No dia do feriado de 7 de Setembro, em uma quinta-feira, aconteceu a Etapa Florianópolis da Corrida Unimed do Circuito de Santa Catarina. Apesar do nome da etapa ser de Florianópolis a prova foi realizada no munícipio vizinho, em São José. Mas não deixou de ter um pequeno trecho passando pelo lado Florianópolis.
As inscrições para a esta corrida tem valores mais em conta em relação as outras provas locais, por isso costuma acabar bem antes. Além disso, para clientes Unimed as inscrições ficam pela metade do preço. E geralmente os kits são bons. Eu e a Aninha fizemos a nossa logo no início para garantir as nossas vagas. A Aninha se increveu na distância de 5 km e eu para os 10 km.
A entrega dos kits foi realizada na Academia Pratique, no Bairro Campinas, em São José. É bem pertinho de casa e fomos retirar a pé mesmo. Como a prova seria em uma quinta-feira, a entrega dos kits foi feita na terça e na quarta-feira. Como a logística ficou fácil pra gente retiramos os nossos kits no primeiro dia à tardezinha. Bem tranquilo.
Eu estava já estava há mais de uma semana praticamente sem treino algum, tentando me recuperar da sinusite aguda que tive desde a semana da Meia maratona de Floripa no final do mês de Agosto. Estava até me sentindo bem melhor, mas sabia que não estava totalmente recuperado, com algumas dores no peito. Deviam ser musculares.
Como estava sem treino, meu objetivo para essa prova passou a ser em terminar o percurso de 10 km em menos de 55 minutos. Normalmente isso não seria tão difícil, mas eu já previa dificuldades.
Chegamos por lá próximo das 6:30, e toda a estrutura da prova estava montada em um dos bolsões da avenida beira-mar de São José. O local é tem um espaço bastante amplo ao redor, facilitando para estacionar os veículos. Bom que por ser pertinho, podemos acordar mais tarde e chegar próximo do horário da largada, prevista que estava prevista para às 7 horas.
Havia muitas tendas montadas para receber os atletas: de massagem, de patrocinadores, de guarda-volume, de pós-prova, além do palco para premiação. Vários banheiros químicos também estavam disponíveis. Tudo bem organizadinho.
O tempo estava fresquinho e as condições para correr bem favoráveis, sem sol intenso e sem vento forte. Eu me sentia praticamente recuperado e achava que não teria dificuldades para percorrer os 10 km. O percurso seria de uma volta para os 5 km e duas voltas para os 10 km.
Fiz um breve aquecimento de uns 10 minutos e depois fui para a baia da largada, que já estava tomada de atletas. Fiquei lá atrás com a Aninha porque não dava pra avançar mais nada. A largada foi simultânea para as duas distâncias por isso concentrou bastante os atletas no início.
Passamos pelo portal depois de 2 minutos que saíram os primeiros atletas. Fui com todo cuidado pra não tropeçar no tapete novamente. Seguimos pela pista da avendia Beira-mar de São José e que foi parcialmente fechada para passagem dos atletas. Percorremos cerca de 600 metros no sentido de Florianópolis e atravessamos o Rio Araújo (que faz divisa entre os municípios de São José e Florianópoilis). Em seguida, viramos à esquerda na Rua Dom Pedro I, para acessar a Av. Presidente Kennedy.
O 1º km foi meio tumultuado e fiquei um pouco encaixotado, tendo que fazer algumas costuras e correr pelas calçadas em certos momentos. Mesmo assim até que foi bom e o primeiro pace ficou em 5:04 min/km, o meu melhor. É difícil perceber na hora por causa da empolgação inicial da largada, mas acho que me esforcei mais do que deveria.
Na Av. Presidente Kennedy com cerca de 1 km percorrido puder dar uma estabilizada. Essa avenida é uma grande reta e plana. Fiz o meu pace no 2º km em 5:16 min/km e no 3º km em 5:17 min/km. Até aí tudo bem, pois não queria exagerar muito. Sabia que ainda teria que repetir em uma outra volta.