menos no meio da prova apareceu uma subida tão íngreme que foi colocada até uma corda para ajudar os atletas na escalada. Chegávamos a ficar quase na horizontal subindo. Também exigiu muita força dos braços. Particularmente penei pra subir e sofri várias ultrapassagens nesse trecho. O meu pace nesse quilômetro ficou em mais de 11:30 min/km.

Em provas curtas eu não costumo beber água, mas nesse caso, quando chegou no posto de hidratação, próximo do 4º km peguei um copo de água, um de isotônico e dei uma paradinha para me hidratar melhor. Também para poder deixar os copos por ali mesmo, e não precisar correr com eles nas mãos.

O trecho pior tinha passado, mas durante a prova tudo era desconhecido. No 5º km, já em área mais aberta, me recuperei um pouco do esforço anterior e das pernas travadas. Corri bem no 6º km, com pace de 5:10 min/km. Até recuperei algumas posições que havia perdido nos trechos que exigiam mais força e mais coragem para se jogar.

No início do 7º km tivemos que cruzar um riacho cheio de pedras. Perdi um tempinho pelo dificuldade de equilíbrio nessa passagem. Não teve jeito de não molhar totalmente o pé na água. Os tênis ficaram encharcados. É lógico que esse foi um dos principais pontos para registro dos fotógrafos.

Em seguida entramos por uma reta de estrada de chão, melhor para correr. Porém, ao chegarmos próximo do condomínio novamente, por falta de sinalização correta, vários atletas continuaram reto por essa estrada de chão, sendo que o correto seria acessar o condomínio por uma pequena entrada. Quando cheguei próximo dessa entrada os staffs já me sinalizavam o percurso correto, mas vários atletas que estavam à minha frente tiveram que retornar. Isso prejudicou um pouco a classificação geral dos 7 km masculino, mas para as outras distâncias não deve ter tido esse problema.

Dentro do condomínio, eu já estava me arrastando. Agradecia por não ter escolhido uma distância maior. Contornamos o lago e a sensação que eu tinha é que corria em câmera lenta. Assim foi até chegar próximo ao portal de chegada que tinha uma linda passarela com bandeirolas e vista para o lago. Gastei minhas últimas energias pra subir e fechar a prova registrando o tempo líquido de 50min50s. No resultado oficial "manual" deu uma diferença de quase 40s a mais.

Cheguei exausto, muito suado e com muita sede. Recebi a bonita medalha e um vale chopp entregue logo após passarmos pelo portal. Aliás, esse pós-prova foi o grande destaque para mim. Além das tracionais frutas, água e isotônico, os atletas também tiveram direito a um copo de chopp bem gelado, massas à bolonhesa ou quatro queijos, massagem da Elementos Massoterapia, música ao vivo, e tudo isso em um amplo espaço e excelente ambiente.

Pensei em ir buscar a Aninha, que deveria chegar em seguida, mas enquanto degustava a minha massa a bolonhesa ela chegou super bem e nem deu tempo. Estava preocupado pela dificuldade do percurso, mas parece que ela tirou de letra e fiquei aliviado quando a avistei.

Depois aproveitamos para curtir o pós-prova, assistindo a chegada dos amigos. O Jabson chegou forte sendo o campeão dos 14 km, e a Jany conquistou a 2ª colocação da categoria nos 21 km. A premiação com troféu por categoria de faixa etária foi somente para a distância de 21 km. Nas demais distâncias a premiação foi até a 7ª colocação geral. Eu e a Aninha ficamos na 18ª colocação geral nos respectivos gêneros e na minha categoria 45-49 anos fiquei em 1º lugar. Até que não fui tão mal quanto parecia.

Foi um dia muito bom e um evento muito agradável pra comemorar o meu aniversário. O condomínio é muito bonito e acolhedor, e com o tempo colaborando ficou perfeito para uma boa confraternização com os amigos, além de podermos admirar toda a paisagem e belíssimos cenários ao redor. Os atletas também puderam contar com a estrutura do restaurante para café da manhã e almoço, pagos a parte. A logística para a organização de uma prova desse porte é muito complexa e na minha participação foi tudo perfeito.

Alguns pontos que observei e que poderiam ser implementados numa próxima oportunidade seriam: utilização de chip para controle dos tempos e classificação, medalha diferenciada por distância, e sinalizações mais ostensivas em pontos de quebra do percurso para evitar que alguns atletas peguem um caminho equivocadamente.

Na volta, depois de encerradas as atividades no evento, ainda saboreamos com alguns amigos um bom café colonial no Café Schmitz, às margens da estrada do município de Rancho Queimado. O melhor é que eu, como aniversariante, não precisei pagar, R$ 45. E saí de barriga cheia !!!

Distância de 7,47 km

Kit da Costa da Serra Trail Run
Eu e a Aninha chegando com um belíssimo dia de sol.
Alguns amigos presentes
Na parte fácil da corrida
(Foto: Foco Radical)
Atravessando o riacho e tentando não cair nas pedras
(Foto: Foco Radical)
Enfim cheguei. Tempo líquido: 50min50s
(Foto: Foco Radical)
O estrago pós-chegada
Eu e a Aninha já com as medalhas e curtindo a paisagem
Mais alguns amigos no pós-prova.
Ao fundo a passarela de chegada com um cenário de cinema

Local: Costa da Serra Empreendimentos - Rancho Queimado / SC
Data: 05/05/2019
Horário: 9:00 hs
Distância: 7 km (7,47 km)

Inscrição: R$ 58,16 (pelo Peixe Urbano)
Kit: Sacolinha plástica, camiseta, gel GU, barrinha Supino de frutas e nozes 24g e número de peito. (Não teve chip).

Tempo: 50min50s
Pace: 4:53 min/Km
Tênis: Adidas Kanadia 7

Distância 07 km:
Colocação: 01 de 012 (45-49 anos)
Colocação: 18 de 125 (masculino)
Colocação: 24 de 251 (geral)

Distância 14 km:
- 135 concluintes (81 masculinos e 54 femininos)

Distância 21 km:
- 156 concluintes (106 masculinos e 50 femininos)

Total geral: 542 atletas concluintes

Um comentário:

  1. Parabéns Eduardo Hanada pela sua prova. Tentamos fazer o melhor. Referente a questão de Chip o Anderson Tonon explicou no live da Confraria das Corridas na segunda feira após um dia a prova. Teve realmente o problema nos primeiros dos 7 km mas foi arrumado logo em seguida. referente a medalhas Equipe da prova está ciente ira mudar a fita ano que vem pelo que sei. O pessoal do 14 km e 21 km não foi nada fácil realmente fizemos umas alterações referente ao ano anterior deixando mais puxado e trail. Grato pela seu participação e relato..

    ResponderExcluir